por Helio Neto » 06/Jan/2010 03:15
Caros colegas, infelizmente não tive tempo de responder antes, e meu post inicial pode ter ficado parecendo muito radical. Mas pelos comentários posteriores, parece que todos entendem bem a questão e o porquê da polêmica, e vou tentar acrescentar alguma coisa que seja útil (fica longo, não tem outro jeito).
Esse assunto já foi discutido algumas vezes na lista do gurgel800 no Yahoo, e sempre acaba ficando "caloroso". O que acontece é que algumas pessoas colocam como princípio o fato de que um carro/motor deve apenas funcionar, sendo o "como" secundário. Outras, ao contrário, não podem ficar sossegadas se não souberem o que é que está acontecendo lá dentro, se o sistema no todo está "todo encaixado" como deveria. Então às vezes fica difícil o pessoal se entender.
No caso do problema da válvula termostática, deve ser óbvio para qualquer um que, se a sua ausência influenciar em alguma "melhora" na refrigeração, é porque alguma coisa está MUITO ERRADA lá dentro do motor. Isso pode ser uma gambiarra para manter o motor funcional, mas não muda em nada o fato de que você vai estar usando um motor com algo MUITO ERRADO dentro, ainda que não se saiba exatamente o quê (e além de estar causando outros problemas colaterais).
Especificamente para os mecãnicos (geralmente "mexânicos", com os quais todos aqui já devem ter tido experiências), o que interessa quase que sempre é unicamente fazer com que o carro continue andando, não importa como ou quais as consequências. Outros até entendem as razões disto tudo que estamos discutindo, mas a solução aplicada na prática acaba sendo quase sempre a mais fácil.
Uma vez conversei bastante sobre isso com o Darci da SOSGurgel, que sempre tirava a válvula dos motores que fazia. O interessante é que ele compreendia a importância dela e que o ideal seria mantê-la, mas (na opinião dele) tirar evitaria possíveis problemas no futuro, devido às condições dos motores Enertron retificados várias vezes e submetidos praticamente sempre a uma manutenção péssima ou nenhuma. Ele concordou comigo que um motor original e em boas condições como o meu funcionava perfeitamente com a válvula e que eu estava certo, mas que na condição dos motores que ele via na prática, a opinião dele era outra. Eu, é lógico, continuo achando que é preciso usar sempre a válvula e consertar o REAL problema que cause a insuficiência de refrigeração, SE e QUANDO ele vier a ocorrer alguma vez.
A maioria dos Enertron já foram retificados n vezes, e parece que quanto mais mexidos são, mais facilmente tendem a dar problemas, especialmente o de queimar juntas. Geralmente, quando são trocadas as juntas depois da queima ou / e de várias fervidas, é feito o aplainamento da superfície do cabeçote. A cada vez que isso é feito, a taxa de compressão aumenta. Segundo o Darci, praticamente todos os motores que ele pegava para fazer já estavam com os cabeçotes tão baixos que ele precisava colocar várias juntas empilhadas entre os cilindros e o bloco do motor, para compensar. Quando não fazia isso, alguns começavam a ferver já nas primeiras vezes que eram postos para funcionar, por causa da compressão muito alta.
A maior compressão aumenta a geração do calor nos cabeçotes, e é bem possível que o Enertron seja muito sensível a isso; passando de um determinado limiar, a circulação da água nos cabeçotes deixa de ser suficiente para aquele nível de temperatura de operação, mesmo com a válvula aberta. É possível que o fluxo pouco maior quando da ausência da válvula consiga compensar isto. Não sei qual é a relação numérica de rebaixo dos cabeçotes/aumento da taxa no Enertron, mas isso qualquer um que quiser pode medir na prática, e seria muito interessante ter este parâmetro para começar a desvendar este problema.
Fora isso (ou junto), uma outra coisa que eu acho que pode ser determinante é a diminuição da circulação de água nos cilindros. No Enertron, cada cilindro é isolado do resto do motor e toda a água entra e sai deles unicamente por aquelas mangueirinhas ligadas por fora. O diâmetro dessa passagem é bem pequeno e o nipple é de ferro, de modo que com o tempo a corrosão e acumulo de sujeira deve diminuir bastante o fluxo por ali (melhor nem pensar nos motores que rodam anos com água sem aditivo). Na ocasião de uma retífica isso poderia (e deveria) ser remediado, mas nem isso deve ser tratado por boa parte dos mexânicos.
Existem também outras possibilidades menos comuns. Uma que eu já vi na prática é montar os cabeçotes do lado errado. Ao contrário de outros motores, no Enertron os cabeçotes de cada lado são diferentes, apesar de poderem ser encaixados do mesmo jeito. Segundo o Darci, quando invertidos, as passagens de água não "batem" direito e o superaquecimento é certo. Meu cunhado tem um BR que, depois de comprado, ficou anos dando problemas eventuais de superaquecimento, mesmo depois de acertado e limpo todo o sistema de refrigeração. Quando não havia mais jeito (somado ao problema da subida de óleo) e foi feita a retífica, o Darci me mostrou que o motor havia sido montado com dois cabeçotes "esquerdos", mesmo no cilindro direito. Depois de montado corretamente, e agora com provavelmente 2 ou 3 "passes" já acumulados no cabeçote, ele funciona sem nenhum problema de superaquecimento, e COM a válvula no lugar (que eu coloquei depois, pois o Darci montou sem, como falei antes). Baseado no que os mexânicos fazem por aí, não dá para ter ideia de quantos Enertron devem estar rodando com cabeçotes invertidos...
Na maioria dos casos, todas essas possibilidades que comentei devem ser somadas a outros problemas "normais" do sistema de arrefecimento, como ventiladores defeituosos ou enfraquecidos pelo uso (isso também é bastante comum), radiadores entupidos, etc. Mas acredito que a chave deve estar relacionada com esse detalhe da compressão excessiva e da insuficiência de fluxo de água nos cilindros/cabeçotes, até porque não sobram muitas outras alternativas que tenham alguma lógica...
thiago, uma pergunta que pode parecer meio boba, mas... para acontecer isso do jeito que você falou, tem certeza que a válvula não foi montada de ponta-cabeça?
brauliogurgel, o código da válvula termostática original da Wahler é 3097-77 (mesma dos motores CHT a gasolina).
Supermini 92
Carajás 89/87
Tocantins 91