[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4688: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3823)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4690: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3823)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4691: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3823)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4692: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3823)
Fórum Gurgel • Ver Tópico - Sistema de arrefecimento de Moto Machine.

Sistema de arrefecimento de Moto Machine.

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Sistema de arrefecimento de Moto Machine.

Mensagempor JOSÉ CLÁUDIO BRUNO » 11/Dez/2009 21:53

JOSÉ CLÁUDIO BRUNO
 
Mensagens: 5
Data de registro: 11/Dez/2009 21:37
Localização: Piumhi, MG

Re: Sistema de arrefecimento de Moto Machine.

Mensagempor Helio Neto » 12/Dez/2009 03:07

Qualquer motor, em qualquer lugar do planeta, precisa da válvula termostática para funcionar direito, por ser uma máquina térmica projetada para funcionar sempre dentro de uma faixa bem estreita de temperatura. É nesta faixa que a dilatação do metal proporciona as folgas ideais entre as peças; abaixo dela, o desgaste e a perda de eficiência são muito maiores. É por isso que a maior parte do desgaste por atrito num motor ocorre justamente no período após a partida, em que ele ainda está esquentando. Cada segundo que se possa evitar de funcionamento abaixo da temperatura ideal conta, e quanto menos variação houver na temperatura enquanto ele estiver ligado, melhor. Isso só pode ser conseguido pelo uso da válvula termostática. Não é preciso o clima ser frio, a temperatura de funcionamento do motor é muito maior que a ambiente e ele pode (e vai) passar tempo operando numa faixa abaixo do ideal mesmo se o ar ambiente estiver a 40 graus. E o problema não é só operar frio, é também a variação contínua a sem nenhum controle da temperatura que passa a ocorrer sem a presença da válvula.

Outro ponto muito interessante e que eu só fiquei sabendo há pouco tempo, lendo um livro sobre preparação, é que a retirada da válvula pode contribuir não para diminuir as temperaturas, mas para PIORAR as coisas. Por um motivo bem simples: a restrição do fluxo de água gerado pela válvula (mesmo com ela semi-aberta ou aberta) é muito importante para pressurizar o sistema nas partes mais quentes (ou seja, cabeçotes). É preciso que a parte do circuito após a bomba fique sob maior pressão sempre, e este é um dos papéis da válvula termostática. Sem a válvula, com a água circulando sob a mesma pressão em todos os pontos do sistema, nos locais de maior aquecimento há a tendência de formação de vapor e estanqueamento do fluxo, diminuindo a troca térmica. Estes pontos irão superaquecer, enquanto outros serão mais refrigerados. O sistema precisa da restrição, mesmo quando quente! Então, além da maior oscilação temporal da temperatura sem a válvula, ocorre também uma maior variação espacial dela dentro do próprio motor. Tudo de pior que se possa imaginar para o coitado do motor, e sem ganhar absolutamente nada em troca!

Se o seu motor está esquentando demais e a válvula não está defeituosa , o problema está em outra parte do sistema. Arrancar a válvula fora não vai resolver nada.

Se o seu motor esquenta demais por causa da válvula estar defeituosa, basta trocá-la. Com ela funcionando direito, tudo vai voltar ao normal. O motor NÃO VAI esquentar A MAIS pelo fato dela estar ali, apenas vai chegar mais rapidamente à temperatura ideal e vai funcionar por mais tempo dentro dela.

Se a válvula em si não estava com defeito, mas causava superaquecimento por "entupimento", a culpa não era dela, nem do motor. Em nenhum motor isso é normal, e no Enertron não é diferente. Se a válvula entope ou apodrece, isso é sinal de que o sistema está sujo demais e sem nenhuma dúvida entupido também em outros locais. Isso não é normal, não deveria acontecer nem no Enertron nem em outro motor, NÃO É culpa da válvula, mas sim de má manutenção e de falta de uso de aditivo na água. Arrancar a válvula nesse caso, sem limpar o sistema (incluindo desmontar e limpar o radiador numa oficina especializada) vai só mascarar o verdadeiro problema por algum tempo.

A ideia genial de certos mexânicos de arrancar fora a válvula, como essa de que é porque ela estava "entupindo", seria semelhante, por exemplo, ao caso de arrancar fora o filtro de óleo porque ele estava entupindo muito rápido e isso prejudicaria a lubrificação do motor. Ora, se o óleo está sujando demais e entupindo o filtro, isso é sinal óbvio que alguma coisa está errada lá dentro do motor, e não que isso é culpa do filtro! E muito menos que arrancar fora o filtro e deixar o motor funcionando sem ele seja a solução!

No seu caso, a retífica do motor certamente foi determinante para a limpeza das passagens de água, o que eliminou (ou diminuiu) os entupimentos. Não foi a retirada da válvula.
Ou então, se ela realmente estava com defeito em si, a sua simples troca teria resolvido o problema. Não a sua retirada.

Eu também já sofri os efeitos de uma válvula prendendo, e no meu caso foi por culpa exclusiva dela, por má qualidade. Meu motor não chegou a ferver, mas já fazia algum tempo que esquentava um pouco mais que o normal. Depois de muito tempo resolvi desmontar a válvula para conferir, e ela estava toda rachada, obviamente por defeito de fabricação. Esta eu tinha trocado fazia uns 3 anos, apenas como manutenção preventiva, porque a original ainda estava perfeita e funcionando há mais de 10 anos. Sempre usei a proporção recomendada de aditivo na água, e das duas vezes que tirei as válvulas para trocar, elas estavam bem limpas, sem nenhum vestígio de sujeira acumulada, o que deve ser o normal em qualquer motor (Gurgel ou não) com manutenção correta. A original e a que coloquei agora são da marca Wahler, e a defeituosa que rachou era da marca MTE-Thomson; logicamente, não recomendo esta última.
Não é por ter tido este azar com uma válvula defeituosa que eu iria arrancar fora e andar sem. Apenas troquei por uma nova, de qualidade melhor (ao que parece) e que vai continuar cumprindo sua função. Se por acaso algum dia vier a dar problema, é só trocar de novo, como qualquer outra peça do motor.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 256
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Mensagempor JOSÉ CLÁUDIO BRUNO » 12/Dez/2009 17:46

Prezado,

Muito obrigado pelas suas considerações nitidamente técnicas e a responsabilidade me obriga a acatá-las em princípio já que a minha nota original poderá induzir usuários a não se utilizarem da válvula termostática.

No entanto, eu morava em Brasília e lá, tive que "fazer" o motor que tinha, na época, apenas 35.000 Kms rodados exatamente pelo mesmo motivo sendo que o mecânico é talvez o único em atuação em Brasília com especialização em Gurgel. Na ocasião imagino que não tenha trocado a válvula termostática.

Um mês após mudei-me para o interior de Minas e vim no MotoMachine. Despreocupado.

Poderia ter ficado na estrada, já que quando cheguei e fui 15 dias após conferir o nível da água, estava praticamente seco, sinal que durante a viagem a água estava se perdendo.

Aqui, fui em diversos mecânicos, "varetaram" o radiador (perfeito), testaram a pressão dele (perfeito), troquei a água por um aditivo alemão, sempre na "cola" dos mecânicos pois queria saber a causa. Nada. Então, levei para o Vandinho, o mecânico que citei e ele me mostrou que o motor já estava comprometido pela mistura de agua no óleo (espumando).

Fiz o motor com ele que mandou retificar (terceirizado) e pedi que só me devolvesse funcionando mas com a diagnose da CAUSA. Ele me ligou e mostrou a válvula termostática comprometida (e que mais de 8 mecânicos anteriores passaram "batido"). Me disse que normalmente, a não ser que se trate de carro com ignição eletrônica, ele tira a válvula termostática de todos (de sua propriedade, é claro) e acrescentou que para esse tipo de veículo a válvula é a "alegria" dos mecânicos já que proporciona sempre o retorno do proprietário para retificar o motor.

Esse é o resumo da ópera. Agora, LONGE de mim discutir mecânica pois não é a minha praia. E só para acrescentar, ficarei monitorando meu carro para dar a todos nesse forum um retorno sobre o comportamento do motor SEM A VÁLVULA pois, vou "pagar" para ver.

Agora, mudando de assunto, fiz algumas adaptaões no meu MotoMachine que andou arrepiando aqueles que optam por não alterar a originalidade. Troquei os bancos por bancos de Astra, Coloquei lanterna de Meriva na capota rígida para dar mais visibilidade/segurança à noite e mantive as lanternas (originais) para andar sem capota. Coloquei rodas de liga leve um pouco mais largas e tive que cobri-las alargando os pára-lamas que não estavam retendo a água barrenta. Agora ficou bom. Adatptei um moitão do veleiro Hobie Cat no teto da garagem para içar e descer a capota rígida sem ter que pedir ajuda. Funciona beleza. Já que adaptei 4 abraçadeira em cada ponta da capota e o moitão iça com 4 ganhos. O carro é um sucesso e vivo dispensando compradores que ficam babando quando vêm a pintura nova. Adaptei ainda retrovisores quadrados de Kombi, única forma de não ficar refém dos retrovisores brochantes originais... Um abraço para os amigos que também possuem Moto-Machine e lembro mais uma vez que essa experiência da válvula termostática é minha apenas e NÃO RECOMENDO face ao comentário mais técnico. Mas que meu carro está "fera" e que a água "não baixa", isso é verdade...
JOSÉ CLÁUDIO BRUNO
 
Mensagens: 5
Data de registro: 11/Dez/2009 21:37
Localização: Piumhi, MG

Mensagempor brauliogurgel » 13/Dez/2009 09:43

Já tive um Farus em que o motor ficava literalmente no meio do carro e com o radiador na dianteira, vivia dando superaquecimento, uma vez que a água ficava fria na dianteira, mas o motor não refrigerava corretamente, o ponteiro ficava sempre no vermelho.

A primeira coisa que me recomendaram foi retirar a válvula termostática, o que foi feito.

Realmente a água passou a circular mais rápido pelo sistema, mas não resolveu a questão, não houve melhoria.

Na época não entendia muito de carros, assim, por conta própria, optei por várias soluções que não resolveram a questão, até o ponto em que o vendi o carro dando graças a Deus!

Aditivo para o radiador é fundamental. Mas qual aditivo? Existem uns que servem apenas para limpar o radiador e num carro que nunca viu aditivo pode significar entupimentos e vazamentos no sistema, piorando a questão, igual gasolina aditivada, quando se coloca pela primeira vez entope os bicos ejetores. (A emenda fica pior do que o soneto).

Água que some sem que o problema seja no radiador ou mangueiras pode significar outros problemas inclusive os alencados anteriormente de empenho de cabeçotes e queima de juntas, ocasionadas por variações de temperaturas ou seu excesso no sistema, talvez a troca das juntas ou aplainamento do cabeçote as tenham resolvido quando de retífica.

Fora os problemas de microfissuras que somente aparecem quando o carro esquenta, assim entendo que o carro fica bi combustível (água e gasolina), ou então bi refrigerado (água e oléo em mesmo compartimento).

Também não recomendo a retirada da válvula, em síntese, optaria por identificar as causas do superaquecimento que devem passam além de "sintomas" por critérios mais corretos de identificação de causas, como "ponto do motor", carburação (mistura pobre), ventuinhas, cebolões e etc....

Também longe de determinar ou falar o que cada um faz ou que deixa de fazer com o carro, penso de forma própria que um Motomachine é um carro clássico nacional, raro e que por melhores que tenham sido as adaptações futuramente tenderão a desvalorizá-lo. (opinião própria).
brauliogurgel
 
Mensagens: 205
Data de registro: 30/Mar/2009 22:32

Mensagempor JOSÉ CLÁUDIO BRUNO » 13/Dez/2009 16:40

Bráulio. valeu mesmo sua opinião.

Esse papo de microfissuras top de linha. A nanotecnologia que o dia. E nesse ponto a mecânica está na idade da pedra. As medições mesmo nas retíficas baseiam-se no sistema métrico decimal, uma coisa tão antiga (1875) que está demorando a ser substituída. Papo sério nessa área, seria usar nanômetros mas isso ainda está nas redomas dos laboratórios...

Assim, destaco aqui a opinião do comentarista anterior que resumiria na máxima de que devo ter atirado no que vi (a válvula termostática) e acertado o que não vi (alguma microfissura corrigida pela retífica).

Então, pode ser isso mesmo e não serei eu quem vai recomendar a retirada da termostática...

Com relação aos aficcionados colecionadores de reliquias também não vou discutir. Não conservei até agora meu motomachine por questões de coleção. Foi para curtir mesmo. Andar muito e, sobretudo, com mais segurança, pois o carrinho é frágil mesmo. Mas desvalorizar acho que não desvalorizou. Já recebi mais de 20 recados enfiados vidro a dentro ou por cima quando sem capota com ofertas tipo: - Não venda sem me telefonar!...

Por outro lado já achei Motos-Machines originais à venda até no Mercado Livre, precisando de reparos, sim, mas nada perto dos preços que já tentaram comprar o meu... Mas não fiz isso para vendê-lo. Foi meramente para usar com mais conforto. Só isso. E depois, nada é irreversível. Só os bancos originais que não terei mais pois dei em troca dos atuais.
JOSÉ CLÁUDIO BRUNO
 
Mensagens: 5
Data de registro: 11/Dez/2009 21:37
Localização: Piumhi, MG

Mensagempor brauliogurgel » 14/Dez/2009 20:50

brauliogurgel
 
Mensagens: 205
Data de registro: 30/Mar/2009 22:32

Mensagempor thiago » 02/Jan/2010 18:34

thiago
 
Mensagens: 15
Data de registro: 25/Ago/2006 23:21

Mensagempor cafb » 02/Jan/2010 20:19

cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Mensagempor JOSÉ CLÁUDIO BRUNO » 03/Jan/2010 10:48

JOSÉ CLÁUDIO BRUNO
 
Mensagens: 5
Data de registro: 11/Dez/2009 21:37
Localização: Piumhi, MG

Mensagempor thiago » 03/Jan/2010 12:11

thiago
 
Mensagens: 15
Data de registro: 25/Ago/2006 23:21

Mensagempor brauliogurgel » 03/Jan/2010 13:29

brauliogurgel
 
Mensagens: 205
Data de registro: 30/Mar/2009 22:32

Mensagempor brauliogurgel » 03/Jan/2010 14:02

brauliogurgel
 
Mensagens: 205
Data de registro: 30/Mar/2009 22:32

Mensagempor thiago » 03/Jan/2010 16:03

thiago
 
Mensagens: 15
Data de registro: 25/Ago/2006 23:21

Mensagempor brauliogurgel » 03/Jan/2010 21:53

brauliogurgel
 
Mensagens: 205
Data de registro: 30/Mar/2009 22:32

Re: Sistema de arrefecimento de Moto Machine.

Mensagempor Helio Neto » 06/Jan/2010 03:15

Caros colegas, infelizmente não tive tempo de responder antes, e meu post inicial pode ter ficado parecendo muito radical. Mas pelos comentários posteriores, parece que todos entendem bem a questão e o porquê da polêmica, e vou tentar acrescentar alguma coisa que seja útil (fica longo, não tem outro jeito).

Esse assunto já foi discutido algumas vezes na lista do gurgel800 no Yahoo, e sempre acaba ficando "caloroso". O que acontece é que algumas pessoas colocam como princípio o fato de que um carro/motor deve apenas funcionar, sendo o "como" secundário. Outras, ao contrário, não podem ficar sossegadas se não souberem o que é que está acontecendo lá dentro, se o sistema no todo está "todo encaixado" como deveria. Então às vezes fica difícil o pessoal se entender.

No caso do problema da válvula termostática, deve ser óbvio para qualquer um que, se a sua ausência influenciar em alguma "melhora" na refrigeração, é porque alguma coisa está MUITO ERRADA lá dentro do motor. Isso pode ser uma gambiarra para manter o motor funcional, mas não muda em nada o fato de que você vai estar usando um motor com algo MUITO ERRADO dentro, ainda que não se saiba exatamente o quê (e além de estar causando outros problemas colaterais).

Especificamente para os mecãnicos (geralmente "mexânicos", com os quais todos aqui já devem ter tido experiências), o que interessa quase que sempre é unicamente fazer com que o carro continue andando, não importa como ou quais as consequências. Outros até entendem as razões disto tudo que estamos discutindo, mas a solução aplicada na prática acaba sendo quase sempre a mais fácil.

Uma vez conversei bastante sobre isso com o Darci da SOSGurgel, que sempre tirava a válvula dos motores que fazia. O interessante é que ele compreendia a importância dela e que o ideal seria mantê-la, mas (na opinião dele) tirar evitaria possíveis problemas no futuro, devido às condições dos motores Enertron retificados várias vezes e submetidos praticamente sempre a uma manutenção péssima ou nenhuma. Ele concordou comigo que um motor original e em boas condições como o meu funcionava perfeitamente com a válvula e que eu estava certo, mas que na condição dos motores que ele via na prática, a opinião dele era outra. Eu, é lógico, continuo achando que é preciso usar sempre a válvula e consertar o REAL problema que cause a insuficiência de refrigeração, SE e QUANDO ele vier a ocorrer alguma vez.

A maioria dos Enertron já foram retificados n vezes, e parece que quanto mais mexidos são, mais facilmente tendem a dar problemas, especialmente o de queimar juntas. Geralmente, quando são trocadas as juntas depois da queima ou / e de várias fervidas, é feito o aplainamento da superfície do cabeçote. A cada vez que isso é feito, a taxa de compressão aumenta. Segundo o Darci, praticamente todos os motores que ele pegava para fazer já estavam com os cabeçotes tão baixos que ele precisava colocar várias juntas empilhadas entre os cilindros e o bloco do motor, para compensar. Quando não fazia isso, alguns começavam a ferver já nas primeiras vezes que eram postos para funcionar, por causa da compressão muito alta.

A maior compressão aumenta a geração do calor nos cabeçotes, e é bem possível que o Enertron seja muito sensível a isso; passando de um determinado limiar, a circulação da água nos cabeçotes deixa de ser suficiente para aquele nível de temperatura de operação, mesmo com a válvula aberta. É possível que o fluxo pouco maior quando da ausência da válvula consiga compensar isto. Não sei qual é a relação numérica de rebaixo dos cabeçotes/aumento da taxa no Enertron, mas isso qualquer um que quiser pode medir na prática, e seria muito interessante ter este parâmetro para começar a desvendar este problema.

Fora isso (ou junto), uma outra coisa que eu acho que pode ser determinante é a diminuição da circulação de água nos cilindros. No Enertron, cada cilindro é isolado do resto do motor e toda a água entra e sai deles unicamente por aquelas mangueirinhas ligadas por fora. O diâmetro dessa passagem é bem pequeno e o nipple é de ferro, de modo que com o tempo a corrosão e acumulo de sujeira deve diminuir bastante o fluxo por ali (melhor nem pensar nos motores que rodam anos com água sem aditivo). Na ocasião de uma retífica isso poderia (e deveria) ser remediado, mas nem isso deve ser tratado por boa parte dos mexânicos.

Existem também outras possibilidades menos comuns. Uma que eu já vi na prática é montar os cabeçotes do lado errado. Ao contrário de outros motores, no Enertron os cabeçotes de cada lado são diferentes, apesar de poderem ser encaixados do mesmo jeito. Segundo o Darci, quando invertidos, as passagens de água não "batem" direito e o superaquecimento é certo. Meu cunhado tem um BR que, depois de comprado, ficou anos dando problemas eventuais de superaquecimento, mesmo depois de acertado e limpo todo o sistema de refrigeração. Quando não havia mais jeito (somado ao problema da subida de óleo) e foi feita a retífica, o Darci me mostrou que o motor havia sido montado com dois cabeçotes "esquerdos", mesmo no cilindro direito. Depois de montado corretamente, e agora com provavelmente 2 ou 3 "passes" já acumulados no cabeçote, ele funciona sem nenhum problema de superaquecimento, e COM a válvula no lugar (que eu coloquei depois, pois o Darci montou sem, como falei antes). Baseado no que os mexânicos fazem por aí, não dá para ter ideia de quantos Enertron devem estar rodando com cabeçotes invertidos...

Na maioria dos casos, todas essas possibilidades que comentei devem ser somadas a outros problemas "normais" do sistema de arrefecimento, como ventiladores defeituosos ou enfraquecidos pelo uso (isso também é bastante comum), radiadores entupidos, etc. Mas acredito que a chave deve estar relacionada com esse detalhe da compressão excessiva e da insuficiência de fluxo de água nos cilindros/cabeçotes, até porque não sobram muitas outras alternativas que tenham alguma lógica...

thiago, uma pergunta que pode parecer meio boba, mas... para acontecer isso do jeito que você falou, tem certeza que a válvula não foi montada de ponta-cabeça?

brauliogurgel, o código da válvula termostática original da Wahler é 3097-77 (mesma dos motores CHT a gasolina).
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 256
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Próximo

Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 21 visitantes

cron