Escapamento do Supermini

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Escapamento do Supermini

Mensagempor Waldecir » 19/Jan/2006 15:58

Amigos,

tudo bem que já existe um tópico do escapamento do BR-800 neste fórum, mas navegando há pouco pelos catálogos de peças do BR-800 e do Supermini, verifiquei que as ilustrações sobre os escapamentos são distintas e portanto decidi abrir este novo tópico aqui.

Verificando o escapamento do Supermini constante neste catálogo (http://www.gurgel800.com.br/manutencao/ ... &pagina=17), dá-se a impressão de que os itens 7 e 9 são o mesmo tipo de peça, ou seja, o abafador do Chevette. A ilustração não traz nenhum outro tipo de silencioso/abafador.

Daí pergunto: no meu Supermini, possuo um abafador intermediário que é o mesmo do Opala 4 cilindros e um silencioso traseiro que é o do Chevette. Caso eu decida colocar um silencioso dianteiro que seria o mesmo do Chevette, será que eu teria algum resultado positivo ou estaria apenas gastando dinheiro à toa?

Alguém mais já havia observado isto e fez o teste? O que achei interessante é que mesmo na ilustração do sistema de escape do BR-800 aparece esta figura do "conjunto abafador dianteiro" (6).

Abraços e aguardo suas valiosas contribuições,
Waldecir / BH
Supermini 1992
Waldecir
 
Mensagens: 33
Data de registro: 21/Out/2005 09:00
Localização: Belo Horizonte

Mensagempor HOT_62 » 20/Jan/2006 13:20

Bom,

Quanto mais silenciosos no escapamento, mais silencioso o carro ficará! (oh! Serio mesmo?.rrsr :D :D )

Mas tem o problema do escapamento ficar com muita restrição, e isso vai acabar roubando potencia do pequeno motor 800.

Meu BR tinha 3 caixas no escape(não sei do que eram) eu tirei e deixei só a 1°, o carro ficou mais esperto, mas ficou com ronco de moedor de cana :cry:

Estevam
Abraços,
Estevam Cavazin

BR 800 - Projeto na prancheta - www.br800.kit.net
Vw Sedan 1962 - Motor 1600 dupla, comando e cabeçotes...
Vw Kombi Deluxe 1973 - Original em restauração...
Imagem
HOT_62
 
Mensagens: 117
Data de registro: 06/Dez/2005 21:08
Localização: Limeira - SP

Re: Escapamento do Supermini

Mensagempor Helio Neto » 23/Jan/2006 03:38

Waldecir,

Quando comprei meu SM, ele ainda tinha o escapamento de fábrica, e pouco depois tive que trocar os dois silenciosos. Fui procurar na oficina que "herdou" as instalações da antiga concessionária Gurgel daqui (isso foi em 1995), me mostraram exatamente essa página do catálogo de peças e disseram que não se fabricava mais o silencioso da peça 7, e me indicaram uma oficina de escapamentos que daria um jeito. Fui lá e me explicaram que o melhor equivalente era o intermediário do Monza. O original era do tipo "banana" por fora, não é igual à peça 9 não, que é curta e reta. Precisou trocar esta também, e foi colocado um universal de 4'' que era idêntico ao original, por fora e por dentro também (creio que o "de fábrica" era este mesmíssimo universal).

Com esta combinação o ruído ficou ótimo, e até parece que o torque em baixa rotação melhorou em comparação com o escape furado. Tenho feito assim até hoje, menos da última vez em que troquei a peça 9 por um universal de 3'' que é um pouco menor e mais arredondado, para ver se deixava de raspar nas valetas. Mudou muito pouco, mas da próxima vou voltar ao maior, porque o ruído ficou levemente mais alto e "pipocante", mas não que chegue a incomodar.

O sistema do BR 800 é todo diferente, os canos são todos mais estreitos. Não sei nem se aquele "conjunto abafador dianteiro" chega a ter função de abafador mesmo. Como o motor não mudou, acredito que o sistema tenha sido alterado no SM porque seria mais eficiente assim.

Como era o sistema que você comprou na SOS Gurgel? Dava para identificar? Ficou tão ruim que você voltou ao do Opala?

Você tem certeza que o ruído que incomoda é o da saída do escape lá atrás? Porque tem uma coisa importante: um mínimo vazamento pelas junções dos tubos nas bengalas (onde estão as peças 8 ) ou nas saídas dos cabeçotes já altera bastante o ruído, e se for um pouquinho maior já fica um inferno. É muito comum as junções irem afrouxando com o balanço do motor, e o pessoal das oficinas nunca liga para esse tipo de coisa, ou só apertam mais as braçadeiras, o que faz com que o tubo deixe de encaixar direito de vez. O meu SM sempre teve o problema destes vazamentos irem aparecendo e aumentando de tempos em tempos, o que só resolvi quando tirei as bengalas, lixei os canos, testei para ver se entravam ATÉ O FUNDO, endireitei as abraçadeiras e apertei tudo colocando Vedaescape antes.

Faça assim: com o motor frio, ponha a mão em volta de cada junção enquanto alguém liga o motor. Se der para sentir o mínimo "ventinho", pode saber que o ruído no conjunto vai estar maior do que deveria ser.

Aqui vão algumas fotos do universal de 3'' e do intermediário de Monza no meu carro:
http://www.geocities.com/hneto2/gurgel/escape1a.jpg
http://www.geocities.com/hneto2/gurgel/escape1b.jpg
http://www.geocities.com/hneto2/gurgel/escape2a.jpg
http://www.geocities.com/hneto2/gurgel/escape2b.jpg

[]'s
Helio Neto
(g2) Supermini SL 92
(g1) Carajás LE 89 gasolina
Helio Neto
 
Mensagens: 259
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Escapamento do Supermini

Mensagempor Waldecir » 23/Jan/2006 09:52

Hélio,

muitíssimo obrigado pelo seu relato, acho que ajudou bastante a desvendar esta dúvida que tenho.

Sempre que eu ia trocar o escapamento de meu SM por aqui, por engano, eu levava a ilustração do escapamento do BR-800, que é diferente, pois não havia percebido a diferença dos sistemas.

Quando adquiri o sistema original da S.O.S. Gurgel de CTA, após a aquisição do SM que já estava com o abafador do Opala, pareceu-me que o abafador que veio junto com toda a tubulação de escape era o Chevette. Não senti melhora e assim que se fez necessária nova troca, voltei ao abafador do Chevette, por indicação da loja e aproveitei para colocar o silencioso do Chevette na saída, por indicação de muitos companheiros da lista.

Mas agora vejo que a combinação que você utiliza á mais interessante: abafador universal de 4" após o "Y" e abafafor do Monza. Na próxima troca vou fazer isto, mas acho que vou manter o abafador do Chevette na saída, vc acha viável? Claro que irei aproveitar e fazer uma inspeção de possíveis vazamentos no sistema. Normalmente solicito isto quando o levo à loja de escapamentos. Como faz apenas 2 meses que fiz a última troca, talvez demore um pouco mais para eu fazer a instalação que você indicou.

As fotos que vc anexou à mensagem foram de valiosa ajuda, pois tiram todas as dúvidas que poderiam ainda existir.

Mais uma vez muitíssimo obrigado e conte comigo quando necessitar. Espero um dia poder retribuir com informações técnicas também, já que temos 2 veículos em comum.

Abraços,

Waldecir
Carajás VIP 1989
Waldecir / BH
Supermini 1992
Waldecir
 
Mensagens: 33
Data de registro: 21/Out/2005 09:00
Localização: Belo Horizonte


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante