Motor enertron com distribuidor

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Motor enertron com distribuidor

Mensagempor felipe.victor » 19/Out/2009 13:21

Eu vi nesse forum ( http://br.groups.yahoo.com/group/gurgel ... sage/13979 ) que um cidadão adaptou um distribuidor no motor do carro dele e achei muito interessante, pois eu ja havia me questionado se nao daria p/ fazer isso, porém achei que não daria.
Alguem ai sabe se da mesmo p/ fazer essa modificação e se der como faze-la?
felipe.victor

Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Mensagempor cafb » 19/Out/2009 23:53

Adaptações são possiveis sim,mas há coisas que é voltar atráz no tempo.
Adaptações com sistemas mais modernos,são validos.
cafb

Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Mensagempor felipe.victor » 20/Out/2009 00:16

cafb escreveu:Adaptações são possiveis sim,mas há coisas que é voltar atráz no tempo.
Adaptações com sistemas mais modernos,são validos.

Eu até entendo que o sistema de distribuidor pode ser considerado obsoleto, porém ele até pouco tempo atraz era utilizado ainda em motores como o ap, no caso eu tenho uma parati G3 ano 2000 que tem injeção eletrônica MI que ainda utiliza distribuidor...
O problema que eu encontro no sistema original do motor enertron é que muitos tem dificuldade de acertar o ponto com os magnetos, aquele avanço dele que nunca se sabe se esta funcionando ou não, se o modulu queimar é um problemão p/ se achar outro e ainda tem o sensor de rotação tb q se der algum problema, tb eh um grande problema...
Na minha opinião, um distribuidor facilitaria muito, pois td mundo sabe mecher, daria pra se substituir o modulo de ignição e ainda aposentaria o sensor de rotação.
felipe.victor

Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Mensagempor sraposo » 23/Nov/2009 18:22

Prezados,

Sobre uma nova possibilidade para solucionar a questão da ignição, peço que vejam o tópico em http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=766

Abraço,

Sérgio
sraposo

Data de registro: 10/Nov/2009 17:20

Re:

Mensagempor LeonardoL » 18/Ago/2010 00:36

felipe.victor escreveu:O problema que eu encontro no sistema original do motor enertron é que muitos tem dificuldade de acertar o ponto com os magnetos, aquele avanço dele que nunca se sabe se esta funcionando ou não, se o modulu queimar é um problemão p/ se achar outro e ainda tem o sensor de rotação tb q se der algum problema, tb eh um grande problema...
Na minha opinião, um distribuidor facilitaria muito, pois td mundo sabe mecher, daria pra se substituir o modulo de ignição e ainda aposentaria o sensor de rotação.

O ponto se verifica com uma pistola de ponto, não há dificuldade alguma. Isso é válido pra qualquer carro.

Aliás, de todos os carros com sistema de ignição eletrônico, o Enertron é um dos que tem o mais simples. Ele sequer precisa ser regulado, basta colocar o volante e os magnetos na posição certa.

Além disso, você encontra algumas informações sobre o módulo (avanço, pinagem, etc) na internet, sendo um equipamento eletrônico sem nenhuma programação complexa (como os carros atuais): é só um conjunto de circuitos integrados com portas lógicas diversas.

Conheço pessoas que substituíram distribuidores por módulos eletrônicos diversos e conseguiram bons resultados em economia e desempenho. Fazer o contrário, como já disseram alguns colegas, é trocar uma solução por um problema.

Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL

Data de registro: 18/Mar/2010 02:52

Retornar para Mecânica em geral