por Helio Neto » 08/Set/2009 20:00
Nem precisa testar, se parece um apito bem forte e pulsante é certeza que é entrada de ar pelas borrachas da admissão. Leia aqui:
Não é preciso trocar as borrachas, a não ser que estejam folgadas demais mesmo, ou rasgadas. Uma vedação com silicone geralmente é suficiente, mas pode ser necessário desmontar os canos antes para poder aplicar.
Quanto ao vazamento, você precisa ver exatamente de que ponto o óleo está saindo. Se for pela junta do cárter, ele pode ter empenado (mas acho muito difícil). Se for na parte da frente do motor, a troca de retentores e juntas (mas de qualidade) tem que resolver. Se for atrás, é o retentor do virabrequim, mas nesse caso é quase impossível fazer parar totalmente, principalmente em motores muito rodados, pelo desgaste no volante.
O mais importante é: fuja de mecânicos que não entendem de Gurgel! Se não, vai ser só dor-de-cabeça mesmo e você vai acabar bem rapidinho com seu carro.
Supermini 92
Carajás 89/87
Tocantins 91