CAMBIO DE 5 MARCHAS PARA KOMBI.

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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CAMBIO DE 5 MARCHAS PARA KOMBI.

Mensagempor valterfarnese » 30/Jul/2009 21:07

CAMBIO DE 5 MARCHAS PARA KOMBI.
Existe uma pessoa em Bragança Paulista, anunciando para venda no Mercado Livre, CAIXA DE MARCHA, para kombi, fusca, etc. de 5 marchas.
Tenho um Carajas, e gostaria de adaptá-lo 5 marchas.
PERGUNTO: Alguém sabe alguma coisa sobre isso? Será que fica bom? funciona? Tem durabilidade?
valterfarnese
 
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Mensagempor Fernando João » 31/Jul/2009 15:08

valterfarnese,

Vi anúncios no Mercado Livre a respeito desta caixa.
Embora a idéia de incluir uma 5a marcha num X-12 ou num Carajás seja muito interessante, há alguns detalhes a se observar:

A caixa a venda no ML é a mesma do Gol BX acrescida de uma 5a marcha. A caixa do Gol BX é a caixa de relação diferencial "mais longa" (3,875) da linha VW a ar. O Carajás usa a caixa de relação diferencial "mais curta" (5,143) da linha.

Portanto, independente de ter ou não 5 marchas, usar a caixa do Gol BX no Carajás já vai alongar o câmbio até demais. Creio que alongue tanto que você nem utilizaria a 5a marcha (se houvesse).
A troca do câmbio do Carajás pelo câmbio do Gol BX aumentaria em 32% a velocidade final (câmbio com 4 marchas). Lembre-se que, se aumentas a velocidade final, perdes em "força"...

Seria mais interessante se essa adaptação fosse feita em uma caixa de Kombi mesmo.

Agora me surgiu uma dúvida: Uma caixa de Kombi no Gurgel Carajás não o faria andar de maneira inversa? Uma marcha a frente e 4 a ré?

Você pode simular as velocidades com diferentes relações de diferencial no endereço http://www.gurgel800.com.br/diversos/calculo.php.
Fernando João
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Mensagempor Izaias Junior » 31/Jul/2009 22:40

Fernando, quando colocamos uma caixa de Gol BX numa Kombi, temos que inverter a posição da coroa senão as quatro marchas que seriam para frente ficaria pra trás e só uma marcha à frente que seria a ré. Quanto ao pião e corão do Gol BX irá deixar a Kombi com mais velocidade final e com menos força nas subidas, principalmente se estiver com peso. Tem ainda a coroa e pinhão da Kombi antiga que não tinha juntas homocinéticas e sim trizetas quando colocadas em Kombi mais atual é preciso trocar as tampas lateral (se caso traque a caixa completa) pra que pegue as juntas homocinéticas, deixando a Kombi com mais velocidade final que o conjunto do Gol BX. Falo isso com experiência própria, em 1995 tinha cinco Kombi locadas entregando Perfumes Natura e o trajeto era em Rodovias chegando a rodar 600 km por dia e eu fazia a troca dos conjuntos coroa e pinhão para que elas desenvolvessem mais já que não andavam com muito peso. Coroas: Kombi 36 dentes, Gol BX e Variant II 33 dentes e Kombi com dois vidros pára-brisa 31 dentes. No Carajás não seria preciso trocar o câmbio por um de cinco velocidades e sim o conjunto coroa e pinhão.
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RELAÇÃO 8/31 OU 8/33

Mensagempor Claudécio Alves do Amaral » 24/Nov/2009 09:16

tENHO 2 CARAJAS, SEMPRE ACHEI ELE MUITO BEBERÃO AO LER ESSE TOPICO RESOLVI MUDAR A RELAÇÃO, ENTREI ENCONTATO COM A PESSOA NO MERCADO LIVRE DO ANÚNCIO CÂMBIO 5 MARCHAR, E ME SUJERIU COLOCAR A RÉLAÇÃO 8/31 0U 8/33, FUI PELA PRIÉIRA OPÇÃO, RRESULTADO, CARRO FICOU BEM MAIS ECONOMICO MÁS FICOU FRACO NA SAIDA, RESUMINDO, FICÁRIA MELHOR A RELAÇÃO 8 /33 DIMINUIRIA UM POUCO A FINAL, MÁS TERIA MAIS ARRANCADA, MÁS EM TODO CASO PRA MIM FICOU BEM MELHOR POIS DESAMAROU O MEU CARÁJAS, TÓ SUPER SATISFEITO, SE VOC NÃO CARREGAR MUITO PESO É SÓ O OURO.[/url]
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CAMBIO DE 5 MARCHAS PARA KOMBI.

Mensagempor williandassow » 27/Abr/2011 12:34

meu pai tem um carajas diesel 85 ele colocou a coroa e pinhão do sp2 8/31 ele da de final 125km/h ja com a relação original ele não dava 100km/h. mas o motor não ta durando com essa relação. ele vai coloca a 8/33. (g2)
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