Rotor da bomba dágua preso por rosca direita- socorro

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Rotor da bomba dágua preso por rosca direita- socorro

Mensagempor Mário Leite de Oliveira » 09/Jul/2009 14:03

O motor do meu Br-800 está sendo feito e descobri que o rotor da
bomba d"agua é preso por um parafuso de rosca DIREITA NO no eixo comando e quando liga o motor o rotor solta novamente.

O correto seria abrir o motor colocar chaveta , ou fazer novamente a rosca do eixo de comando esquerda que é o correto.

Mas teria que desmontar tudo de novo.

ALGUÉM TERIA UMA OUTRA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA. ACEITO SUGESTÕES E DESDE JÁ AGRADEÇO.

Mário
Unidos em prol do carro nacional e da volta do BR 800.
Mário Leite de Oliveira
 
Mensagens: 50
Data de registro: 13/Dez/2007 23:12
Localização: Jacareí -SP

Mensagempor cafb » 09/Jul/2009 21:52

Se conseguir aquela arruela toda dentada(em toda circunferencia)e apertar com trava quimica forte,acho que resolve.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

ok

Mensagempor roberto » 10/Jul/2009 07:28

ola mario ja mexi diverças vez no rotor dos meus gurgel e nunca soltou mas faz o que o amigo cafd falou limpa bem a rosca dentro do rotor e na ponta tambem coloca cola trava rosca so pedir na casa de peça que ele sabem e aperta com algo nao na mao
e para manutençao disso e so tirar primeira tampa da bomba
roberto
 
Mensagens: 132
Data de registro: 08/Mai/2009 08:29

agradecimentos

Mensagempor Mário Leite de Oliveira » 12/Jul/2009 16:09

Realmente a rosca do comando de válvulas tinha sido feita pelo antigo dono, em virtude de ter quebrado o parafuso dentro da rosca do comando, o mecânico anterior não sabia que era esquerda e forçou o que acabou ocorrendo de o parfuso ter quebrado dentro da rosca. Foi mandado fazer nova rosca e acabaram fazendo rosca direita. Quando eu comprei não estava soltando, agora soltou, mas o meu mecâncio teve uma grande ideia.
Fez um furo de 3mm no eixo comando e no rotor acima da rosca e colocou pino guia no eixo,encaixou o rotor e colocou o parafuso e apertou colocando arruela de estria, e não mais soltou.

Isto acontece porque a rosca do comando é esquerda e tem alguns mecânicos que não percebem isto, e ocasiona inclusive aquecimento dos cabeçotes,queima de mangueiras, troca de aneis e derretimento do disco de embreagem por super aquecimento, causado pela não circulação da água, pois o rotr não estando fixo a agua não circula.

Tive que trocar tudo e fazer a alternativa no comando, para qaue não solte o rotor, no futuro, vou tirar o eixo e mandar fazer a rosca esquerda novamente.

Agradeço a todos pela amizade e pelas sugestões. Fica aqui uma alternativa e vou perguntar detalhes e colocarei aqui no site a alternativa.


Mais uma vez agradeço.


Mário
Unidos em prol do carro nacional e da volta do BR 800.
Mário Leite de Oliveira
 
Mensagens: 50
Data de registro: 13/Dez/2007 23:12
Localização: Jacareí -SP

ok

Mensagempor roberto » 13/Jul/2009 07:49

bom dia mario belo visto vc deu um jeito mas fiquei com isso na cabeça e fui vereficar isso no meu br800 e a rosca e esquerda mais ou memos imaginava isso eu nao falei porque achei que ia falar besteira mas ja ta tudo resolvido entao beleza um abraço
roberto
 
Mensagens: 132
Data de registro: 08/Mai/2009 08:29

Troca de aneis e casquilho, conserto de bomba dágua

Mensagempor Mário Leite de Oliveira » 03/Ago/2009 02:02

Após o conserto de bomba dágua, por causa do aquecimento, foi trocado aneis, casquilho e disco de embreagem, filtros de gasolina , do oleo e do purificador, foi regulado a abertura de valvula para 0,15 mm , mas sinto que o carro ficou amarrado, lerdo,não desenvolvendo o normal dele, o que poderia ser?
O mecânico disse, que não mecheu na regulagem do sensor.

Alguem tem alguma sugestão.


Grato desde já.

Mário
Unidos em prol do carro nacional e da volta do BR 800.
Mário Leite de Oliveira
 
Mensagens: 50
Data de registro: 13/Dez/2007 23:12
Localização: Jacareí -SP

Mensagempor wwelzl » 03/Ago/2009 08:54

1) Engrenagens do comando/virabrequim fora de ponto.
2) Fios do chicote do sensor conectados errôneamente.
3) Fio(s) do sensor quebrado(s).
4) Imãs do volante quebrados ou faltando.
5) Ausencia de folga longitudinal no virabrequim (arruelas de espaçamento demais).
Também pode ser apenas que o motor ainda está preso (não amaciado).
Walter
Caraguatatuba/SP
wwelzl
Mecânico Gurgel
Mecânico Gurgel
 
Mensagens: 250
Data de registro: 21/Out/2005 07:58
Localização: Caraguatatuba/SP

Aagradecimento ao Walter

Mensagempor Mário Leite de Oliveira » 03/Ago/2009 12:12

Walter;
Muito agradecido pelas dicas, vou verificar.

A propósito, se não for muito, gostaria de saber, como verifico se o comando/virabrequim está no ponto?
E o sensor qual é a posição correta dos fios, para saber se não estão trocados e se tiverem partidos como posso saber?
A folga longitudinal tem que ser de quanto?

Desde já agradeço.


Mário
Unidos em prol do carro nacional e da volta do BR 800.
Mário Leite de Oliveira
 
Mensagens: 50
Data de registro: 13/Dez/2007 23:12
Localização: Jacareí -SP

Mensagempor cafb » 03/Ago/2009 18:06

Verifique se o avanço a vacúo foi ligado tanto eletricamente e tambem com a mangueirinha de vacúo
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Mensagempor cafb » 03/Ago/2009 18:11

Quanto ao sensor se tiver com fio quebrado o motor não funciona .
Se estiver invertido alem do motor não funcionar deve ficar dando explosões pela descarga ou carburador.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Mensagempor wwelzl » 04/Ago/2009 11:11

Vide http://www.gurgel800.com.br/manutencao/ ... 0/1-01.php

Posição das engrenagens
Item 6- Montagem
sub-item 25

Folga longitudinal
Item 6- Montagem
sub-item 17

Sensor de rotação
Se o chicote tiver tomada, dificilmente estará errado, verifique se está bem encaixado.
São treis fios:
sensor blindagem(malha) <---> marrom módulo
sensor preto <---> preto módulo
sensor branco ou vermelho <---> vermelho módulo
Obs.: O(s) fio(s) normalmente quebram logo na saída do sensor, para verificar, funcione o motor e mexa neste chicote, se houver alteração então está quebrado.
Walter
Caraguatatuba/SP
wwelzl
Mecânico Gurgel
Mecânico Gurgel
 
Mensagens: 250
Data de registro: 21/Out/2005 07:58
Localização: Caraguatatuba/SP

Calços de ajuste de folga longitudinal da arvore de manivela

Mensagempor Mário Leite de Oliveira » 07/Ago/2009 14:22

Boa tarde!

Walter, tudo bem?

Provavelmente esta faltando calço, pois com o jogo o volante afasta do sensor de rotação, ficando o funcionamento normal comprometido. Estes calços são fáceis de encontrar?


Grato

Mário
Unidos em prol do carro nacional e da volta do BR 800.
Mário Leite de Oliveira
 
Mensagens: 50
Data de registro: 13/Dez/2007 23:12
Localização: Jacareí -SP

ok

Mensagempor roberto » 08/Ago/2009 06:15

amigo estes calços sao para quando vc faz o motor e coloca ele ate acabar o motor nao e para quando tem folga vc ficar trocando para tirar afolga mas se vc for em uma retifica ele provavelmente te vendera os calço
o meu tem folga e nao muda em nada trabalha do mesmo geito
br 800 original e supremini vw1600
roberto
 
Mensagens: 132
Data de registro: 08/Mai/2009 08:29

ok

Mensagempor roberto » 08/Ago/2009 06:17

a os calço se vc pedir do motor enetron ninguem conhece mas se vc pedir o do fusca que e o mesmo ai sim
br 800 original e supremini vw1600
roberto
 
Mensagens: 132
Data de registro: 08/Mai/2009 08:29

Mensagempor wwelzl » 08/Ago/2009 08:33

Mário

Estes calços (arruelas espaçadoras) são os mesmos do motor VW 1600 a ar.
Uma pergunta: Que mecânico é esse que não retirou a folga excessiva ?
Walter
Caraguatatuba/SP
wwelzl
Mecânico Gurgel
Mecânico Gurgel
 
Mensagens: 250
Data de registro: 21/Out/2005 07:58
Localização: Caraguatatuba/SP


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Google [Bot] e 1 visitante