O Hélio disse tudo, está corretíssima as colocações, a fim de ajudar ainda mais esclareço que:
1- Trocar coroa e pinhão não é fácil de se fazer, depende de serviço especializado, gabarito, prensa e etc... Avalie mão de obra em sua cidade
2- O ideal passa a ser comprar a caixa usada, abrir uma das tampas laterais, contar o número de dentes de coroa e pinhão, ver se te atende, exigir garantia da peça e fazer recibo do Nr. da caixa que está comprando.
3- Se está fazendo uma adaptação no carro, corre o risco de te pedirem laldo técnico, descrição e origem das peças compradas, fique atento.
4- Coroa e pinhão é igual marido e mulher, na teoria, não devem se separar, do contrário geram barulhos e possibilidade de quebra.
5- O que faz a relação quebrar é os trancos, realmente muitas Kombis de relação 7X36 (igual a minha caixa) quebram o pinhão condenando o conjunto, a minha até agora não teve nenhum problema.
6- Já viu kombi com roda no ar girando e pessoas pulando no parachoque para dar tração? Pois é, quando a roda gira em falso e bate ao solo é que ocorre as quebras.
7- Relação da kombi nova (a água) assim como sua caixa deve estar os olhos da cara, então, opção mais em conta pode ser mesmo a relação 7x36...
8- Planetárias, furação de coroa de caixa de canela servem para relação de canela, para homocinéticas, use planetárias, coroa, pinhão e furação correspondente. Do contrário, vira gambiarra.
9- Carcaça da caixa e engrenagem internas são as mesmas, o que muda é a coroa, pinhão, tampa da caixa, caixa satelite além logicamente das semi árvores, homocinéticas e sistemas de encaixe entalhado dos cubos de rodas.
10- O ideal passa a ser comprar o conjunto completo de uma kombi batida ou baixada, incluindo IRS, caixa, homocinéticas, sistemas de rodas e etc...., fica com certeza muito mais barato....
11- Outra opção é fazer igual a umas pessoas recomendam.... Mande seu carro para a cidade de .... O ......resolve!