Explicações relevantes sobre Sensor de vácuo e outros...

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Explicações relevantes sobre Sensor de vácuo e outros...

Mensagempor macgessle » 14/Mai/2009 19:32

Senhores,

venho novamente ao forum tirar dúvidas sobre o SENSOR de VÁCUO... onde eu encontro essa peça no motor?? qual a importância dela no funcionamento do carro ?? Pelo que lí ela trabalha junto com o sensor de rotação, é isso ? Bem, se alguem entender um pouco dessa peça e do conjunto das outras junto a IGNIÇÃO eu agradeço...

Abraçao

Marcelo Freitas (g2) (g1) 8)
Natal/Salvador
macgessle

Data de registro: 16/Out/2007 17:28

Sensor de vácuo

Mensagempor Fernando João » 15/Mai/2009 00:14

Marcelo,

No BR-800, o sensor de vácuo localiza-se no interior do veículo. É fixado na parede corta-fogo, logo atrás do rádio. Já vi alguns módulos de ignição com o sensor de vácuo anexado (creio que seja do Supermini).

Imagem
Sensor de vácuo do BR-800 e barra de fixação da parede corta-fogo.

O sensor de vácuo é ligado "mecanicamente" ao carburador, através de uma mangueira e é ligado "eletricamente" ao módulo de ignição através de dois fios. Sua função é atrasar (ou não) o disparo das bobinas de ignição. Há uma breve explicação desse sistema no endereço http://www.gurgel800.com.br/manutencao/ignicao.php.
Fernando João
São José/SC
Ragge California 1989
Fernando João
Administrador

Data de registro: 04/Out/2005 10:01

Ok

Mensagempor macgessle » 15/Mai/2009 10:44

Fernando,

esse sensor é exclusivo gurgel ou é de outro carro ?? Como sei se ele está regulado e funcionando perfeitamente?? Precisa de alguma manutenção ?? Quero entender bem o funcionamento do sistema de ignição pois sei q o mesmo é de extrema importancia para o funciomento do carrinho...

Desde já agradeço...
macgessle

Data de registro: 16/Out/2007 17:28

Mensagempor markus hagedorn » 16/Mai/2009 10:35

Olá veja se o seu sensor é identico àquele que consta do link abaixo:
http://picasaweb.google.com.br/cozzare/ ... 2011232754
markus hagedorn

Data de registro: 08/Nov/2008 10:31

Re: Ok

Mensagempor José Cícero » 16/Mai/2009 12:20

macgessle escreveu:Fernando,

esse sensor é exclusivo gurgel ou é de outro carro ?? Como sei se ele está regulado e funcionando perfeitamente?? Precisa de alguma manutenção ?? Quero entender bem o funcionamento do sistema de ignição pois sei q o mesmo é de extrema importancia para o funciomento do carrinho...

Desde já agradeço...

Eu também gostaria de saber para que serve esse sensor de vácuo? O sensor de vácuo do meu SM92 está desligado a mais de 2 anos e não percebo nenhuma alteração no funcionamento do meu carro. O motor dá partida boa tanto frio como quente, tem uma boa arrancada e boa retomada de velocidade, e não acho que consome muito. :?: :!:
CÍCERO – SERRA – ES
MEU GURGEL É 800!
José Cícero

Data de registro: 23/Mai/2007 18:09

Mensagempor cafb » 16/Mai/2009 22:21

Esse sensor serve para adiantar o ponto de ignição depois de certa rotação do motor.
cafb

Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Explicações relevantes sobre Sensor de vácuo e outros...

Mensagempor Fakstel » 14/Jan/2015 18:04

este sensor é acionado com qual rotação e faz o que? envia uma sinal ao modulo e acontece o que?
Ele adianta quanto o tempo de ignição e em que favorece este adiantamento?
Fakstel

Data de registro: 10/Jan/2015 21:16

Sobre o Sensor de Vácuo

Mensagempor Hector Vido » 31/Jul/2016 22:07

Faz tempo, mas acho que vale registrar.
Eu não sou mecânico, mas com o que o mecânico que me ajudou a comprar o carro disse e com o que eu ví na internet, vou tentar explicar.
O processo é bastante óbvio, mas só depois de pensar a respeito:

A queima da mistura através da faísca leva um pequeno tempo para acontecer, mas leva tempo, e isso é importante de lembrar.
Quando o carro está na marcha lenta, a rotação do motor é muito baixa. Para o carro conseguir ligar e funcionar na marcha lenta, a centelha precisa ser acionada quando o cilindro está bem para cima, comprimindo quase que totalmente a mistura, porque o pistão move-se mais lentamente, então a faísca ocorre com um certo "atraso" e aproveita a máxima taxa de compressão.
Já quando o motor está em alta rotação, o cilindro se move muito mais rápido, e esta centelha precisa ocorrer antes do cilindro comprimir toda a mistura, então ela precisa sair "adiantada", para aproveitar a mesma taxa de compressão.

É claro que a gente pensa: Horas, mas se o motor está girando mais rápido, a faísca, obviamente, sairá mais rapidamente. E sim, isso é verdade. Porém o tempo entre a faísca e a explosão não muda, este tempo até a combustão é que deve ser corrigido pelo avanço a vácuo.
Sem o avanço, no BR 800, acredito que em altas rotações a faísca saia um pouco atrasada, ou em baixas rotações adiantada, ambas as formas impedindo de adquirir o máximo do motor.
BR 800 - 1990
Hector Vido

Data de registro: 27/Dez/2015 00:12

Retornar para Mecânica em geral