Convertendo para motor eletrico sem caixa de marcha

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

É viável e vc gostaria de ter um Gurgel Elétrico

Sim
14
64%
não
2
9%
Muito caro
0
Nenhum voto
é complicado
4
18%
sim com cambio manual
2
9%

Total de Votos : 22

Mensagempor jarbasjrf » 05/Jun/2009 04:05

A velocidade pode ser maior porque o motor foi calculado para um peso de carro de 850 e com passageiros e carga= 1000 Kg. Mas o gurgel tem 650 menos peso motor, cambio e tanque de combustivel deve ficar em torno de 600 kg, já com o banco de baterias e passageiros 800 kg.
jarbasjrf

Data de registro: 19/Abr/2009 23:02

ok

Mensagempor roberto » 05/Jun/2009 07:52

e mais a fabrica e em natal mas meu amigo jarbas qual o custo disso nao acho que vc nao sabe e mais uma coisa quanto km esse carro vai andar sem ter que carregar porque eu uso o carro para trabalhar ando uma faixa de 150 a 200km por dia
roberto

Data de registro: 08/Mai/2009 08:29

Roda

Mensagempor BR800 » 05/Jun/2009 10:04

É por uma série de fatores como centro de gravidade, tração e menos peças são desejáveis os motores nas rodas.

Torço muito que dê certo. Sempre quís ter um carro elétrico, pelo seu silêncio e baixa manutenção, talvez eu não venha a ter, mas seria interessante ver que o Brasil e o mundo estão indo nesse sentido.

Ví no Youtube um carro elétrico pulando na frente de uma Lamborgini.

http://www.youtube.com/watch?v=Zof7wTxbBsM&NR=1

Aqui na baixada estão vendendo uns scooters elétricos, ainda tem que melhorar muito, mas prova que já é viável. São show! Eles tem um sistema de recuperção de energia que regarregaga as baterias e auxilia nas frenagens como o KERS da F1 e tração 2X2 por botão elétrico. Sim, vc liga um botão no guidão e passa a ter tração integral com o dobro de potência, os motores são DENTRO DAS RODAS.
Aliás, o próprio KERS já sinaliza que a F1 está indo nesse sentido.

Pena que a autonomia e potência ainda não estão legais, assim como o tempo de recarga, mas é questão de ter mercado para os investimentos surgirem e isso melhorar.

Vai fundo!
TURISTA: NÃO JOGO LIXO NA SUA SALA, NÃO JOGUE LIXO NA MINHA PRAIA. TRAGA UM SAQUINHO E LEVE SEU LIXO, OS MEUS E OS SEUS FILHOS VÃO AGRADECER
BR800

Data de registro: 21/Abr/2008 19:53

Re: ok

Mensagempor morte_ed » 05/Jun/2009 14:36

roberto escreveu:e mais um gasto e dai vou ter um gurgel para carregar bateria para la e pra ca sou muito mais alcool

Mas esse tipo de carro não é tipo do carro para quem quer ficar andando passeio é carro para vc ir pro trampo chagando lá deixa carregando e voltar pra casa e deixar carregando, supermercado e o mesma coisa......
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed

Data de registro: 20/Out/2007 11:43

TEMPO

Mensagempor BR800 » 05/Jun/2009 18:14

A gente tem que dar tempo ao tempo. Primeiro a temos que aceitar e criar mercado para pequenos carros urbanos para um pequeno percurso como o morte_ed citou, ou para rondas em condomínios como é o caso recomendado das scooters que citei: http://motorz.com.br/produto_s1000.asp.
Por isso acho que o jarbasjrf está certo em escolher um Gurgel Supermini.
Aí os investimentos vem surgindo, os problemas vão sendo resolvidos, o mercado acostuma com o produto e a coisa viabiliza, como foi com automóveis e aviões nos séculos XIX e XX.
Pra mim os principais problemas ainda são autonomia e tempo de recarga, tinha que dar um jeito de "burlar" as leis da física e enfiar muitos elétrons nas baterias rápidamente e ao mesmo tempo inventar sistemas que carregam enquanto anda, como o KERS ou talvez nas próprias vias públicas, como trens e tróleibus. Mas isso é questão de tempo.
Gostaria muito de ter um veículo elétrico um dia, basta pegar um metrô para ver como o motor elétrico é mais confortável e a potência muito mais linear. Quem já viajou longas distâncias de trem sabe que no percurso quando troca a máquina elétrica para diesel o trem passa a ser desconfortável, andar menos, vibrar e a roupa fica suja com a fuligem. Com a máquina elétrica é silencioso, limpo, confortável e anda mais.
TURISTA: NÃO JOGO LIXO NA SUA SALA, NÃO JOGUE LIXO NA MINHA PRAIA. TRAGA UM SAQUINHO E LEVE SEU LIXO, OS MEUS E OS SEUS FILHOS VÃO AGRADECER
BR800

Data de registro: 21/Abr/2008 19:53

Mensagempor jarbasjrf » 05/Jun/2009 19:54

A autonomia será de no mínimo 80 km, eu moro na cidade e meu percurso é pequeno, dá demais. Quanto ao custo irei informar quando estiver mais próximo da compra dos equipamentos. :D (g2)
jarbasjrf

Mensagempor jarbasjrf » 13/Jun/2009 03:40

(g2) Estou pedindo a autorização do detran para mudança de característica do gurgel, depois da vistoria vou retirar as peças que não forem necessaria, reduzindo assim o peso do carro. Deixarei o carro no aguardo na GPS do Brasil, agora EVETECH.
jarbasjrf

Mensagempor jarbasjrf » 16/Jun/2009 06:01

Vistoria somente que nada, terei de fazer um projeto e enviar para o Denatran em Brasilia e esperar muito para liberarem a autorização. Foi como fui informado no Detran-RN. O detran-RN desconhece a mudança para veiculo eletrico, so aceita para a combustão. A empresa EVETECH, vai preparar o projeto técnico das modificações no gurgel e enviar. No site clube do carro eletrico explica sobre a regulamentação.
jarbasjrf

Mensagempor cafb » 16/Jun/2009 08:56

Vai usar sistema de tração de polia variavel?
cafb

Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Mensagempor cafb » 16/Jun/2009 08:57

Retificando:

Polia de diametro variavel.
cafb

Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Mensagempor jarbasjrf » 16/Jun/2009 22:15

(g2) sistema de motor direto na roda como os kit de motor de bicicletas elétricas no cubo da roda vendido já no brasil. Não usa polias ou outro sistema de cambio. Só sistema eletrônico.
jarbasjrf

Mensagempor jarbasjrf » 18/Jun/2009 18:16

(g2)Para licenciar o veículo elétrico buscaremos o Denatran, sei que deve ser muito demorado.
Outra opção seria deixa o sistema separado automotor do elétrico que não precisaria mudar nada, pois o carro continua com o mesmo motor original registrado, mesmo passando a ser híbrido plug in (na tomada). No sistema elétrico ele seria automático e o a combustão seria com 4 machas com diferencial.
jarbasjrf

Mensagempor morte_ed » 05/Jul/2009 14:27

como tah indo a adaptação???? se der certo e não passar de 3mil eu faço um .... rsrsrsr tava pensado em deixar o cambio manual....
Reforma de br 800sl
morte_ed

Mensagempor Claid » 05/Jul/2009 22:12

também gostaria de participar.
gostaria de saber qual vai ser o custo das baterias de ion-lítio e quanto custará o motor. alias, esse motor é do tipo que eu imagino como mais simples, DC. provavelmente a voltagem será entre 72 (ou 60) e 120V.

O calcanhar de aquiles dos carros elétricos é a autonomia, mas com a evolução das pesquisas em baterias e células fotovoltaicas esse quadro mudará. A indústria do petroleo faz um lobby muito grande contra essas pesquisas.
Penso, Logo existo!
Claid

Data de registro: 19/Jun/2009 12:25

Mensagempor morte_ed » 06/Jul/2009 16:53

que eu pensei foi recortar uma moldura no teto e preencher com painel solar afim de no caso eu vou ao trabalho e deixo o carro no sol depois quando eu pegar o carro ele está com uma carga melhor..... 8)
Reforma de br 800sl
morte_ed

AnteriorPróximo

Retornar para Mecânica em geral