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Batente do tirante - Supermini

MensagemEnviado: 13/Abr/2009 09:09
por fusco
Prezados,

alguém sabe onde encontrar os batentes do tirante do Supermini. Peguei este nome no catálogo de peças mas nada mais é do que a borracha do coxin lateral da caixa seca. Eu adaptei uma outra borracha mas é muito rígida o que transmite muita vibração para a cabine. Caso alguém conheça alguma similar fico muito agradecido.

Desde Já Muito Obrigado.
Fusco
Supermini 92

Re: Batente do tirante - Supermini

MensagemEnviado: 14/Abr/2009 02:44
por Helio Neto
Você quer dizer aquela borracha sanfonada que também é usada como batente da suspensão, não é? Acho que era exclusiva Gurgel, pois nunca encontrei igual. O jeito é procurar algo com tamanho parecido e que tenha dureza igual ou pouco mais mole, pois mais rígida não dá mesmo. Para a suspensão, fica perfeita a adaptação do batente traseiro do Corsa (feito de elastômero amarelo, e não borracha) com um "gomo" cortado fora, bem mais progressivo e resistente. Mas para o motor não dá, fica dusíssimo.

MensagemEnviado: 17/Abr/2009 15:41
por fusco
Obrigado Helio,

Eu vou tentar encontrar uma borracha com rigidez similar. Primeiramente testarei um elo de mangueira de borracha. Se ficar bom mando notícias da solução.

Abraços,

ok

MensagemEnviado: 06/Ago/2009 06:47
por roberto
fusco nao sei se vc ja arrumou a borracha masse te ajudar no meu coloquei o batente amarelinho do gol diant corta um pedaço e poe uma de cada lado ja faz dois anos

MensagemEnviado: 06/Ago/2009 11:53
por fusco
Vou tentar adaptar uma dessas também. Só acho que se for muito rígida a carroceria receberá muita vibração.

Como vc já está usando ha bastante tempo, farei o mesmo.

Muito Obrigado,
Fusco.

ok

MensagemEnviado: 07/Ago/2009 08:00
por roberto
a fusco desculpa e da aste do amortecedor dianteiro o pessoal falo aqui como batente conforto e e barato
o outro estragou porque o motor que era o do carro so vazava oleo e sabe borracha com oleo sao inimigas delata fica mole e ja era quando troquei o motor toquei isso tambem nao fibrou e ta ate hoje la inteira

MensagemEnviado: 07/Ago/2009 09:59
por fusco
Show cara, em breve farei a adaptação.

Eu ainda estou na fase de tentar eliminar os vazamentos de oleo do motor original, mas ta dificil, a cada semana aparece um novo.

Obrigado e Abraço,

ok

MensagemEnviado: 07/Ago/2009 22:30
por roberto
fusco vc tem problema desubir oleo pro carburador

MensagemEnviado: 10/Ago/2009 08:24
por fusco
Acho que nao so eu como a maioria dos proprietarios de motor Enertron.

Ja melhorou bastante com a desobstrução do orifício de ligaçao como cárter e com a adoção da membrana do wwetzl.

Porém, em algumas condições de rotação e carga elevadas ainda percebo uma baforada de óleo para o carburador.

Estou testando um separador que fiz com garrafa pet, esta funcionando bem mas agora preciso fixá-lo no pequeno espaço proximo do filtro de ar.

Abraço,

MensagemEnviado: 10/Ago/2009 09:31
por thiago
fusco escreveu:Acho que nao so eu como a maioria dos proprietarios de motor Enertron.

Ja melhorou bastante com a desobstrução do orifício de ligaçao como cárter e com a adoção da membrana do wwetzl.

Porém, em algumas condições de rotação e carga elevadas ainda percebo uma baforada de óleo para o carburador.

Estou testando um separador que fiz com garrafa pet, esta funcionando bem mas agora preciso fixá-lo no pequeno espaço proximo do filtro de ar.

Abraço,


ôpa!

Funcionando legal, posta as fotoa aew para a galera!

Abraços!

ok

MensagemEnviado: 10/Ago/2009 09:57
por roberto
o seu problema de vasamento de oleo e por causa da pressao dentro do motor ja viem alguns caso que colocaram um tubo soldado na tampa de valvula e com um mangueira leva o oleo ate la devonta e resolveu o meu ates de trocar o motor fazia isso troquei a membrana na adiantou ai coloque uma manqueira debaixa do carro e soltava fora quando descobri essa da tampa de valvula nao deu tempo pra faser quebrou o motor que tinha feito a 3 meses mas tenta ta tampa de valvula

MensagemEnviado: 10/Ago/2009 13:12
por fusco
este tema merece ate um outro forum.

teoricamente precisamos ter a menor pressao possivel no interior do carter afim de gerar um fluxo de blow-by (ar+oleo) de baixa velocidade permitindo assim a separação do óleo líquido e retorno deste ao cárter.

tenho acompanhado diversos casos de motor fundindo por falta de oleo, consumido totalmente pelo carburador.

isto pode estar acontecendo ou pelo fato do sistema de respiro original estar subdimensionado ou então pelo fato dos motores que estao sendo retificados agora nao estarem de acordo com o projeto original.

como nao temos outra alternativa de retifica, estou desenvolvendo um separador adicional, a ser instalado depois da válvula do respiro original de modo que devolva o oleo liquido ao carter nas condiçoes de alta carga e rotação.

o proximo passo sera medir a pressão no interior do carter nas diversas condiçoes de uso e entao redefinir o sistema de respiro.

esta solução de desvio do fluxo para a tampa de valvula aumenta consideralvelmente a pressão inerna do carter fazendo com que o fluxo passe pelos retentores do virabrequim ao inves do filtro de ar porem ocorre vazamento de oleo para atmosfera da mesma maneira. pode ate funcionar bem em ciclo cidade, com rotações e cargas variadas, mas nao resistira a 20 min de estrada a 100 km/h.

podemos discutir melhor no forum de subida de oleo para o carburador.

Abraços, Fusco.

MensagemEnviado: 10/Ago/2009 17:28
por Izaias Junior
Diferente de outros motores que a explosão ocorre em um cilindro por vez, fazendo com que o óleo seja expulso por um pistão e sugado por outro, no motor Enertron a explosão é feita ao mesmo tempo nos dois cilindros fazendo uma espécie de fole que suga e expulsa o óleo fazendo que ele seja jogado para o filtro de ar.
Tenho um Supemini que tinha esse problema de óleo no filtro de ar, tentei de todo artifício sanar este problema com troca de membrana, cheguei até a retificar o motor sem precisão e nada foi resolvido. 80% dos BRs e Supermini que ainda tem o motor original aqui no Recife já sofreu uma adaptação feita por um mecânico, que no começo relutei em não fazer más depois aceitei. Ele adapta um sistema de respiro semelhante ao do motor BOX do Fusca e Kombi. Depois de feito já rodei mais de 6000 km, 2000 km em uma única viagem e não voltou o problema. Estou satisfeito.

MensagemEnviado: 11/Ago/2009 08:41
por wwelzl

MensagemEnviado: 14/Ago/2009 15:23
por Claid
eu troquei os meus recentemente, tirarei fotos para mostrar como ficaram, mas levei os velhos na loja de auto peças e eles indicaram o da suspensão do chevette, mas tive que cortar um pedaço para caber, pois um dos lados é diferente. em compesação, me pareceu mais robusto e eficaz.