PERDA DE POTENCIA E AQUECIMENTO AO ANDAR COM O CARRO

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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Mensagempor brauliogurgel » 24/Nov/2009 20:22

Pelo problema que Vc está relatando (das bielas que azularam) O ocorrido foi a ausência de lubrificação, o que pode ter ocorido:

1- O mecânico esqueceu de colocar óleo no carro.
2- O motor após montagem trabalhou forçado em demasia e a lubricação ficou deficiente
3- Montou os casquilhos de forma errada em relação às canaletas de lubrificação impedindo a circulação de óleo.
4- Esqueceu de colocar água no radiador ou rotor da bomba danificado não girando corretamente.

Não acredito em problema de água no radiador, pois se assim tivesse não travaria tão rápido e ainda poderia ocorrer de ferver.

Antes de realmente saber "retificar" um motor corretamente cheguei em dois momentos a perder todo o serviço que foi feito simplesmente por não ter feito uma sangria de ar na bomba de óleo do X12. Ou seja:

O motor girava livremente mas a bomba de óleo "puchava" ar e não óleo, em poucos minutos o motor travava.

A solução foi após montagem final, colocar óleo pelo duto da cebolinha. (não travou mais).

Se tiver dúvida, gire o motor pelo arranque e veja se joga óleo para cima, se jogar está OK...

De qualquer forma, falha do mecânico... (ainda bem que não foi praga de sogra)
brauliogurgel
 
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ok

Mensagempor roberto » 06/Dez/2009 08:44

e amigo seu mecanico nem sabe que ta acontecendo com o carro vez retifica 2 vezes e ta com o mesmo problema nao deve tar lubrificando e cada vez ele fala a mesma coisa
eu reclamaria garanti ele nao arrumo agora ele se fira
que mando mexer aonde ele nao conhece
br 800 original e supremini vw1600
roberto
 
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Mensagempor Joao Paulo » 05/Fev/2010 19:23

Senhores,

Levei o meu BR-800 a outro mecânico que o retificou, trocou juntas e fez uma verificação geral.
O carro andou bem, sem problemas, sem ruídos estranhos.

Entretanto, ao andar alguns quilômetros (não chegou a 5 km) e a água do radiador ferveu de novo.

Não sei mais o que faço.

- Radiador original (o qual eu acho pequeno demais - ½ do radiador do Gol);
- Ventoinha novinha;
- Cebolinha zero bala;
- Bomba d'água em ordem;
- Rotor de alumínio novinho em folha;
- Mangueiras novas;
- Tampa do radiador nova, nada vazando;

Este mecânico, diferentemente do anterior, é muito sério e experiente.
Não acredito que ele tenha feito cagada no motor.

Liguei para ele, e ele me disse para verificar se a cebolinha não seria para uma temperatura mais alta (acionamento retardado).

O problema aqui neste fórum é que cada carro tem um problema diferente.
Isto me faz começar a acreditar que este motor é mesmo uma merda.

Será que é mesmo a cebolinha?
Será que é a bosta da válvula termostática?
Será que eu devo trocar o radiador por um de FIAT 147 como muitos fazem?

Porra, não é possível que não haja ninguém que consiga resolver um problema tão estúpido!
Joao Paulo
 
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Mensagempor felipe.victor » 06/Fev/2010 00:00

NA minha opinião é problema de cabeçote! cara, instala logo um manometro anologico de temperatua, pq na hora q vc ver q a temperatura subiu, pára o carro e não força mais, p/ não ter mais problema. Deve ter algum cabeçote desse com trinca ou empenado. mesmo q o carro tivesse sem ventoinha ele naum andaria so 5km... verifica se ha circulação de água, se a ventuinha ta disparando... isso sem ta rodando no carro... com o carro parado, capô aberto, verifica tirando a tampa do reservatorio se tem esguicho d´água no reservatorio, se depois de um tempo, se o motor do radiador dispara... depois disso tu roda...
o enertrom apezar de ter seus macetes é o ideal para o carro! VC ja varetou o radiador dele?? pode ser radiador entupido... Manda alguem verificar se a bomba de oleo ta puxando legal(isso é SUPER importate)...
Velho, se não for cabeçote, como vc disse q verificou a bomba d´água, há probabilidade grande desse teu radiador ta bem entupido! manda varetar esse bixo.
Espero tar ajudado.
felipe.victor
 
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valvula termost

Mensagempor markus hagedorn » 06/Fev/2010 11:30

Ola, depois de checar os pontos levantados pelo Felipe, veja ainda se a ventoinha esta disparando. Finalmente tire a válvula termostatica, pois o meu motor funciona bem sem ela
markus hagedorn
 
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Re: PERDA DE POTENCIA E AQUECIMENTO AO ANDAR COM O CARRO

Mensagempor LeonardoL » 18/Abr/2010 00:11

Na verdade (desculpe a franqueza), mas a "merda" é nenhum dos dois mecânicos conseguir botar um motor tão simples pra funcionar!

O sistema original de refrigeração dá conta do recado sim, contanto que você não deixe o carro parado em marcha-lenta por mais de 20 minutos.

Uma coisa que os colegas comentaram que é muito importante é a questão da taxa de compressão: se o cabeçote foi retificado, pode ser que a taxa esteja maior que a de fábrica, e o sistema esteja superaquecendo por conta disto.

Bom, eu não sei o que os mecânicos verificaram ou deixaram de verificar, mas eu sugiro que você deixe o carro lá e diga pra eles darem uma volta e pegarem o problema acontecendo. E só aceite o carro devolta quando não ferver mais.

Abraços,
Leonardo
Gurgel Supermini 93
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Re: PERDA DE POTENCIA E AQUECIMENTO AO ANDAR COM O CARRO

Mensagempor cafb » 19/Abr/2010 13:30

Conveniente quando trocar juntas de cabeçote mandar aferir planicidade do mesmo,caso necessario plainar o mesmo.
Como eletro ventilador é adaptado de outro veiculo verificar se o fluxo de ar não está invertido,causando aquecimento em vez de arrefecimento do motor.
Se o radiador foi varetado convenietemente e se foi isolada muitas galerias dágua do mesmo,causando pouca vazão dágua para o motor.
Se quando da retifica foi respeitadas as folgas internas do motor para quando da dilatação termica não prender(pesar)o mecanismo,causando elevação de temperatura interna.
cafb
 
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