Cambio 5m

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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Mensagempor Fernando João » 26/Mai/2009 09:09

BR800,

O Gurgel BR-800/Supermini tem a relação 1:1 na 4a marcha, isto é, o giro do motor é exatamente o mesmo do eixo cardã. Depois, esse giro é dividido por 4,1, que é a relação do diferencial (coroa/pinhão).
O Fusca (qualquer motorização) tem a relação 1:0,88 na 4a marcha, isto é, o giro é ampliado em 13,6% para depois ser dividido pelo diferencial (coroa/pinhão), que pode ser no valor de 4,125 (motores 1500/1600), 4,375 (motores 1300) ou 3,875 (Itamar).

Isso significa dizer que:
* Seu Gurgel a 90Km/h, com pneus e caixa de marchas originais, em quarta marcha, está a 3500 rpm, independente do motor.
* Um Fusca 1600 (não-Itamar), com a mesma rotação (3500 rpm), pneus e caixa de marchas originais, está a 102Km/h.

Parece pouco, mas 12Km/h a mais faz diferença... Principalmente se você anda por muitos kilômetros.

Portanto, usar um motor de Fusca num Gurgel (com câmbio original) fará o Gurgel andar menos que um Fusca, devido as limitações de caixa/diferencial.

* Colocando uma 5a marcha de Chevette (1.6), cuja relação é 1:0,84, os 3500 rpm o farão andar a 108Km/h (18Km/h a mais). O inconveniente é adaptar a nova caixa ao carro.
* Colocando o conjunto coroa/pinhão do Chevette Automático, mantendo a caixa original, sua velocidade a 3500 rpm também dará 108Km/h. O inconveniente é conseguir encontrar esse conjunto coroa/pinhão. Para instalar é fácil, ele é "Plug-in-Play".
* Para adaptar a caixa do Chevette 5 marchas no Gurgel, seria bom encontrar a capa seca do BR-800 mais antigo (89/90): Essa capa seca serve exatamente na caixa do Chevette (inclusive tem as mesmas relações de marcha).

Quando coloquei o motor AE/CHT no BR-800 a caixa (original) teve que ser deslocada para trás e o cardã foi encurtado e balanceado. Tempos depois, coloquei a caixa de 5 marchas do Chevette e o câmbio voltou a sua posição original (ou próximo disso). Por isso, é interessante verificar onde ficará a alavanca do câmbio - talvez ela fique muito para a frente...

Quanto a substituição de todo o conjunto, por um de Chevette, você poderia obter mais informações com o proprietário de um "BR-800 com motor de Chevette". Há um anunciado nos Classificados Gurgel. O link direto é http://www.gurgel800.com.br/classificados/detail.php?siteid=2795. Seria melhor ainda se este proprietário se dispusesse a discutir o assunto aqui no fórum.

Imagem
BR-800 com motor de Chevette
anunciado nos Classificados Gurgel
Fernando João
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Custos

Mensagempor BR800 » 26/Mai/2009 12:44

Pois, eu colocquei pneus muito mais altos (175/80-14) e ficou com a relação parecida com o 1300. Fiz no simulador do site.

Partindo do pressuposto que serei obrigado colocar 5ª marcha:

Terei de comprar om a flange antiga (o meu é moderno), desmontar o motor sem saber as "surpresas" que encontrarei, trocar volante/embragem. Sem contar o alternador.
Com esse custo eu compro um motor de Chevette já com alternador, e como tenho um 2E parado aqui poderia fazer até um motor mais fortinho.

O câmbio de 5 marchas de qualquer forma terei decomprar, mas com Chevette não compro a flange e a parte de embreagem e escapamento fica melhor. Já que colocarei todo esse conjunto, posso colocar cardã/diferencial e todo o eixo traseiro de Chevette, com molas espirais e barras panhard e estabilizadora, muito mais macia e estável que o feixe de molas atual e é até barato. Sendo todo o conjunto compatível e sem adaptações na embreagem ou caixa seca, só nos coxins e cardã, mais fáceis.

A mecânica de Fusca está muito cara e dificil de achar, enquanto Chevette está barato, porque além de só servir na linha Chevette, os donos desse carrinho estão colocando outros motores como AP, Vectra e Opala.
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Mensagempor morte_ed » 26/Mai/2009 16:50

Estou vendendo o gurgel que eu reformei..... quem estiver interessado me mande uma mp

A coroa e pinhão ta quase que impossivel de achar estou atraz faz tempo......
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Mensagempor roberto » 26/Mai/2009 19:22

boa pessoal o meu supermini ta comendo os dente do volante sera que e porque eu coloquei espaçador e da grossura de uma porca do motor e se trocaram o motor de arranque
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Re: ok

Mensagempor morte_ed » 27/Mai/2009 17:53

roberto escreveu:boa pessoal o meu supermini ta comendo os dente do volante sera que e porque eu coloquei espaçador e da grossura de uma porca do motor e se trocaram o motor de arranque


Verifique o iimpulsor de partida se é o certo, limitador do impulsor....
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Bendix

Mensagempor BR800 » 27/Mai/2009 20:34

Vulgo Bendix
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Re: Bendix

Mensagempor morte_ed » 28/Mai/2009 07:39

BR800 escreveu:Vulgo Bendix



Positivo.... rsrsrsrsrs.... eu recondicionava bendix e mu gugu ta com um meu recondicionado faz 2 anos
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Mensagempor roberto » 28/Mai/2009 14:17

morte o meu super paro de dar partida ontem parece que nao ta alcançando o volante a e qual e o motor de arranque que vc usa e o bendix a mais uma pergunta sera que e porque entre o cambio e o motor eu coloquei um espaçador
roberto
 
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Re: ok

Mensagempor morte_ed » 28/Mai/2009 14:27

roberto escreveu:morte o meu super paro de dar partida ontem parece que nao ta alcançando o volante a e qual e o motor de arranque que vc usa e o bendix a mais uma pergunta sera que e porque entre o cambio e o motor eu coloquei um espaçador

0323 (1.01.0323.0)

tem que ter o espaçador senão o bendix será "roçado" danificando ele....

verifica se o automático de partida está empurrando o bendix para frente ele que faz o "tec" da partida
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Mensagempor roberto » 28/Mai/2009 14:31

a o motor da partida normal vai para frente e gira mas noa ta alcançando o volante o motor de partida do seu e original
o meu e
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Re: ok

Mensagempor morte_ed » 28/Mai/2009 17:44

roberto escreveu:a o motor da partida normal vai para frente e gira mas noa ta alcançando o volante o motor de partida do seu e original
o meu e


se naum for o mesmo bendix naum da certo nem parecido..... da uma olhada nele.... depois o avanço do automatico, depois se o garfo do automatico ta ok, se não tem sujeira ou rebarbas no entalhado ou na ponta no induzido e por fim se a bucha não está muito apertada ou folgada....
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GURGEL

Mensagempor EDIVALDO MENDONÇA » 30/Mai/2009 22:33

GALERA CONSEGUI BOTAR FINALEIRA NO MEU BR DEU 150KM,COLOQUEI LADO A LADO COM UMA FIORINO 1.5 FIQUIE COM MEDO DE APERTA MAIS ,O CARBURADOR ESTA INFORCADO FEITO PARA ECONOMIA,ALEM DO MOTOR 1.4,CAIXA DE 5 ,PNEUS 80/145 NA TRASEIRA.ESTÁ OTIMO DEMAIS .
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Mensagempor Claid » 28/Jun/2009 22:17

ai, pessoal voltando ao assunto do tópico.

:D :D :D

NÃO PRECISA ENCURTAR O CARDÃ PARA A CAIXA DO CHEVETTE 5 MARCHAS.

E concluindo, a capa seca do supermini e dos últimos BR800 não é compatível com esta caixa, somente a dos primeiros BRs!!! atenção nisso.
Penso, Logo existo!
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Mensagempor roberto » 29/Jun/2009 06:32

e qual a diferença sao o encaixe ou que tem 4 parafuzo
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Mensagempor morte_ed » 29/Jun/2009 09:52

Claid escreveu:ai, pessoal voltando ao assunto do tópico.

:D :D :D

NÃO PRECISA ENCURTAR O CARDÃ PARA A CAIXA DO CHEVETTE 5 MARCHAS.

E concluindo, a capa seca do supermini e dos últimos BR800 não é compatível com esta caixa, somente a dos primeiros BRs!!! atenção nisso.


Então ficaria muito embassado para colocar no meu br...... ta todo adaptado pro fusca....
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