Cambio 5m

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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Cambio 5m

Mensagempor BR800 » 28/Mai/2008 16:02

meu br 800 91 tem o cambio Maverick, ouví dizer que pra colocar o câmbio Chevette 5 marchas precisa encurtar o cardã. Procede?

Se for esse o caso, poderia deslocar o conjunto câmbio/motor e alavanca uns 15 cm pra trás para caber melhor o AP na frente e equilibrar melhor o peso?
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Mensagempor wwelzl » 28/Mai/2008 19:09

Encurtar o cardã até que é possível, mas tem que ser um serviço bem feito, senão, além da vibração, vai danificar/forçar vários componentes.
Walter
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SIm

Mensagempor BR800 » 28/Mai/2008 19:46

O pessoal que vai fazer é especializada em cardãns de caminhões. Sai balanceado.

Minha dúvidas são: colocando o câmbio de 5m, é obrigatório encurtar o cardã do BR80091?

ao se encurtar, é viável trazer o conjunto motor/câmbio um pouco para tráz?

E aproveitando: alguém realmente já colocaou AP no BR800 aqui no fórum? Como foi?

É que, após analizar todas as possibilidades, estou praticamente iniciando a adaptação de AP 5M no meu e essas informações são fundamentais. Aceito palpites e sujestões.
Penso em adquirir todo o conjunto de transmissão de um Chevi DL, acho que também 91, inclusive cardã e eixo traseiro.
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Mensagempor Fernando João » 29/Mai/2008 00:47

BR800,

Eu tive que encurtar o cardã do meu BR-800 porque instalei um motor AE/CHT. Depois, tive que balanceá-lo.

Sobre adaptar um motor AP: Tempos atrás, havia um BR-800 com motor AP a venda, na seção de classificados. O anúncio não existe mais, porém, eu anotei a descrição que o proprietário forneceu:

O único problema é a suspensão dianteira, q apesar de eu ter comprado amortecedores e molas originais do escort a adaptação não ficou boa, uma das balanças "entortou" com o uso...


Junto ao anúncio havia uma foto: O capô foi levantado, ficando praticamente na horizontal. Por causa disso, a grade dianteira foi ampliada. Particularmente, eu não gostei do que ví.

Não querendo "puxar brasa para a minha sardinha" mas, se pretende colocar um outro motor, opte por motores menores, como um CHT ou Fire.

No caso do AP: Existem motores AP nas versões 1.6, 1.8 e 2.0. No meu ponto de vista, usar um motor AP com a transmissão da Chevy não lhe trará resultados satisfatórios. Este câmbio ficará curto demais... Você iria precisar trocar o diferencial por um de Chevette Automático (dificílimo de achar).

No caso do Fire: Conversei com um mecânico, especializado em adaptações em jipes e com bastante conhecimento de motores. Ele sempre elogia o motor Fire (1.0 ou 1.3) da Fiat. Segundo ele, é o motor ideal pra adaptar num BR-800. Estive comparando as relações de câmbio do Mille Fire 1.0 e do BR-800 e vi que são bem parecidas, ou seja, um BR-800 com motor Fire 1.0 e câmbio de 5 marchas do Chevette 1.6 andaria praticamente igual a um Mille Fire 1.0 (estou considerando apenas a questão rotação do motor x velocidade).
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cht

Mensagempor BR800 » 29/Mai/2008 10:08

Na verdade é Chevette, eu apenas abreviei para Chevi. Estou negociando um Chevette DL inteiro, já com flange e AP 1.8, com documentos atrasados e lata ruim. Usaria também outros ítens como as rodas e bancos muito bonitos, de quebra venderia as peças remanescentes e tiraria um pouco do investimento, mas o que vc falou da balança me assustou. Se bem que dá pra por balanças do Gol eno capô eu faria um
arredondamento apenas onde vai o motor, como no Gol GTI 16V
E o que foi feito para adaptar o CHT?

Fez flange? Usou que conjunto de embreagem ? E motor de arranque? Mudou o eixo piloto?
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Re: cht

Mensagempor Helio Neto » 29/Mai/2008 16:50

BR800,
eu também fiquei um tempo meio entusiasmado com o projeto de adaptar um AP, só que realmente não vale a pena. O AP é muito alto e também tem que ficar muito para a frente, não pode ser puxado mais para trás ou inclinado, pois as colunas do chassis não permitem encaixar a admissão. E o resto também, tudo que poderia ficar no lugar errado, fica... :(

E não é só uma bolha que precisa fazer no capô, é metade do motor que fica para fora! Como o Fernando João disse, imagine que o capô original (ou pelo menos toda sua parte central) ficaria na horizontal. Esteticamente é pavoroso e tira totalmente a graça da "surpresa" de ter um foguetinho escondido num BR800.
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OK

Mensagempor BR800 » 29/Mai/2008 20:00

OK, me convenceu de volta ao projeto de achar um 1600 do Gol BX inteiro e com o preço bom.

Ou, se puderem me dar dicas de como colocar o CHT.
Não quero um foguetinho, só um carro pro dia a dia bastante ágil e muito econômico que não derreta com a maresia.
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motor

Mensagempor EDIVALDO MENDONÇA » 29/Mai/2008 21:22

dai cara eu botei um motor de corcel 1.4 que coube como uma luva não mechi em cardan com um cambio de 5 marcha estou satisfeito com a adapitação vou começar andar com o carro.só que o meu foi colocado sem flange .
(g2)
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ok

Mensagempor roberto » 23/Mai/2009 11:46

amigo tenho um supermini com motor de vw 1600 no caso do carda ta facil e so encurta e balanciar e o disco de embreagem qual usa porque ogara o eixo piloto e do chevett e aminha embreagem e de fusca e ai minquem fala disso que vcs fazem
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VW UGH

Mensagempor BR800 » 24/Mai/2009 12:01

Eu coloquei o tal VW1600, no começo foi bem, o carro ficou com torque, mais estabilidade e tal.
Mas na hora de ir pra estrada o carro ficou uma droga, em alta o barulho na cabine é infernal, chega doer o ouvido mesmo com escapamento bom e gasta: 6KM/L álcool. Já a 90 KM/H o motor vibra bastante dá medo de quebrar, tavez porque está com o volante e embreagem do 1300, não sei se o conjunto 1600 dá certo na caixa seca do BR800. Além disso não posso pisar porque a embreagem 1300 não aguenta, já quebrou uma vez.
Botei pneus grandes atrás pra alongar um pouco, mas melhorou quase nada.

Queria colocar motor de Corcel 1.6 ou CHT 1.6, mas o pessoal faz o maior mistério pra dizer como é a adaptação da caixa seca.

Então estou esperando poder investir de novo, porque o motor VW ainda é mais caro e levou todo o orçamento, e botar um Conjunto completo do Chevette 1.6S: Motor, câmbio, cardã, diferencial e suspensão traseira.
Pelo menos sei que é tudo plug&play, se vai ficar mais pesado na frente, paciência. Tem que fazer um calombinho no capô pra polia do comando, mas ainda assim é vantagem pela simplicidade da adaptação. Não posso mais correr o risco de gastar com um CHT e sair errado como o VW, minha mulher me capa. Com a grana que gastei com o VW dava pra por todo o conjunto do Chevette.
Editado pela última vez por BR800 em 25/Mai/2009 01:12, num total de 1 vezes
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VW UGH

Mensagempor roberto » 24/Mai/2009 18:59

e amigo e isso mesmo o pessoal fica ocultando muitas coisa mas quando ve algo que interessa pra ele logo querem saber tenho varias pergunta e alguns responde e verdade o barulho incomoda mas o que me inrita e ser muito curto to pensando em colocar cambio de chevett 5m
a o seus motor de arranque vc mudou o meu arranque ja comeu um volante
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Mensagempor ZCC » 24/Mai/2009 20:52

Eu não pegaria exatamente um motor de gol BX, ficaria só com a parte da ventonhia e carenagens... os cabeçotes desses motores são difrentes dos do fusca e é foda achar o jogo de juntas

eu tenho aki um par de cabeçotes de gol BX parados, tirei do meu carro porque não achei o jogo de juntas... coloquei cabeçotes normais
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Mensagempor BR800 » 25/Mai/2009 01:29

Zecacu escreveu:Eu não pegaria exatamente um motor de gol BX, ficaria só com a parte da ventonhia e carenagens... os cabeçotes desses motores são difrentes dos do fusca e é foda achar o jogo de juntas

eu tenho aki um par de cabeçotes de gol BX parados, tirei do meu carro porque não achei o jogo de juntas... coloquei cabeçotes normais


O meu já é "meio" BX: Parte de baixo, pistões e cilindros do BX 1600 álcool, prisioneiros finos, cabeçotes de 1600 8 aletas rebaixados e com 2 entradas de admissão (o BX só tem uma como o 1500) ficou muito melhor e bem forte com esses cabeçotes só que as latas são de Brasília, com dínamo, não quero por de BX pq o radiador é bem menor. E tirei as latas embaixo dos cilindros pra refrigerar melhor, sei que muita gente vai discordar, mas ficou muito melhor sem elas porque os cilindros recebem ar frontal e também da ventoinha. Não tive problemas com juntas, é tudo igual, qual vc não achou?

Preciso reapertar os cabeçotes então vou dar uma desmontada pra verificar os cilindros e aproveito troco anéis, apesar de novos, só pra garantir.
Só que com a grana para fazer isso e trocar volante e embreagem do 1600 eu compro um motor inteiro de Chevette. Fora o alternador que é bem caro no boxer. Ainda teria que achar uma flange do BR800 antigo pra por 5 marchas pq o meu cambio é do 91, de Sierra.
Até o pessoal de buggy tá tirando o boxer por causa da manutenção e falta de algumas peças, como esses cabeçotes de BX.
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Mensagempor Fernando João » 25/Mai/2009 10:08

BR800 escreveu:(...)

Queria colocar motor de Corcel 1.6 ou CHT 1.6, mas o pessoal faz o maior mistério pra dizer como é a adaptação da caixa seca.

(...)


Amigo,

Não creio que se faça mistério a respeito da adaptação do CHT no BR-800. Eu por exemplo, gostaria de passar maiores detalhes sobre a adaptação, mas não tenho conhecimento suficiente para isto. Já postei algumas mensagens neste fórum, no site e no Yahoo! Grupos a respeito deste assunto.
No que precisar, estou a disposição.
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Mistério

Mensagempor BR800 » 25/Mai/2009 12:24

Perdoe, sei disso Fernando, eu mesmo consultei bastante. E ainda tem o tutorial no site do Gurgel800, mas de qualquer forma as informações ainda não são suficientes para se fazer com segurança.
Pelo menos no meu caso não posso "tentar" mais uma adaptação porque já gastei bastante e o carro uso no dia a dia, então tenho que fazer algo líquido e certo. Tem a agravante que onde moro, baixada santista, só tem malandro: O meXânico já te olha pensando onde é que vai poder te roubar e se não roubar pelo menos prejudica muito pq não conseguiu. Estão acostumados ESFOLAR turista e trocar fusível, nem pensar fazer um serviço grande como esse honestamente. Me perdoe se tem algum honesto, mas há anos aqui não conhecí nenhum, só pilantra.

Me sobraram duas opções:
1ª- Desmontar meu 1600, descobrir as c@g@d@as que o F.D.P do meXânico fez no boxer mesmo eu tendo feito tudo com as melhores peças e na melhor retífica, melhora-lo e colocar um cambio 5 marchas(acho até que foi ele que botou o volante/embreagem 1300, pq ROUBOU muitas outras peças boas e colocou sucata no lugar, como a capela) e o que não pôde ROUBAR fez C@g@d@, como os cabeçotes mal apertados. A vantagem é que o VW já está lá.

2ª-Colocar todo o cojunto motriz do Chevette, pois as adaptações seriam poucas e mais fáceis de acompanhar. Sairia num valor parecido com a opção 1. A vantagem é que o Chevette é mais fácil de manter, mais econômico e silencioso que o boxer, além de se usando todo o conjunto fica mais fácil a adaptar.


Não posso fazer uma adaptação mais complicada como a do CHT sem poder investir muito e com os safados que tem aqui na baixada.
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