RETENTOR DE OLEO DA CAIXA

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

RETENTOR DE OLEO DA CAIXA

Mensagempor hoffmeister » 12/Dez/2007 22:24

OLA COLEGAS, ALGUÉM SABERIA ME INFORMAR QUAL O RETENTOR QUE USO NO SUPERMINI/92, AQUELE DA CAIXA DE MUDANÇAS QUE VAI PARA O LADO DO CARDÃ. (g2) :lol:
SUPERMINI/93
hoffmeister
 
Mensagens: 35
Data de registro: 12/Dez/2007 21:35

Mensagempor cafb » 13/Dez/2007 07:14

Se não me engano é o do chevete
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: RETENTOR DE OLEO DA CAIXA

Mensagempor jamerico » 04/Ago/2012 14:49

Amigos do forum,

Pegando carona neste topico antigo, gostaria de saber qual o retentor que se usa na saida da caixa do Supermini (Caixa Argentina), pois seguindo a lista de peças equivalentes, comprei o do Chevette, mas foi um inferno para coloca-lo na caixa, e após, outro inferno para colocar o cardã, e para completar o serviço, continua vazando óleo.

Fui verificar as medidas do carro e do retentor do Chevette, reparei que não são compativeis, pois o diametro do eixo para o retentor do Chevette é 33 mm e a luva do cardã do meu carro tem 35 mm. O diametro interno do alojamento não consegui medir com precisão, mas está em torno dos 50 mm.

Alguem já conseguiu um retentor equivalente?

Se positivo por favor informem.

Um abraço a todos.

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: RETENTOR DE OLEO DA CAIXA

Mensagempor Izaias Junior » 04/Ago/2012 21:55

O retentor da luva da transmissão que pega na caixa de marcha é este que coloquei nete link:
http://br.groups.yahoo.com/group/gurgel ... 92397/view
Quanto relação da caixa do supermini é assim mesmo, já pensei até em substitui por uma de chevette Junior de cinco
marchas, só que tem que adaptar muita coisa.












O
Izaias Junior
 
Mensagens: 134
Data de registro: 28/Set/2008 11:32
Localização: Recife - Pernambuco

Re: RETENTOR DE OLEO DA CAIXA

Mensagempor jamerico » 05/Ago/2012 01:08

Izaias,

Eu já coloquei um retentor deste no meu carro, e continua vazando oleo. Verifiquei o diametro do eixo, ou seja da luva, e no caso do Supermini, este diametro é de 35 mm e não 33 mm como é especificado para o retentor.

Voce já aplicou este retentopr em seu SM e funcionou bem? Se positivo voce poderia me explicar como fez a montagem para não vazar?

Quanto a relação de marchas realmente o carro parece ter relação longa? Pois hoje observei que em terceira à 50 Km/h o motor está girando em 2500 rpm. Isto é normal para o SM?

Muito obrigado pelas informações.

Um grande abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: RETENTOR DE OLEO DA CAIXA

Mensagempor Izaias Junior » 05/Ago/2012 18:08

José Américo,

O mecânico colocou um retentor deste em meu Supermini e até hoje não deu vazamento. Se o seu está com vazamento pode ser duas coisas: ou a luva está com desgaste ou a espoleta (no fundo onde começa as hastes da cruzeta, aí eu enchi de resina de poliéster) da luva está vazando. Na cidade, se eu colocar a quarta marcha com sessenta e queira que ele continue com a mesma velocidade, ele vai trepidar. Só coloco a quarta marcha quando ele passa de 4000 giros, aí ele segura a velocidade que estava com menos giros. 50 km com 2.500 giros é o normal.

Izaias Junior
Izaias Junior
 
Mensagens: 134
Data de registro: 28/Set/2008 11:32
Localização: Recife - Pernambuco

Re: RETENTOR DE OLEO DA CAIXA

Mensagempor jamerico » 05/Ago/2012 22:18

Izaias,

Voce não tem ideia do quanto foram valiosas estas suas informações.

Quanto ao vazamento, eu mesmo fiz a limpeza do retentor em um dia, rodei com o carro e no dia seguinte verifiquei novamente. O que eu observei é que o vazamento vem exatamente entre o labio do guarda po do retentor e a luva do cardã. ou seja, o retentor não esta vedando.

Quanto ao acabamento da luva, ele está perfeito, não apresentando qualquer irregularidade.

Vou eu mesmo tentar trocar novamente o retentor e observar o comportamento.

Quanto a relação de marchas creio que se a relação fosse um pouco mais curta, ou seja que pudessemos usar as marchas mais altas em velocidades menores, o consumo seria melhor. Acho que o SM apresenta todas as marchas mais longas, pois sinto que quando partimos o carro em primeira, ele parece que está saindo em segunda, e muitas vezes em deslocamentos em baixa velocidade eu tenho de colocar primeira para o carro não trepidar. Creio que uma boa solução seja um diferencial mais reduzido, pois desta forma irá deslocar as relações finais de todas as marchas para uma relação mais reduzida, soltando mais um pouco o motor. Voce sabe se existe esta opção de deiferencial mais curto que possa ser usado no SM?

Por falar em consumo, voce tem ideia do consumo de seu carro? O meu eu ainda não tenho, pois somente na semana passada corrigi um vazamento no tanque e o enchi, devendo encher novamente nesta semana para verificar quantos Km ele fez por litro, mas pela posição do marcador acho que foi alto. Vou encher e medir.

Desde já agradeço a atenção

Um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: RETENTOR DE OLEO DA CAIXA

Mensagempor jamerico » 06/Ago/2012 12:44

Izaias,

Acabei de, eu mesmo, trocar o retentor da saida da caixa. Realmente deu um trabalho danado. Tive de esmerilhar a chapa externa do retentor, somente na borda, para facilitar a entrada no alojamento da caixa. Tambem tive de esmerilhar a borda de entrada da luva do cardã, pois estava muito dificil fazer com que ela entrasse no guarda pó do retentor.

Montei e andei em torno de uns 6 Km e não apareceu vazamento. Dei uma lavada por baixo do carro na região da saida da caixa para observar se o vazamento reaparece ou não.

Realmente na embalagem do retentor aparece referencia ao BR800 e o Supermini como aplicação do referido retentor.
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: RETENTOR DE OLEO DA CAIXA

Mensagempor Izaias Junior » 06/Ago/2012 21:52

Teria que limpar bem a peça e colocar um pouco de cola de silicone entre as paredes e o retentor onde irá vedar as imperfeições da peça para não haver vazamento.


Izaias Junior
Izaias Junior
 
Mensagens: 134
Data de registro: 28/Set/2008 11:32
Localização: Recife - Pernambuco

Re: RETENTOR DE OLEO DA CAIXA

Mensagempor jamerico » 08/Ago/2012 21:16

Amigo Izaias

Realmente o vazamento parou, bastou colocar o retentor com cuidado.

Muito obrigado pela dica do retentor pois me economizou muito tempo e tambem dinheiro.

Um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: RETENTOR DE OLEO DA CAIXA

Mensagempor Eder » 23/Out/2012 23:53

Também estou com problema, na página referente a peças equivalentes diz que o retentor do eixo piloto (lado do motor) da caixa de marchas é o Sabó 01833 BA (29,9 x 45 x 7mm), mas quando fui trocar, este não deu, ficou grande tanto na medida externa como na interna. Alguem já teve este problema? Sabem me dizer qual é o correto? Será que os superminis sairam com caixas com medidas de retentores diferentes?
Desde já agradeço a ajuda.
Eder
 
Mensagens: 3
Data de registro: 23/Out/2012 19:50

Re: RETENTOR DE OLEO DA CAIXA

Mensagempor Helio Neto » 26/Out/2012 17:01

É estranho, pois no catálogo da Sabó essa é a referência tanto para os BR800 e Supermini quanto para o Chevette e Maverick 4, que são exatamente os câmbios usados nos Gurgel. Alguém mais chegou a conferir isto?
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 256
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Re: RETENTOR DE OLEO DA CAIXA

Mensagempor jamerico » 28/Out/2012 14:15

Amigos,

Pelo que pude constatar quando da reforma parcial do meu SM, a caixa de marchas nao é de nenhum carro nacional.
Um dia procurando no Mercado Livre, vi um anunciante oferecendo a caixa do SM como da Volks só que argentina, e na época estava anunciando por R$ 1.500,00.
Desta forma. creio que seja necessário medir o alojamento(profundidade e diametro), o eixo e procurar em catálogo o retentor que tem estas medidas. Eu realmente não sei, pois quando trabalhei no meu carro, não foi preciso fazer a troca deste retentor.

Um abraço a todos.

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: RETENTOR DE OLEO DA CAIXA

Mensagempor Eder » 30/Out/2012 11:27

Obrigado colegas. Eu tirei as medidas do alojamento e do eixo e procurei no catálogo da sabó um que fosse nestas medidas (28x40x8 mm) e encontrei um que é o retentor da caixa de direção hidraulica Eixo partida:Alfa Romeo-2300 Fiat-JK2300 Yanmar-NS11 com Ref.02413-BRG. Comprei e estou esperando chegar, então vamos ver se dá certo.
Se poderem me ajudar em outra dúvida é a seguinte: Prciso dá um passe nas camisas e estou em dúvida a respeito do pistão a usar. No catálogo de peças equivalentes diz que é o do fusca 1600 a gasolina com referencia Metal Leve P 1312. No entanto procurando na internet achei o mesmo na loja Nafil, mas esta referencia é do fusca a alcool conforme podem observar no link http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=885. O do fusca 1600 a gasolina é o de referencia Metal Leve P 888 conforme mostra o link http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=4228. Sei que este assunto não é deste tópico, mas se poderem me responder ficaria grato.

Eder
Eder
 
Mensagens: 3
Data de registro: 23/Out/2012 19:50


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 17 visitantes