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ÁGUA NO ESCAPAMENTO
Enviado:
09/Out/2007 21:54
por Osnir Carvalho
Olá Amigos,
Como poderia resolver este problema?
Após duas semanas do motor está retificado e funcionando poucas vezes, notei que alguma
coisa estava errada, pois não é normal sair água pelo cano de descarga. O que poderá ser ? Cabeçote frouxo, não apertado com torquimetro e torque incorreto ou junta do cabeçote defeituosa?
Se alguem puder informar-me, ficarei grato.
Walter de Caraguatatuba SP, se puderes ajudar-me mais uma vez, agradeço.
Abraço a todos
Osnir RJ
Enviado:
10/Out/2007 12:07
por wwelzl
Olá Osnir
Provavelmente é vazamento de água pelo cabeçote.
Retire as velas e examine se elas estão molhadas com água.
Verifique se o nível da água do reservatório de compensação está baixando.
Verifique se o nível do óleo no cárter está subindo, e se o óleo está ficando da cor de café c/ leite.
Se qualquer das situações acima está ocorendo então o problema está na vedação do cabeçote.
Senão também pode ser gasolina com muito álcool (adulterada).
Boa sorte
Enviado:
10/Out/2007 22:24
por Osnir Carvalho
Amigo Walter,
Obrigado pelas dicas, mas posso já afirmar que o óleo está na côr normal, as velas estão secas, o combustível que está no tanque, tem uns 3 mêses ,porque estou fazendo uma geral no carro , quanto ao nível do radiador ou do reservatório, tenho notado quando abastecido, ele baixa um pouco ao deixar o motor funcionando e a água no final do silencioso não para de sair.
Vou retirar o abafador de descarga e verificar atravez das bengalas do coletor de descarga que são independentes de qual lado sai a água ,
detectado o problema, partirei para o cabeçote para e substituirei a junta OK!
Abraços,
Osnir Carvalho .RJ
Enviado:
11/Out/2007 08:14
por wwelzl
Osnir
Então verifique primeiramente o aperto das porcas do cabeçote e depois, se tirar o cabeçote, verifique se não precisa plainar o mesmo.
Boa sorte
Enviado:
11/Out/2007 22:56
por Osnir Carvalho
OK Walter!
Neste feriadão, estarei pintando o carro e logo que possa, examinarei com cuidado o aperto do cabeçote como recomendado. Caso não resolva , então desmontarei-o para uma avaliação melhor.
Obrigado mais uma vez, ti darei retorno mais tarde do problema.
Tenhas um bom feriado,
Abç., Osnir carvalho - RJ
Enviado:
22/Out/2007 19:46
por Osnir Carvalho
Olá Amigos,
Como combinado, estou retornando com o assunto conforme orientação do amigo Walter de Caraguatatuba , e por sinal sua ajuda deu certo.
Pois bem Walter, reapertei o cabeçote e o problema acabou.
Deveria ser acomodação da junta, como não apertei o suficiente e deveria reaperta-lo após aquecimento do motor , tive esta surprêsa.
Quanto a pintura do carro, ficou ótima, pintei com "PU" e recomendo a todos.
Abraço,
Osnir Carvalho - RJ
Enviado:
24/Out/2007 07:33
por wwelzl
Osnir
Depois mandarei a Nota Fiscal do serviço...
Sempre use torquimetro, principalmente no cabeçote!
Enviado:
24/Out/2007 09:31
por Osnir Carvalho
OK Walter!
Obrigado
Como vou pagar em 10 vêzes no cartão e sem juros, não tem problema.
Aproveitando, dá para embutir nesta nota fiscal, mais uma dúvida?
Seria o segunte: Todos os carros normais no sistema de refrigeração do radiador, a ventoinha tem a finalidade de soprar o ar em cima do radiador para refrigera-lo, positivo?. No meu gurgel, descobri por acaso que o ar é aspirado de dentro para fora da grade do carro, achei estranho e inverti o fio. Mesmo assim, o ar que é aspirado e jogado em cima do radiador para refrigerá-lo, não é suficiente pela perda que é retornado e jogado para frente da grade do carro. Isto é normal com a ventoinha original dele?
Abraço,
Osnir Carvalho RJ
Enviado:
24/Out/2007 11:48
por Helio Neto
Osnir,
sempre, em qualquer caso que seja, o ar movido pela ventoinha tem que seguir o mesmo sentido do ar que passa naturalmente pelo radiador com o carro em movimento. Sempre o ar frio de fora vai para dentro, se você jogar o ar quente de dentro sobre o radiador ele vai virar um aquecedor e não um radiador. Falar que a ventoinha sopra ou aspira, puxa ou empurra, é relativo pois vai depender dela estar na frente ou atrás do radiador.
Nos motores 800 mais antigos a ventoinha ficava na frente do radiador e "empurrava" o ar nele, depois passou a ser atrás e "puxar" o ar. Para saber se a direção está certa você precisa comprovar visualmente ou pelo tato o sentido em que a hélice gira, pois se tentar só "sentir" o fluxo de ar fica impossível exatamente pelo que você comentou: nos modelos onde a ventoinha fica na frente e "sopra", metade do ar passa pelo radiador e metade volta para a frente. Isto é normal nele, mas não deve ser muito eficiente, tanto que depois a posição foi alterada.
Enviado:
24/Out/2007 20:25
por wwelzl
Osnir
Se a sua ventoinha for na frente do radiador, tem que soprar para o radiador; se for atrás do radiador, tem que aspirar.
Conforme o Hélio falou...
Enviado:
26/Out/2007 20:42
por Osnir Carvalho
Amigos,
Vocês acabaram de tirar minha dúvida, pois a ventoinha do meu BR 800, fica localizada na frente e sopra em cima do radiador, aonde realmente metade do ar passa pelo radiador e a outra metade retorna para frente conforme orientação do Hélio.
Com isso, minha dúvida acaba, estarei a disposição para ajudá-los.
Obrigado aos amigos, Walter e Hélio.
Abraços,
Osnir Carvalho - RJ
APERTO DO CABEÇOTE
Enviado:
07/Nov/2007 21:21
por evilasio cardoso
Enviado:
08/Nov/2007 06:35
por wwelzl
Enviado:
08/Nov/2007 08:10
por evilasio cardoso
Re: APERTO DO CABEÇOTE
Enviado:
23/Ago/2010 18:20
por blogadesivo