Mecanica Vw a ar no Br 800

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Mecanica Vw a ar no Br 800

Mensagempor HOT_62 » 06/Dez/2005 21:14

Olá Pessoal,

Sou o mais novo integrante do Forum. Já participo da lista do Yahoo.

Bom, minha duvida é a seguinte, como é feita a adaptação do motor a ar do fusca nos BR800? A caixa seca é a mesma? a Embreagem tb?? Como é que fica isso?

Já vi muitos Br800 com mecanica Vw a ar...

[]s
Estevam Cavazin
HOT_62

Data de registro: 06/Dez/2005 21:08

Mensagempor HOT_62 » 11/Dez/2005 11:43

Alguém pode me ajudar ??
HOT_62

Mensagempor fernando xavier » 11/Dez/2005 18:57

Prezado Hot:
Sugiro que vc leia com muito cuidado a opinião do nosso colega Manuel
à respeito da troca do motor do BR 800, a qual transcrevo abaixo:

Troca de motor
(BR-800 & Supermini)

--------------------------------------------------------------------------------

Tenho visto alguns casos, que eu considero absurdos, onde o motor Gurgel é substituído por outro, geralmente o motor Fusca. Eu recomendo que isto não deva ser feito em hipótese alguma.

Motivos principais:

O motor Gurgel, por motivos de projeto, é fixado como um pêndulo, ou seja, ele não fica apoiado no chassi como nos outros carros, mas pendurado por um ponto central da estrutura apropriado.

O motor Fusca é bem mais pesado, visto ter quatro cilindros, por isso o centro de gravidade é deslocado para a frente, e não deve ser esquecido que o Gurgel tem tração traseira, logo a estabilidade fica completamente comprometida, além de beberrão.

O motor Fusca é de tecnologia ultrapassada há muitos anos, longe de poder ser comparado ao motor Gurgel.
Fui proprietário de um BR800 branco ano 91, ainda do tempo do sorteios, que mantive por muitos anos e atualmente tenho um Supermini 92 branco, que também comprei da Gurgel novo. Moro em Ribeirão Pires SP.

Agradeço a divulgação e a oportunidade que me foi dada.

Parabéns pela iniciativa

Manuel da Silva Gomes
fernando xavier

Data de registro: 05/Dez/2005 20:18

Adaptação do motor VW a ar

Mensagempor Fernando João » 12/Dez/2005 01:12

Amigo,

Facilmente qualquer mecânico arranca o motor Enertron e coloca um motor VW a ar no lugar. É fácil fácil...
Porém, dependendo do capricho do mecânico, o capô pode ou não fechar por dentro. É comum ver BR-800 com motor VW a ar com travas laterais (tipo Jeep) pra manter o capô fechado.
Parece que, se a capa seca for gasta, o motor se adequa com mais facilidade. Dizem - é sempre bom confirmar - que o motor do Gol chaleira se adapta mais facilmente além de ser projetado para refrigerar-se pela frente.
Um exemplo de uma boa adaptação de motor VW a ar é o BR-800 do Sr. Itauri, que participa desse fórum. Não tive a oportunidade de ver o carro dele pessoalmente, somente por fotos, mas segundo o proprietário o capô fecha direitinho, a suspensão não foi prejudicada com a adaptação e a manutenção é praticamente zero: só trocar óleo e colocar gasolina. :D

Imagem Imagem

Para ver essas e outras fotos do BR-800 do Itauri, clique aqui

Sobre o texto do Sr. Manuel da Silva Gomes, uma pequena correção: Nem todos os BR-800 tem motor pendular. O meu BR-800 é 1990 e não utilizava esse sistema. Creio que a Gurgel tenha adotado a fixação pendular em 1991.

Eu substitui o motor original do meu BR-800 por um motor VW AE (Ford CHT). Mas nesse caso, a adaptação é um pouco mais complicada...
Editado pela última vez por Fernando João em 02/Jun/2008 02:47, num total de 1 vezes
Fernando João
São José/SC
Ragge California 1989
Fernando João
Administrador

Data de registro: 04/Out/2005 10:01

Mensagempor HOT_62 » 12/Dez/2005 06:41

fernando xavier escreveu:Prezado Hot:
Sugiro que vc leia com muito cuidado a opinião do nosso colega Manuel
à respeito da troca do motor do BR 800, a qual transcrevo abaixo:

Troca de motor
(BR-800 & Supermini)

--------------------------------------------------------------------------------

Tenho visto alguns casos, que eu considero absurdos, onde o motor Gurgel é substituído por outro, geralmente o motor Fusca. Eu recomendo que isto não deva ser feito em hipótese alguma.

Motivos principais:

O motor Gurgel, por motivos de projeto, é fixado como um pêndulo, ou seja, ele não fica apoiado no chassi como nos outros carros, mas pendurado por um ponto central da estrutura apropriado.

O motor Fusca é bem mais pesado, visto ter quatro cilindros, por isso o centro de gravidade é deslocado para a frente, e não deve ser esquecido que o Gurgel tem tração traseira, logo a estabilidade fica completamente comprometida, além de beberrão.

O motor Fusca é de tecnologia ultrapassada há muitos anos, longe de poder ser comparado ao motor Gurgel.
Fui proprietário de um BR800 branco ano 91, ainda do tempo do sorteios, que mantive por muitos anos e atualmente tenho um Supermini 92 branco, que também comprei da Gurgel novo. Moro em Ribeirão Pires SP.

Agradeço a divulgação e a oportunidade que me foi dada.

Parabéns pela iniciativa

Manuel da Silva Gomes

Valeu Fernando,

Eu já havia lido esse texto a respeito da adaptação, estou disposto a fazer todo e qualquer reforço na estrutura original do carro para que o mesmo suporte o motor de no minimo 250cvs. Eu manteria o motor original, mas sei que é impossivel conseguir essa potencia no Enertron.

Por isso optei pela troca pelo motor a ar, o mesmo é bem mais leve que qualquer outro motor (inclusive o AE), Não tem necessidade de radiadores, e reservatorios de agua e é um motor que eu conheço bem.

O carro será usado apenas em pista, sendo rebocado até ela.

[]s
Estevam
HOT_62

Re: Adaptação do motor VW a ar

Mensagempor HOT_62 » 12/Dez/2005 06:50

Fernando João escreveu:Amigo,

Facilmente qualquer mecânico arranca o motor Enertron e coloca um motor VW a ar no lugar. É fácil fácil...
Porém, dependendo do capricho do mecânico, o capô pode ou não fechar por dentro. É comum ver BR-800 com motor VW a ar com travas laterais (tipo Jeep) pra manter o capô fechado.
Parece que, se a capa seca for gasta, o motor se adequa com mais facilidade. Dizem - é sempre bom confirmar - que o motor do Gol chaleira se adapta mais facilmente além de ser projetado para refrigerar-se pela frente.
Um exemplo de uma boa adaptação de motor VW a ar é o BR-800 do Sr. Itauri, que participa desse fórum. Não tive a oportunidade de ver o carro dele pessoalmente, somente por fotos, mas segundo o proprietário o capô fecha direitinho, a suspensão não foi prejudicada com a adaptação e a manutenção é praticamente zero: só trocar óleo e colocar gasolina. :D

Imagem Imagem

Para ver essas e outras fotos do BR-800 do Itauri, clique aqui

Sobre o texto do Sr. Manuel da Silva Gomes, uma pequena correção: Nem todos os BR-800 tem motor pendular. O meu BR-800 é 1990 e não utilizava esse sistema. Creio que a Gurgel tenha adotado a fixação pendular em 1991.

Eu substitui o motor original do meu BR-800 por um motor VW AE (Ford CHT). Mas nesse caso, a adaptação é um pouco mais complicada...

Olá Fernando,

Muito interessante, não é feita nenhuma alteração na caixa seca?

[]s
Estevam
HOT_62

Mensagempor ThiagoGasb » 13/Dez/2005 23:10

eu prefiro motor original
Imagem
ThiagoGasb

Data de registro: 24/Nov/2005 23:36

Mensagempor HOT_62 » 14/Dez/2005 06:11

ThiagoGasb escreveu:eu prefiro motor original

Thiago,

Meu caso nem é muita questão de preferencia, não tem como tirar no minimo 250cvs do motor Enertron de apenas 800cc, por isso irei trocar por um a ar. :D

Mudando um pouco de assunto, nesse Gurgel da sua foto, vc já viu o trabaho que vc vai ter pra enfiar essas rodas pra dentro dos paralamas? Na frente pega na torre de suspensão e na traseira pega no amortecedor... :(

Mas gostei da pintura, o meu será preto inteiro com os parachoques prata e filetes laranjas.

[]s
Estevam
HOT_62

Mensagempor ThiagoGasb » 17/Dez/2005 21:24

HOT_62 escreveu:
ThiagoGasb escreveu:eu prefiro motor original

Thiago,

Meu caso nem é muita questão de preferencia, não tem como tirar no minimo 250cvs do motor Enertron de apenas 800cc, por isso irei trocar por um a ar. :D

Mudando um pouco de assunto, nesse Gurgel da sua foto, vc já viu o trabaho que vc vai ter pra enfiar essas rodas pra dentro dos paralamas? Na frente pega na torre de suspensão e na traseira pega no amortecedor... :(

Mas gostei da pintura, o meu será preto inteiro com os parachoques prata e filetes laranjas.

[]s
Estevam

rodas desse tamanho nao dá o maximo é 17 e cabe forçado o ideal é o aro 16 no maximo no br o da minha assinatura deve tá no aro 19
Imagem
ThiagoGasb

Data de registro: 24/Nov/2005 23:36

Mensagempor wolfsama » 23/Dez/2005 09:50

Caros amigos sou novo no forum e gostaria de salientar umas duvidas.. tenho um br800 que o motor foi pro espaço uma loja especializada em gurgel aqui de curitiba disse q vai sair uma nota pra consertar por isso tinha interesse de por um motor de fusca ou do gol a ar nele... alguem teria um how-to de como fazer essa adaptação??? tendo em vista q se naum for muito complicado farei eu mesmo em casa....

o q seria melhor o do fusca 1600 ou o do golbx??

alguem tem o contato do senhor Itauri?? (Desculpe se errei o nome) desde ja agradeço
Wolfsama
wolfsama

Data de registro: 23/Dez/2005 09:47

Mensagempor HOT_62 » 23/Dez/2005 10:02

wolfsama escreveu:Caros amigos sou novo no forum e gostaria de salientar umas duvidas.. tenho um br800 que o motor foi pro espaço uma loja especializada em gurgel aqui de curitiba disse q vai sair uma nota pra consertar por isso tinha interesse de por um motor de fusca ou do gol a ar nele... alguem teria um how-to de como fazer essa adaptação??? tendo em vista q se naum for muito complicado farei eu mesmo em casa....

alguem tem o contato do senhor Itauri?? (Desculpe se errei o nome) desde ja agradeço

O motor do fusca e Gol Bx, são basicamente os mesmo, só muda a ventoinha, a vantagem de se coloca a do gol é que por ser mais baixa, não precisa de retrabalho no capo, alem de já ser projetada pra ser colocada na frente.

Eu estava vendo, a parte mais complicada é a adaptação do cabo do acelerador.

Mas eu não tenho detalhes a respeito da furação da caixa seca, o que tem que mudar pra adaptar o motor no cambio. Essa é minha duvida.

[]s
Estevam
HOT_62

Mensagempor bluesky » 23/Dez/2005 20:21

HOT_62 escreveu:
wolfsama escreveu:Caros amigos sou novo no forum e gostaria de salientar umas duvidas.. tenho um br800 que o motor foi pro espaço uma loja especializada em gurgel aqui de curitiba disse q vai sair uma nota pra consertar por isso tinha interesse de por um motor de fusca ou do gol a ar nele... alguem teria um how-to de como fazer essa adaptação??? tendo em vista q se naum for muito complicado farei eu mesmo em casa....

O motor do fusca e Gol Bx, são basicamente os mesmo, só muda a ventoinha, a vantagem de se coloca a do gol é que por ser mais baixa, não precisa de retrabalho no capo, alem de já ser projetada pra ser colocada na frente.

Eu estava vendo, a parte mais complicada é a adaptação do cabo do acelerador.

Mas eu não tenho detalhes a respeito da furação da caixa seca, o que tem que mudar pra adaptar o motor no cambio. Essa é minha duvida.

[]s
Estevam

Ola Estevam!

Sobre a adaptacao do motor a ar do gol Bx, se tiver qualquer novidade, por favor poste no forum. Andei olhando umas materias sobre o bx...
Realmente como vc havia mandado em mail para a lista parece ser uma boa alternativa.

[]s

Cardoso
Alex Cardoso

"Gurgel: ame-o ou deixe-o."
==============================
BR-1500 SL 91 Vermelho
==============================
bluesky

Data de registro: 25/Out/2005 16:43

Mensagempor danielcaldeira » 30/Dez/2005 14:04

Wolfsama,
No seu caso, acho que sai mais barato consertar o Enertron... imagina que vc vai ter que comprar um motor a ar, dar um trato nele e depois adaptar...
"ficar uma nota" é muito relativo... qdo mecanico fala isso, vc nao deve acreditar muito nao... geralmente eles querem é serviço!
Vc vai gastar no maximo 1200 reais pra fazer o Enertron inteiro (trocando todas as peças internas por novas, retifica de tudo, etc etc...) Se nao estiver tao ruim, e vc quizer fazer tudo, acredito que com uns 800 conto já resolve... e vc vai ter um carro mais economico, original e tudo mais...
No caso do Estevam ele é maluco! (huahahuaha) Ele ta fazendo um Br de arrancada, por isso o motor a ar, que tem muito mais opções de preparação... e ele nao vai precisar muito de estabilidade, ja que vai andar só em linha reta...
Daniel Eduardo Caldeira
Br 800 89
danielcaldeira

Data de registro: 23/Out/2005 12:45

Mensagempor HOT_62 » 30/Dez/2005 14:17

danielcaldeira escreveu:
No caso do Estevam ele é maluco! (huahahuaha) Ele ta fazendo um Br de arrancada, por isso o motor a ar, que tem muito mais opções de preparação... e ele nao vai precisar muito de estabilidade, ja que vai andar só em linha reta...

No caso eu sou Maluco é? KKKKKK :D

Mas vou ter problemas de estabilidade sim, mudarei toda a geometria de suspensão dianteria e traseira do carrinho, não vai ser facil mante-lo em linha reta a mais de 180...

:D

[]s
Estevam
Abraços,
Estevam Cavazin

BR 800 - Projeto na prancheta - www.br800.kit.net
Vw Sedan 1962 - Motor 1600 dupla, comando e cabeçotes...
Vw Kombi Deluxe 1973 - Original em restauração...
Imagem
HOT_62

Mensagempor danielcaldeira » 29/Jan/2006 17:53

Estevam, acho que tinha que ter uma parte do site dedicada ao seu projeto... pra vc ir colocando fotos e contando as novidades!

Alguns anos atras tinha um colega da lista do Opala que disse que trabalhou um tempo na Gurgel, e que tinha uma versão conceitual do Br800 com um motor Enertron envenenado... qdo estavam fazendo o teste de velocidade maxima o vidro traseiro estourou proximo a 190km/h... e o carro perdeu o controle... então nunca souberam a velocidade maxima daquele projeto insano... pelo que ele disse tinha dupla carburação e mudanças no cabeçote...
Pena que perdi o contato com ele... ele vendeu o Opala SS6 74 branco impecavel e saiu da lista...

Daniel Ed Caldeira
Daniel Eduardo Caldeira
Br 800 89
danielcaldeira

Data de registro: 23/Out/2005 12:45

Próximo

Retornar para Mecânica em geral