Regulagem ponto do motor

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Regulagem ponto do motor

Mensagempor Osnir Carvalho » 29/Jul/2007 13:30

Olá Amigos,

Sou mais um proprietario de um caidinho BR 800 ano 90/90, e gostaria de saber como colocar o motor no ponto, o mesmo bate pino em todas as marchas o que não acontecia antes. Poderá ser da gasolina?
Outra coisa é um toque,toque,toque, que o motor tem quando ligado,a frio ou quente o barulho permanece, não é biela ! o que poderá ser?

Se alguém puder orientar-me o que fazer, ficaria grato.

Abraços, Osnir
Osnir Carvalho
 
Mensagens: 9
Data de registro: 08/Jun/2007 20:48

Mensagempor wwelzl » 31/Jul/2007 08:29

Osnir

O motor Enertron não possui regulagem de ponto.
Verifique se no volante do motor existem os dois imãs, e se não estão quebrados.
Verifique a distância entre o sensor de rotação e os imãs, deve estar entre 0,6mm e 1,0mm.
Experimente inverter os fios do sensor de rotação. Existe um conector localizado atrás/debaixo do porta luvas. São três fios: massa(blindagem do cabo) e mais dois, inverta a ligação destes dois e veja se melhora.
Quanto ao barulho, pode ser a corrente de acionamento do eixo de comando de válvulas que está frouxa, existe um parafuso com contra-porca na lateral da tampa frontal do motor para regulagem do esticador da corrente; com o motor em funcionamento (cuidado com a correia) vá apertando este parafuso e veja se o barulho diminue.
Walter
Caraguatatuba/SP
wwelzl
Mecânico Gurgel
Mecânico Gurgel
 
Mensagens: 250
Data de registro: 21/Out/2005 07:58
Localização: Caraguatatuba/SP

Re: Regulagem ponto do motor

Mensagempor Helio Neto » 31/Jul/2007 15:18

Osnir,
veja também se a mangueirinha de vácuo do avanço que vai ligada atrás do carburador não está solta ou vazando, não sei por que mas isso é muito comum. Se não for o que o Walter disse, deve ser entrada de ar ou sujeira no carburador, ou a gasolina.
O meu também ficou com um toquetoque uma época, depois descobri que era o rolamento da embreagem que não tinha sido preso certo no garfo quando troquei a embreagem num "mexânico", e ficava batendo.

[]'s Helio Neto
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 256
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Regulagem de motor

Mensagempor Osnir Carvalho » 01/Ago/2007 22:17

Prezados amigos Walter e Helio Neto,

Obrigado pela ajuda, pois estou adquirindo algum conhecimento na manutenção deste carrinho, atravez das dicas que vocês nos dão quando são levantados problemas pelos proprietarios.

Informo que o problema de ponto (bater pino) já consegui resolver sabem o que era? O carro fica guardado na casa de meu pai e sábado pasado peguei o mesmo para dar uma geral no posto de lavagem quando apresentou o problema.
Segunda feira tornei a estudar de onde poderia ser a causa, descobri que o carro tinha vazado a água toda do radiador pela bomba d' água e o reservatório permanecia cheio. Como poderia adivinhar que o radiador estava seco, se a bomba estava perfeita anteriormente e não apresentava vestígio algum de água no chão. Quase fundi o motor do carro!

Quanto ao toquetoquetoque, vou regular a tensão da correia e posteriormente os avisarei.

Muito obrigado, ficarei devendo essa.

Abraços,

Osnir Carvalho
BR800 - 90/90
Osnir Carvalho
 
Mensagens: 9
Data de registro: 08/Jun/2007 20:48

Mensagempor wwelzl » 02/Ago/2007 08:07

Osnir

Então vc precisa trocar o selo da bomba d'água, que deve ter enferrujado a mola e o assento. E não esqueça de sempre adicionar aditivo na água do radiador. Troque também a tampa do radiador (se o seu tiver) e a mangueira que vai do reservatório para o radiador deve estar entupida.
O BR800 não é como os carros atuais, requer uma verificação periódica dos níveis de água e óleo, acostume-se a isto.
Walter
Caraguatatuba/SP
wwelzl
Mecânico Gurgel
Mecânico Gurgel
 
Mensagens: 250
Data de registro: 21/Out/2005 07:58
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagempor Osnir Carvalho » 03/Ago/2007 21:38

Walter,

Quero informar que eu estava tão ... que retirei logo o motor para fazer uma revisão total nele .

Quanto ao sêlo mecânico da bomba, eu já os troquei, que custou R$ 20,00 com a cerâmica (completo e em aço inox), o aditivo para o radiador, eu costumo usar o PARAFUL.

A tampa do radiador já tinha sido trocado, pois a antiga, estava toda enferrujada e com a gaxeta de vedação deteriorada.

Referente a mangeira do reservatório de água, está desobestruida.

Éh, como você falou! tenho que me acostumar e toda vêz fazer o CHECK LISTEN.

Obs. Ao retirar o motor, descobri que os calços (CARRETEL DE BORRACHA) que sustentam a caixa /motor, estavam quebrados e que na LISTA DE PEÇAS E EQUIVALENTES, você não encontra ,vai uma dica, sabe de qual carro que se adapta perfeitamente, a do OPALA 4 CILINDROS ANTIGO, no Rio de janeiro paguei pela marca AXUS R$30,00 (cada), a inferior custa R$ 12,00 (cada).

Mais uma vêz, grato pela ajuda.
Osnir Carvalho
 
Mensagens: 9
Data de registro: 08/Jun/2007 20:48


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 33 visitantes

cron