trocar Diferencia e caixa

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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trocar Diferencia e caixa

Mensagempor maxwellsothero » 13/Abr/2007 01:25

caros amigo, vi neste site, http://www.freewebs.com/gurgel800/diferencialecmbio.htm, um troca sugestiva para o br-800, isso traria realmente vantagem??????? algume poderia me explicar sobre este tal deste alongamento, estou em salvador, e tenho como conseguir estas peças por um preço bem em conta, se isso for verdade, gostaria de mudar a configuração do meu br-800 para ficar mais economico

abraços e espero suas respostas
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Mensagempor Fernando João » 14/Abr/2007 15:37

maxwellsothero,

Essa alteração só é recomendada caso teu Gurgel utilize um motor diferente do original (de maior potência).
Por exemplo: Quem adaptou um motor de Fusca no Gurgel sente que ele fica muito "amarrado" e isso se deve ao fato do motor de Fusca girar menos que um Enertron. Além disso, a caixa do Fusca é mais longa que a caixa do BR-800/Supermini, portanto, um BR-800/Supermini com motor de Fusca anda menos que um Fusca (considerando a mesma rotação do motor).
Então, para se aproveitar melhor a força do motor é necessário alongar o câmbio - pode-se trocar a caixa ou trocar o conjunto coroa/pinhão (sugerido no link).
Alongando o câmbio de um Gurgel original (trocando coroa/pinhão), provavelmente na cidade andarias a uma marcha mais baixa que usas atualmente e isso, ao meu ver, não te traria vantagem nenhuma. Além disso, o carro ficaria mais lento para as arrancadas.
Fernando João
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Mensagempor maxwellsothero » 14/Abr/2007 22:04

mais se no caso, eu coloca-se um motor cht de escorte hobby, 1.0 , o que eu poderia fazer pro carro ficar bom, pra ficar economico, e forte?????????
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Mensagempor Fernando João » 18/Abr/2007 00:13

maxwellsothero,

No caso de instalares um motor CHT 1.0 podes alongar o diferencial e/ou trocar a caixa (de 4 para 5 marchas). Resta saber se essa troca não prejudicaria o desempenho do carro.

Segundo a Revista 4 Rodas (nº 400 - novembro de 1993), o Escort Hobby 1.0 tem 50cv (quase 60% a mais de potência que um Enertron).

É por este motivo que sentimos a necessidade de alongar o câmbio. O giro subirá rapidamente mas a velocidade final é limitada pela caixa de marchas/diferencial.

Eu costumo me basear em cálculos matemáticos e penso da seguinte forma: Tomando por base um Escort Hobby 1.0 com câmbio e transmissão originais, tento aproximar a relação final de transmissão do Gurgel com a relação do Escort Hobby.

O Escort Hobby tem as seguintes relações de transmissão (Revista 4 Rodas - nº 400 - novembro de 1993):

1a - 4,20:1
2a - 2,23:1
3a - 1,52:1
4a - 1,12:1
5a - 0,93:1
diferencial - 4,56:1

Rotações a 100km/h em 5a marcha: 4000 rpm

É a primeira vez que comparo dados do Escort Hobby 1.0 com um BR-800. Achei interessante que a 4000 rpm o Escort Hobby anda a 100km/h (em 5a) e o Gurgel BR-800 anda a 100km/h também (em 4a).

Matematicamente falando, não haveria necessidade de trocar o câmbio nem mexer no diferencial, pois um BR-800 em 4a marcha anda o mesmo que um Escort Hobby 1.0 em 5a marcha (rotação x velocidade).

Talvez uma alteração "leve" que poderia ser feita é de alongar "só um pouquinho" o diferencial do BR-800, usando por exemplo, um conjunto coroa/pinhão de Chevette 1.6, que é "um pouquinho" mais longo. Nesse caso, um BR-800 a 4000 rpm andaria a 110km/h.
Os cálculos só levam em conta a relação de transmissão, mas vale lembrar que um BR-800 tem 200km a menos que um Escort Hobby.

Portanto, a sugestão do link de alongar o câmbio usando a relação do Chevette Automático ou Opala (3,45), no meu ver, não seria recomendada, pois o câmbio ficaria longo demais para um motor 1.0.
Se mesmo assim achares necessário alongar o câmbio, no meu entender seria melhor manter o diferencial original e substituir a caixa de marchas por uma de Chevette 1.6 (com 5 marchas). Pode ser um pouco mais complicado mecanicamente falando, mas tens "mais marchas" para trabalhar...

Sugestão: Se a idéia é por um CHT 1.0, podes optar por um AE-1000 dos primeiros Gol Bola, que tem injeção monoponto.

No meu caso, que instalei um motor AE-1600, vejo que há necessidade de alongar o diferencial e trocar a caixa de marchas.
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Mensagempor jacques » 28/Abr/2007 18:42

(g2)OLÁ AMIGO JÁ Q ESTÁS NA BAHIA ESTOU AQI EM MACEIÓ PODERIA CHECAR QTO SAIRIA A COROA EO PINHÃO DO CHEVETTE ALONGADO SE NÃO TE INTERESSARES POIS UM AMIGO ESTÁ PRECISANDO.UM ABRAÇO.JACQUES.jacquesbarcelos@inteligweb.com.br.
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