por LeonardoL » 29/Ago/2010 18:03
Senhores,
Para fazer juz à minha mensagem anterior, abri o motor faz algumas semanas e constatei que:
1) O motor já está na segunda retífica. Ou seja, 35mil km só no odômetro mesmo. Provavelmente o velocímetro foi trocado alguma vez, ou foi zerado.
2) Há algumas partes internas do bloco, especialmente perto do virabrequim e da bomba d'água com arranhões e lascados diversos. Pode ser que se tenha feito uso de ferramentas de alta precisão (martelo, marreta) para fins diversos, como instalar a engrenagem de comando no virabrequim.
3) O virabrequim original é forjado.
Ou seja, a quebra com certeza foi causada por alguém que meteu a mão no motor sem o devido cuidado.
Como a maioria dos colegas também relata que o problema ocorreu apenas após o motor ser aberto, o problema das quebras do virabrequim provavelmente está naquela outra "pecinha" mesmo (aquela que fica logo atrás da chave de boca). Prova disso é a quantidade de veículos rodando com o virabrequim original por décadas, e que após uma retífica/manutenção maior apresenta a quebra.
Bom, e por enquanto, é isso!
Gurgel Supermini 93