É minha primeira consulta ao forum, que tenho acompanhado em off por algum tempo, um abraço para todos!
Um amigo meu, que tem um BR-800 ano 1991 me "convidou" para resolver um problema para êle:
relato do proprietário: O carro já estava andando falhando por algum tempo e seguiu usando assim, algum tempo depois começou a vazar água atravez daquele furinho em baixo da bomba dágua e alguem disse para ele tapar o furinho, o que ele fez. Depois começou a aparecer uma borra, parece um musse, de água e óleo no carburador, mas continuou andando assim mesmo. Dias atraz após alguns quilometros de sua casa, o escapamento começou a sair muita fumaça, de uma vez, e o carro à perder potência. Ele desligou imediatamente e voltou rebocado para casa.
Retirei as tampas dos cabeçotes e saiu muita agua c/ óleo, uma cachoeira, o que fazer nessa parte específica? devo trocar os vedadores das válvulas ?
Ao mover o eixo do motor, manualmente, notei que os pistões andam livremente, não trancou o motor.
Retirei os cabeçotes e os cilindros com as camisas e essa borra por todo canto, estou tentando lavar o motor por dentro, por cima e por baixo para retirar tudo, desmontei o coletor, retirei a válvula de alívio do carter, tudo cheio de borra. O filtro de óleo ele nunca tinha trocado, parecia original !!!
No momento já está tudo limpo, comprei o jogo de juntas, o retentor da bomba dágua e as capas das varetas dos tuchos.
Não encontrei nas juntas indícios de problemas com elas mas pergunto, como se apresentam as juntas que não estão boas?
Será que a falha desse retentor da bomba dágua poderia causar esse problema todo ou pode ser outro problema, qual?
Como saber se as falhas foram nas camisas?
um abraço
eduinn/rj