Motor fumaçou, e aí ?

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Motor fumaçou, e aí ?

Mensagempor eduardo ferreira inniger » 20/Mai/2006 12:13

É minha primeira consulta ao forum, que tenho acompanhado em off por algum tempo, um abraço para todos!

Um amigo meu, que tem um BR-800 ano 1991 me "convidou" para resolver um problema para êle:

relato do proprietário: O carro já estava andando falhando por algum tempo e seguiu usando assim, algum tempo depois começou a vazar água atravez daquele furinho em baixo da bomba dágua e alguem disse para ele tapar o furinho, o que ele fez. Depois começou a aparecer uma borra, parece um musse, de água e óleo no carburador, mas continuou andando assim mesmo. Dias atraz após alguns quilometros de sua casa, o escapamento começou a sair muita fumaça, de uma vez, e o carro à perder potência. Ele desligou imediatamente e voltou rebocado para casa.

Retirei as tampas dos cabeçotes e saiu muita agua c/ óleo, uma cachoeira, o que fazer nessa parte específica? devo trocar os vedadores das válvulas ?

Ao mover o eixo do motor, manualmente, notei que os pistões andam livremente, não trancou o motor.

Retirei os cabeçotes e os cilindros com as camisas e essa borra por todo canto, estou tentando lavar o motor por dentro, por cima e por baixo para retirar tudo, desmontei o coletor, retirei a válvula de alívio do carter, tudo cheio de borra. O filtro de óleo ele nunca tinha trocado, parecia original !!!

No momento já está tudo limpo, comprei o jogo de juntas, o retentor da bomba dágua e as capas das varetas dos tuchos.

Não encontrei nas juntas indícios de problemas com elas mas pergunto, como se apresentam as juntas que não estão boas?

Será que a falha desse retentor da bomba dágua poderia causar esse problema todo ou pode ser outro problema, qual?

Como saber se as falhas foram nas camisas?

um abraço

eduinn/rj
eduardo ferreira inniger
 
Mensagens: 4
Data de registro: 20/Mai/2006 08:31

Mensagempor fernando xavier » 20/Mai/2006 22:09

Pelo ocorrido, foi um sucessão de falhas.
O motor Enertron é muito robusto, mas o básico de manutenção deve ser observado.
O selo do rotor da bomba dágua deve ter quebrado fazendo com que a mesma (agua) penetrasse no motor e contaminando o óleo.
A sorte deste seu colega foi não ter dado calço hidráulico....
Qualquer vazamento no motor deve ser observado com atenção - òleo ou água.
A troca do filtro de óleo deve ser efetuada sempre entre duas de óleo
As juntas do cabeçote voce terá que comprar novas porque depois de tiradas elas não servem mais.
Procure verificar preços de peças com a SOS Gurgel que o atendimento é muito bom.
Um abraço:
Fernando Xavier - Mirassol SP
p.s. peça para este seu colega cuidar melhor do "bichinho".
fernando xavier
 
Mensagens: 53
Data de registro: 05/Dez/2005 20:18
Localização: mirassol sp

Mensagempor wwelzl » 21/Mai/2006 09:02

Aquele furinho, embaixo da bomba dágua, serve justamente para vazar a água quando o selo da bomba não está mais vedando.
Quando começa a vazar água por este furo é necessário efetuar a troca do selo da bomba, que é um serviço fácil, rápido e barato.
Quando aquele furo foi tampado, seguindo o conselho de um energumeno, fez com que a água adentrase ao cárter através do retentor de óleo do eixo do comando, consequentemente o nível do óleo (que não era mais óleo, mas sim uma mistura de óleo com água tipo café c/ leite) foi subindo até que começou a adentrar nos cilindros, oque por sorte não causou o calço hidráulico, mas com certeza chegou a danificar as bronzinas.

Aconselho a abertura (desmontagem) completa do motor para a troca das bronzinas, tanto dos mancais do virabrequim quanto das bielas, e para exame do estado do virabrequim (talvez precise de retífica), examinar também o estado das camisas e anéis, e trocar todas as juntas, principalmente as do cabeçote.

Tudo isto poderia ter sido evitado, se pelo menos tivessem verificado o nível de óleo regularmente.

Um abraço e bom serviço...
Walter
Caraguatatuba/SP
wwelzl
Mecânico Gurgel
Mecânico Gurgel
 
Mensagens: 250
Data de registro: 21/Out/2005 07:58
Localização: Caraguatatuba/SP

Motor fumaçou, e aí ?

Mensagempor eduardo ferreira inniger » 21/Mai/2006 19:10

Obrigado pelas respostas, eu estou com as peças na mão mas estava esperando opiniões de pessoas que entendam mais desse motor do que eu, marinheiro de 1a viagem !!! vou verificar o que é necessário e depois digo o que aconteceu!
eduinn/rj
eduardo ferreira inniger
 
Mensagens: 4
Data de registro: 20/Mai/2006 08:31


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 28 visitantes

cron