Página 1 de 2

BR 800 - Bandeja e amortecedor diferentes de 1990

MensagemEnviado: 25/Jan/2017 17:21
por Hector Vido
Fala galera, tudo bem? Bom dia!

Já faz um tempo, saí de carro meio esquentado, peguei um buraco, e acabei entortando a estrutura que segura o amortecedor do meu BR 800. A roda subiu com certa violência, o que empurrou aqueles dois triângulos que seguram o amortecedor para frente, acredito que parou porque bateu no tubo de admissão. De dentro do carro, foi a roda dianteira direita.

Até então eu achava que nada mais havia sido danificado, desentortamos com algum esforço - esticador de corrente e marretadas - e tudo estava normal. Soldamos alguns pontos pois apareceram trincas, e tudo certo.

Porém estava andando com carro perto de casa - ainda bem, havia pego um trecho da Castelo Branco minutos antes - quando ouço um estouro, o volante trava para a direita e o carro freia bruscamente. Achei que era um pneu, mas depois pensei que a nova solda havia arrebentado. Nada disso, estourou a balança inferior dianteira, provavelmente por ter sido forçada na última pancada que entortou tudo.

Comprei o carro usado faz 2 anos, de um cara que não era o primeiro dono. E agora estou com receio, vou dar uma boa olhada no carro e trocar ou reforçar essas partes mecânicas.

Meu carro é de 1990, possuí radiador ainda com tampa e o número do chassi bate com o ano. Porém os amortecedores dele não são Spring-Shock. Meu receio é que alguém tenha feito alguma alteração porca e agora eu esteja sofrendo as consequências dessa terrível mão de obra.
Os amortecedores do meu carro são aqueles recondicionados da Yamauto, não tem todo aquele recipiente que acoberta a mola, com óleo dentro e etc. A mola fica exposta, parece um amortecedor bem comum.

É possível que eu esteja com o carro original, e o meu foi mais uma vítima daquelas trocas de tecnologia que aconteciam com certa frequência na Gurgel? Será que trocaram os amortecedores, fizeram suportes ruins?
Por favor, me deêm uma luz porque agora estou com um receio imenso de andar com o carro depois de arrumá-lo.

Vocês poderiam enviar fotos do suporte do amortecedor na estrutura? E dos amortecedores que usam? Vou tentar postar fotos do meu carro para comparar.

Obrigado!

Re: Amortecedor que não é o Spring Shock em BR 800 de 1990

MensagemEnviado: 26/Jan/2017 16:20
por andreopaixao
Boa tarde meu caro.

O Br800 que saiu com o amortecedores spring, é raro, o quadro dele é bem reforçado, qualidade bem superior ao dos nossos, para ter uma ideia o amortecedor traseiro é o do fusca, a bandeja dianteira é do gol quadrado. Tive um 90 vermelho que era o ultimo com a bandeja dianteira do gol, porem o amortecedor traseiro era esse do chevi, depois saiu o 90 com a bandeja do 91 é essa bandeja ruim de achar, é mais frágil e usa o pivo do chevete.
Um amigo meu que disse, "quando quebrar essa bandeja, esquece, é mais facil deslocar o suporte que segura a bandeja e colocar a bandeja do gol quadrado".
Se precisar de ajuda me envie um e-mail. andreopaixao1@gmail.com, vamos colocar o seu para andar.

Re: Amortecedor que não é o Spring Shock em BR 800 de 1990

MensagemEnviado: 26/Jan/2017 18:28
por andreopaixao
Verifica se é igual a esse, pois esse é a instalação do spring. com adaptação nos braços, veja onde esta pintado de preto, foi fixado, tenho esses braços guardado em casa.

Re: Amortecedor que não é o Spring Shock em BR 800 de 1990

MensagemEnviado: 26/Jan/2017 19:44
por Hector Vido
Fala Andre, tudo bem?

Pois é, não é assim, parece bem mais frágil. Seguem as fotos de tudo, vou deixar com os links para as grandes e três anexos de fotos menores:

http://gazersistemas.com.br/amortecedor1.jpg
http://gazersistemas.com.br/amortecedor2.jpg
http://gazersistemas.com.br/amortecedor3.jpg
http://gazersistemas.com.br/bandeja1.jpg
http://gazersistemas.com.br/bandeja2.jpg
http://gazersistemas.com.br/amortecedor_bandeja.jpg
http://gazersistemas.com.br/suporte.jpg

Esse servidor é meu, era o nome da empresa antes de mudarmos.

Re: Amortecedor que não é o Spring Shock em BR 800 de 1990

MensagemEnviado: 27/Jan/2017 20:03
por andreopaixao
Puts. o seu é do suporte br800 91 e supermini. o da foto que te enviei é bem espartana, kkkkkkk, foi bandeja dele mesmo que quebrou bem onde segura a bucha no quadro inferior do chassi, e entortou o suporte do amortecedor. imagino o susto, graças a Deus não aconteceu nada.
Então vamos a cirurgia, precisamos alinhar o suporte no lugar, igual ao outro lado, e buscar essa bandeja no mercado livre, olx, o ideal é nova, não tem jeito, se soldar onde segura a bucha vai romper novamente, e não queremos sustos.
Vou procurar pelos meus contatos. tem um amigo meu que fez uma, ficou esquisto, vou procurar a fotografia e te envio.

Re: Amortecedor que não é o Spring Shock em BR 800 de 1990

MensagemEnviado: 27/Jan/2017 20:08
por andreopaixao
Ha esqueci fotografa igual ao que fotografei para você, o do cofre inteiro, pois tive um vermelho 90 com o suporte básico igual ao seu.

Re: Amortecedor que não é o Spring Shock em BR 800 de 1990

MensagemEnviado: 28/Jan/2017 09:26
por Hector Vido
O suporte que fica na estrutura, segurando o amortecedor lá em cima está alinhado. Isso que é estranho. Uma parte dele fica reta e a outra levemente na diagonal. Procurando por fotos não encontrei um igualzinho ao meu. Os que eu encontrei, tem essas duas chapas formando um \ /, e em cima é curvado, provavelmente aumentando a resistência do aço. Ou meu é tipo isso | /.

Então terei que fazer essa bandeja, não é do gol? Bom, não tem problema, meu é projetista industrial, vive fazendo peças para a moto dele e conhece bastante gente que trabalha com isso.
Talvez também seja melhor trocar de uma vez e usar uma bandeja mais disponível.

Eu moro em Osasco, divisa com São Paulo, então para mim fica fácil ir até a Saúde, na Yamauto, talvez eles tenham algo do tipo ou alguma solução já adotada.

Obrigado, continuarei a atualizar por aqui. Se tiver fotos ou outras informações eu agradeço.

Suporte reforçado

MensagemEnviado: 30/Jan/2017 10:08
por Hector Vido
Olha só, hoje andando de moto por aí, resolvi ir por umas ruas que nunca tinha ido. No caminho encontrei um BR 800 SL vermelho. Fui verificar como era preso o amortecedor e para minha surpresa era igual ao meu!
A difereça é que existia uma chapa em cima e outra em baixo, unindo as duas chapas que ficam na vertical e soldadas na estrutura. Apenas a superior era soldada na estrutura também. Acredito que isso reforçaria a estrutura e evitaria o problema que aconteceu comigo, e consequentemente não quebraria a balança. Meu celular estava sem bateria, então desenhei um esquema.

Re: Amortecedor que não é o Spring Shock em BR 800 de 1990

MensagemEnviado: 07/Fev/2017 22:41
por topatodas
Héctor! Entao até 1990 o br800 usava a mesma bandeja do gol quadrado (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... adrado-_JM). Em 1991 a Gurgel desenvolveu uma bandeija propria (e muito fraca por sinal). Para saber se toda a sua suspensao foi atualizada seria necessario, no meu entendimento, checar se a sua bandeija é identica a esta do anunncio do ML!
(achei minha senha)

Re: Amortecedor que não é o Spring Shock em BR 800 de 1990

MensagemEnviado: 13/Fev/2017 18:24
por andreopaixao
Então a bandeja do Br dele é do moderno BR/MINI, com esses tubos quadradões e pivô de Chevete. O Marcio da Mat peças esta começando a construir esse tipo de bandeja novamente, porem tem que ter demanda para ele fazer. Ele começou a fazer ate os amortecedores e suspensões, tem virabrequim novo, quase todas as peças que precisa, porem tem que ter comprador. Eu pelo menos vou comprando peças aos poucos, fazendo pequeno estoque. Hector me desculpe por não enviar as fotos, pois toda a vez que tento enviar o site não deixa pelo motivo do arquivo ser grande, se quiser me enviar o seu e-mail te repasso para você ver o que construímos ou tentamos por aqui. Abraço.

Foto da bandeja

MensagemEnviado: 20/Fev/2017 17:25
por Hector Vido
Bom, consegui tirar a foto da bandeja, essa não é a do Gol, certo?

Re: Amortecedor que não é o Spring Shock em BR 800 de 1990

MensagemEnviado: 21/Fev/2017 17:02
por andreopaixao
Essa bandeja é do Br800 91 até o supermini 94, pivo é do chevete agora é garinpar essa peça.

Re: Amortecedor que não é o Spring Shock em BR 800 de 1990

MensagemEnviado: 21/Fev/2017 17:59
por andreopaixao
Essa bandeja um amigo meu fez, ficou espartana porem é o que ele usa no supermini dele.
O conjunto de suspensão e amortecedores do 89/90 é esse. http://www.gurgel800.com.br/manutencao/ ... &pagina=18

O nosso é esse que é bem mais simplório.
http://www.gurgel800.com.br/manutencao/ ... &pagina=19

Bandeja Espartana

MensagemEnviado: 22/Fev/2017 13:39
por Hector Vido
Bem, mas parece bem mais resistente que a minha! Veja onde quebrou, logo quando chega o ponto de fixação.

E aí vem minha dúvida, meu BR 800 é 90, porque ele tem essa bandeja? Se fosse 91 - o número de série diria o contrário - ele teria radiador selado, ventoínha mais para o lado do motorista, e etc.
Será que adaptaram? Será que vale mexer na estrutura e voltar o Spring-shock? Ou será que meu carro foi uma transição entre os modelos?

Re: Amortecedor que não é o Spring Shock em BR 800 de 1990

MensagemEnviado: 23/Fev/2017 03:42
por Helio Neto
Hector Vido escreveu:Será que adaptaram? Será que vale mexer na estrutura e voltar o Spring-shock? Ou será que meu carro foi uma transição entre os modelos?


Lá pelo final de 1990 (início de 1991???) houve sim uma fase que saiu desse jeito, com tudo misturado. Foi uma série de transição realmente, sabe-se lá quantos mas não são tão raros.