BR 800 - Bandeja e amortecedor diferentes de 1990

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

BR 800 - Bandeja e amortecedor diferentes de 1990

Mensagempor Hector Vido » 25/Jan/2017 17:21

Fala galera, tudo bem? Bom dia!

Já faz um tempo, saí de carro meio esquentado, peguei um buraco, e acabei entortando a estrutura que segura o amortecedor do meu BR 800. A roda subiu com certa violência, o que empurrou aqueles dois triângulos que seguram o amortecedor para frente, acredito que parou porque bateu no tubo de admissão. De dentro do carro, foi a roda dianteira direita.

Até então eu achava que nada mais havia sido danificado, desentortamos com algum esforço - esticador de corrente e marretadas - e tudo estava normal. Soldamos alguns pontos pois apareceram trincas, e tudo certo.

Porém estava andando com carro perto de casa - ainda bem, havia pego um trecho da Castelo Branco minutos antes - quando ouço um estouro, o volante trava para a direita e o carro freia bruscamente. Achei que era um pneu, mas depois pensei que a nova solda havia arrebentado. Nada disso, estourou a balança inferior dianteira, provavelmente por ter sido forçada na última pancada que entortou tudo.

Comprei o carro usado faz 2 anos, de um cara que não era o primeiro dono. E agora estou com receio, vou dar uma boa olhada no carro e trocar ou reforçar essas partes mecânicas.

Meu carro é de 1990, possuí radiador ainda com tampa e o número do chassi bate com o ano. Porém os amortecedores dele não são Spring-Shock. Meu receio é que alguém tenha feito alguma alteração porca e agora eu esteja sofrendo as consequências dessa terrível mão de obra.
Os amortecedores do meu carro são aqueles recondicionados da Yamauto, não tem todo aquele recipiente que acoberta a mola, com óleo dentro e etc. A mola fica exposta, parece um amortecedor bem comum.

É possível que eu esteja com o carro original, e o meu foi mais uma vítima daquelas trocas de tecnologia que aconteciam com certa frequência na Gurgel? Será que trocaram os amortecedores, fizeram suportes ruins?
Por favor, me deêm uma luz porque agora estou com um receio imenso de andar com o carro depois de arrumá-lo.

Vocês poderiam enviar fotos do suporte do amortecedor na estrutura? E dos amortecedores que usam? Vou tentar postar fotos do meu carro para comparar.

Obrigado!
Hector Vido

Data de registro: 27/Dez/2015 00:12

Re: Amortecedor que não é o Spring Shock em BR 800 de 1990

Mensagempor andreopaixao » 26/Jan/2017 16:20

Boa tarde meu caro.

O Br800 que saiu com o amortecedores spring, é raro, o quadro dele é bem reforçado, qualidade bem superior ao dos nossos, para ter uma ideia o amortecedor traseiro é o do fusca, a bandeja dianteira é do gol quadrado. Tive um 90 vermelho que era o ultimo com a bandeja dianteira do gol, porem o amortecedor traseiro era esse do chevi, depois saiu o 90 com a bandeja do 91 é essa bandeja ruim de achar, é mais frágil e usa o pivo do chevete.
Um amigo meu que disse, "quando quebrar essa bandeja, esquece, é mais facil deslocar o suporte que segura a bandeja e colocar a bandeja do gol quadrado".
Se precisar de ajuda me envie um e-mail. andreopaixao1@gmail.com, vamos colocar o seu para andar.
andreopaixao

Data de registro: 05/Out/2012 21:08

Mensagempor andreopaixao » 26/Jan/2017 18:28

Verifica se é igual a esse, pois esse é a instalação do spring. com adaptação nos braços, veja onde esta pintado de preto, foi fixado, tenho esses braços guardado em casa.
Anexos
gurgel 90.jpg
gurgel 90
gurgel 90.jpg (51.97 KiB) Visualizado 10300 vezes
andreopaixao

Mensagempor Hector Vido » 26/Jan/2017 19:44

Fala Andre, tudo bem?

Pois é, não é assim, parece bem mais frágil. Seguem as fotos de tudo, vou deixar com os links para as grandes e três anexos de fotos menores:

http://gazersistemas.com.br/amortecedor1.jpg
http://gazersistemas.com.br/amortecedor2.jpg
http://gazersistemas.com.br/amortecedor3.jpg
http://gazersistemas.com.br/bandeja1.jpg
http://gazersistemas.com.br/bandeja2.jpg
http://gazersistemas.com.br/amortecedor_bandeja.jpg
http://gazersistemas.com.br/suporte.jpg

Esse servidor é meu, era o nome da empresa antes de mudarmos.
Anexos
amortecedor_bandeja.jpg
Amortecedor e Bandeja
amortecedor_bandeja.jpg (115.54 KiB) Visualizado 10299 vezes
suporte.jpg
Suporte do Amortecedor
suporte.jpg (118.85 KiB) Visualizado 10299 vezes
amortecedor1.jpg
Amortecedor
amortecedor1.jpg (105.11 KiB) Visualizado 10299 vezes
BR 800 - 1990
Hector Vido

Mensagempor andreopaixao » 27/Jan/2017 20:03

Puts. o seu é do suporte br800 91 e supermini. o da foto que te enviei é bem espartana, kkkkkkk, foi bandeja dele mesmo que quebrou bem onde segura a bucha no quadro inferior do chassi, e entortou o suporte do amortecedor. imagino o susto, graças a Deus não aconteceu nada.
Então vamos a cirurgia, precisamos alinhar o suporte no lugar, igual ao outro lado, e buscar essa bandeja no mercado livre, olx, o ideal é nova, não tem jeito, se soldar onde segura a bucha vai romper novamente, e não queremos sustos.
Vou procurar pelos meus contatos. tem um amigo meu que fez uma, ficou esquisto, vou procurar a fotografia e te envio.
andreopaixao

Mensagempor andreopaixao » 27/Jan/2017 20:08

Ha esqueci fotografa igual ao que fotografei para você, o do cofre inteiro, pois tive um vermelho 90 com o suporte básico igual ao seu.
andreopaixao

Mensagempor Hector Vido » 28/Jan/2017 09:26

O suporte que fica na estrutura, segurando o amortecedor lá em cima está alinhado. Isso que é estranho. Uma parte dele fica reta e a outra levemente na diagonal. Procurando por fotos não encontrei um igualzinho ao meu. Os que eu encontrei, tem essas duas chapas formando um \ /, e em cima é curvado, provavelmente aumentando a resistência do aço. Ou meu é tipo isso | /.

Então terei que fazer essa bandeja, não é do gol? Bom, não tem problema, meu é projetista industrial, vive fazendo peças para a moto dele e conhece bastante gente que trabalha com isso.
Talvez também seja melhor trocar de uma vez e usar uma bandeja mais disponível.

Eu moro em Osasco, divisa com São Paulo, então para mim fica fácil ir até a Saúde, na Yamauto, talvez eles tenham algo do tipo ou alguma solução já adotada.

Obrigado, continuarei a atualizar por aqui. Se tiver fotos ou outras informações eu agradeço.
BR 800 - 1990
Hector Vido

Suporte reforçado

Mensagempor Hector Vido » 30/Jan/2017 10:08

Olha só, hoje andando de moto por aí, resolvi ir por umas ruas que nunca tinha ido. No caminho encontrei um BR 800 SL vermelho. Fui verificar como era preso o amortecedor e para minha surpresa era igual ao meu!
A difereça é que existia uma chapa em cima e outra em baixo, unindo as duas chapas que ficam na vertical e soldadas na estrutura. Apenas a superior era soldada na estrutura também. Acredito que isso reforçaria a estrutura e evitaria o problema que aconteceu comigo, e consequentemente não quebraria a balança. Meu celular estava sem bateria, então desenhei um esquema.
Anexos
IMG_3343.JPG
Suporte reforçado de um BR 800 aparentemente original
IMG_3343.JPG (193.98 KiB) Visualizado 10273 vezes
BR 800 - 1990
Hector Vido

Mensagempor topatodas » 07/Fev/2017 22:41

Héctor! Entao até 1990 o br800 usava a mesma bandeja do gol quadrado (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... adrado-_JM). Em 1991 a Gurgel desenvolveu uma bandeija propria (e muito fraca por sinal). Para saber se toda a sua suspensao foi atualizada seria necessario, no meu entendimento, checar se a sua bandeija é identica a esta do anunncio do ML!
(achei minha senha)
topatodas

Data de registro: 19/Mar/2010 09:03

Mensagempor andreopaixao » 13/Fev/2017 18:24

Então a bandeja do Br dele é do moderno BR/MINI, com esses tubos quadradões e pivô de Chevete. O Marcio da Mat peças esta começando a construir esse tipo de bandeja novamente, porem tem que ter demanda para ele fazer. Ele começou a fazer ate os amortecedores e suspensões, tem virabrequim novo, quase todas as peças que precisa, porem tem que ter comprador. Eu pelo menos vou comprando peças aos poucos, fazendo pequeno estoque. Hector me desculpe por não enviar as fotos, pois toda a vez que tento enviar o site não deixa pelo motivo do arquivo ser grande, se quiser me enviar o seu e-mail te repasso para você ver o que construímos ou tentamos por aqui. Abraço.
andreopaixao

Foto da bandeja

Mensagempor Hector Vido » 20/Fev/2017 17:25

Bom, consegui tirar a foto da bandeja, essa não é a do Gol, certo?
Anexos
IMG_20170220_170725.jpg
Bandeja
IMG_20170220_170725.jpg (235.9 KiB) Visualizado 10166 vezes
BR 800 - 1990
Hector Vido

Mensagempor andreopaixao » 21/Fev/2017 17:02

Essa bandeja é do Br800 91 até o supermini 94, pivo é do chevete agora é garinpar essa peça.
andreopaixao

Mensagempor andreopaixao » 21/Fev/2017 17:59

Essa bandeja um amigo meu fez, ficou espartana porem é o que ele usa no supermini dele.
O conjunto de suspensão e amortecedores do 89/90 é esse. http://www.gurgel800.com.br/manutencao/ ... &pagina=18

O nosso é esse que é bem mais simplório.
http://www.gurgel800.com.br/manutencao/ ... &pagina=19
Anexos
bandeja br.jpg
bandeja br.jpg (44.36 KiB) Visualizado 10161 vezes
Editado pela última vez por andreopaixao em 17/Mar/2017 18:06, num total de 1 vezes
andreopaixao

Bandeja Espartana

Mensagempor Hector Vido » 22/Fev/2017 13:39

Bem, mas parece bem mais resistente que a minha! Veja onde quebrou, logo quando chega o ponto de fixação.

E aí vem minha dúvida, meu BR 800 é 90, porque ele tem essa bandeja? Se fosse 91 - o número de série diria o contrário - ele teria radiador selado, ventoínha mais para o lado do motorista, e etc.
Será que adaptaram? Será que vale mexer na estrutura e voltar o Spring-shock? Ou será que meu carro foi uma transição entre os modelos?
BR 800 - 1990
Hector Vido

Mensagempor Helio Neto » 23/Fev/2017 03:42

Hector Vido escreveu:Será que adaptaram? Será que vale mexer na estrutura e voltar o Spring-shock? Ou será que meu carro foi uma transição entre os modelos?

Lá pelo final de 1990 (início de 1991???) houve sim uma fase que saiu desse jeito, com tudo misturado. Foi uma série de transição realmente, sabe-se lá quantos mas não são tão raros.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto

Data de registro: 18/Out/2005 17:13

Próximo

Retornar para Mecânica em geral