Fundiu motor. E Agora?

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Fundiu motor. E Agora?

Mensagempor bravo18br » 04/Nov/2005 10:02

Meu primeiro post.
Vou me apresentar brevemente:
Sou Christoffer, não tenho um Gurgel.
Meu pai tem um BR800-SL 91 azul.
E conheci esse grupo pra tentar ajudar meu pai.
Aqui em Curitiba só tem uma especializada em Gurgel, e portanto acho que eles estão metendo a faca no meu pai. Ano passado o motor fundiu e ele mandou lá pra arrumarem. Trocaram pistão, anéis, camisa (segundo eles). Ficou em R$1800.
Já achei caro, mas tudo bem.
Agora o motor começou a bater e perder rendimento de novo.
O pai levou o carro lá, e disseram que foi tudo pro espaço de volta, e vai custar mais R$1800.
Só que o motor novo não rodou nem 14 mil.
Eu acho um absurdo.
Ainda mais agora que descobri que as peças não são importadas como eu imaginava, é pistão de fusca e várias peças fáceis de encontrar aqui.
Gostaria de saber se esse valor é correto, ou se estão explorando meu pai mesmo.
Aguardo respostas da galera aí!
Obrigado a todos e espero que esse fórum cresça bastante!
bravo18br

Data de registro: 04/Nov/2005 09:30

acho que sim

Mensagempor gpolachini » 05/Nov/2005 00:13

Não entendo muito do motor 800 da gurgel, mais sei que ele é feito com peças faceis de serem encontradas no mercado, acho que o valor de R$1800,00 ta meio caro mesmo, o motor não tem garantia ??? Porque 14mil km é muito pouco para ele ir para o saco.
gpolachini

Data de registro: 21/Out/2005 09:06

Mensagempor bravo18br » 05/Nov/2005 10:33

Exatamente o q achei...
Eles deram garantia de 5 mil.
Isso é sacanagem mesmo... 5 mil é tempo pra amaciar direito.
bravo18br

Mensagempor danielcaldeira » 06/Nov/2005 11:52

Christoffer,
primeiramente, não existe razão pra imaginar que o Gurgel tenha peças importadas (ele é o primeiro veiculo 100% nacional!).
14 mil km pro motor ir pro brejo??? Ou fizeram um pessimo serviço ou seu pai é um demolidor de Gurgel! :lol:
1800 ta caro, mas nem tanto... eu gastei 1200 pra fazer o motor do meu... mas troquei tudinho la dentro! ficou com tudo novo! E ficou muito bom...
Acho que estão te tapeando por ai!

(g2)
Daniel Eduardo Caldeira
Br 800 89
danielcaldeira

Data de registro: 23/Out/2005 12:45

No Principio...

Mensagempor Luiz » 12/Nov/2005 14:34

Amigo, Vamos principiar pelo principio, pois é no principio que principiamos tudo...

Se voce discubriu que as peças são de outros carros... leve lá aonde eles fazem o Motor, e, mande abrir e peça um orçamento detalhado, que peças vão usar e tal. Com este orçamento em mãos, vá numa cas independente, e, compre as peças que voce sabe que são de outro carro, como pistões bielas, anéis, casquilhos e outras coisas, pagando assim só o serviço da oficina, que não deve passar de R$ 500,00 (é o que a yamauto de SP cobra de serviço para fazer o motor) voce não vai gastar nem R$ 1000,00.

Sorte na empreitada!
Luiz
BR-800 491
Luiz

Data de registro: 15/Out/2005 17:39

Mensagempor bravo18br » 14/Nov/2005 07:47

Valeu pelas dicas pessoal...
Muito obrigado mesmo...
Talvez eu convença meu pai a participar dessa comunidade (ele não é muito fã de internet...)
Vou aproveitar essas dicas de vcs...
Mas já estou pensando em mudar esse motor, vou tentar adaptar um 1600 de fusca.
Alguém já fez algo parecido?
Já vi q o pessoal colocou até turbo num BR800.
O pessoal gosta mesmo do bichinho hein?
Alguém recomenda alguma mecânica em Curitiba que faça uma adaptação desse tipo ou que seja boa pra mecher nos Enertron, sem ser a SOS Gurgel?
Valeu gente!
bravo18br

Não coloque

Mensagempor gpolachini » 17/Nov/2005 08:28

Meu,
Não coloque o motor do fusca no seu BR800 pois ele não foi feito para aguentar esse motor, ele vai ficar mais barulhento, mais gastão e vai perder originalidade alem do que você vai ter que adptar um monte de coisa mais, para você ter noção até o escapamento vai ter que mudar e outra coisa com certeza seu carro terá problema de suspensão, pois essa foi feita para o motor enertron e não o do fusca ainda mais o 1600. Outro dia estava conversando com um engenheiro amigo meu que tem um br800 e ele estava falando que conhecia 2 pessoas que tinha colocado o motor do fusca no BR e agora as 2 estavam atráz do motor enertron dinovo.
gpolachini

Data de registro: 21/Out/2005 09:06

Mensagempor bluesky » 17/Nov/2005 09:38

bravo18br escreveu:Valeu pelas dicas pessoal...
Muito obrigado mesmo...
Talvez eu convença meu pai a participar dessa comunidade (ele não é muito fã de internet...)
Vou aproveitar essas dicas de vcs...
Mas já estou pensando em mudar esse motor, vou tentar adaptar um 1600 de fusca.
Alguém já fez algo parecido?
Já vi q o pessoal colocou até turbo num BR800.
O pessoal gosta mesmo do bichinho hein?
Alguém recomenda alguma mecânica em Curitiba que faça uma adaptação desse tipo ou que seja boa pra mecher nos Enertron, sem ser a SOS Gurgel?
Valeu gente!

Eu não colocaria o motor do fusca 1600 não.
Talvez até um AE (CHT) 1000, que tem mais ou menos o mesmo peso, mas o 1600 creio ser muito pesado para o pekeno BR.

Você vai ter problemas de estrutura e suspensão, além de que o pekeno irá ficar totalmente sem estabilidade, pois em alguns BRs o motor funciona com o sistema de pendulo, onde ele auxilia a manter o centro de gravidade, o que não acontecerá com o do fusca 1600.

[]s
Editado pela última vez por bluesky em 17/Nov/2005 21:36, num total de 1 vezes
Alex Cardoso

"Gurgel: ame-o ou deixe-o."
==============================
BR-1500 SL 91 Vermelho
==============================
bluesky

Data de registro: 25/Out/2005 16:43

Mensagempor bravo18br » 17/Nov/2005 10:09

bluesky escreveu:Eu não colocaria o motor do fusca 1600 não.
Talvez até um AE (CHT) 1000, que tem mais ou menos o mesmo peso, mas o 1600 creio ser muito pesado para o pekeno BR.

Você vai ter problemas de estrutura e suspensão, além de que o pekeno irá ficar totalmente sem estabilidade, pois o motor do BR original funciona com o sistema de pendulo, onde ele auxilia a manter o centro de gravidade, o que não acontecerá com o do fusca 1600.

[]s

Opa cara, valeu a dica, vou pesquisar sobre esse motor.
Toda ajuda é bem vinda.
Eu tava pesquisando e ouvi dizer q o fusca 1600 é meio gastador também...
Vou ver essa tua dica aí.
Obrigado.
bravo18br

Mensagempor danielcaldeira » 19/Nov/2005 10:37

Bravo,
mantenha o Enertron, se fizer ele direitinho vc não vai ter dor de cabeça...
Se adaptar, vai chover dor de cabeça, alem do que o preço vai ser muito maior, e seu carro (queira ou não) vai se desvalorizar.
Agora, se realmente não gosta do enertron, pense na possibilidade de colocar um motor eletrico, estou pesquisando sobre isso e cada vez me convenço mais a adotar essa ideia (mas vou arranjar outro carro pra fazer essa adaptação, já que meu br vai continuar Original sempre!) O preço para essa adaptação vai ser quase o mesmo que o de adaptar outro motor, com a vantagem que vc vai ter um carro muuuito mais economico, silencioso e ecologico!
Daniel Eduardo Caldeira
Br 800 89
danielcaldeira

Adaptação

Mensagempor Fernando João » 19/Nov/2005 11:26

danielcaldeira, chover dor de cabeça é relativo. Eu coloquei um AE 1600 e não tive tantas dores de cabeça quanto tive com o motor Enertron no meu BR-800. A única coisa que me incomodou no motor AE foi o carburador mas já foi resolvido.
E até o momento ninguém desvalorizou o carro pelo fato dele estar adaptado.

bravo18br, se pretenderes adaptar, procure um "profissional" mesmo. Isso não é coisa pra qualquer um fazer...
No caso do AE (CHT) acho que o ideal seria mesmo o 1.0. Deve ficar até mais econômico que o 1.6.
Fernando João
São José/SC
Ragge California 1989
Fernando João
Administrador

Data de registro: 04/Out/2005 10:01

Mensagempor danielcaldeira » 19/Nov/2005 11:57

Fernando, dos carros que conheço pessoalmente que tiveram motores adaptados, todos deram dor de cabeça, alguns menos, outros mais... inclusive num deles, o motor adaptado precisou de retifica apenas 5mil km depois de ser colocado... e isso pq parecia novo qdo comprado!
E essas adaptações eram até bastante corriqueiras (motor 2.5 de opala num chevette, Ap 2.0Mi num chevette, motores 2.5, 4.1, 2.5TD em jipes, etc)
Vc deu sorte, e como vc disse, precisa de um "profissional" pra fazer isso... o que é dificil de achar...
Daniel Eduardo Caldeira
Br 800 89
danielcaldeira

Mensagempor bravo18br » 19/Nov/2005 14:52

O negócio de encontrar profissionais tá difícil mesmo....
Se tiverem alguma dica em Curitiba e região agradeço.
E quanto ao motor elétrico, onde encontro um desses... pelo que saiba só o Itaipu usa um elétrico, e as outras marcas não adotaram comercialmente ainda.
Interessante a idéia do motor elétrico..
bravo18br

Mensagempor ThiagoGasb » 03/Dez/2005 23:45

meu pai tambem tinha um Br o motor ja travou 3 vezes os caras queria 3 mil pro conserto o pão duro do meu pai desmontou o motor ele mesmo arrumou demorou 7 meses mais o carro voltou a rodar
ThiagoGasb

Data de registro: 24/Nov/2005 23:36

Mensagempor bravo18br » 09/Dez/2005 21:19

ThiagoGasb escreveu:meu pai tambem tinha um Br o motor ja travou 3 vezes os caras queria 3 mil pro conserto o pão duro do meu pai desmontou o motor ele mesmo arrumou demorou 7 meses mais o carro voltou a rodar

Já estamos estudando esse caso.
O carro não tá fazendo tanta falta assim mesmo, então se ele ficar parado um tempo não dá tanto problema.
Acabei de selecionar todas as matérias do site relacinado ao assunto e pretendo meter a mão na massa.
Só estamos negociando uma carcaça de motor, pra poder aprender primeiro...
Valeu!
bravo18br

Próximo

Retornar para Mecânica em geral