Página 1 de 1

Duvidas Supermini - Enertron

MensagemEnviado: 01/Jul/2014 16:20
por Carlini
Pessoal,
Estou em vias de finalizar a compra de um supermini com o motor original Enertron.

Tenho algumas dúvidas, com relação ao motor:
1.Seria interessante adicionar dupla carburação, com carburadores de corpo simples? Com a redução do coletor de admissão, talvez gerando até melhorias no consumo.

2. A utilização de carburador de corpo duplo webber utilizado nos mille brio traria benefícios em termos de desempenho e consumo (do mille normal para o brio os ganhos foram exoressívos na época 48 p/ 54 cv)?

3. Vocês sabem se alguém já fez ou faz o virabrequim forjado para o enertron?


Com relação ao cambio / diferencial.

1. Pelo que andei lendo, a transmissão do supermini (ao contrário dos br-800 anteriores as 91) é importada da argentina e produzida pela ford, ela é literalmente a mesma utilizada pelo Taunus/Sierra? Ou seja, é possível trocar a caixa dele por uma do Ford Taunus mantendo a capa seca original e o cardã original? Ou seja, não haveria a necessidade de mecher no assoalho, como quando se utiliza o cambio de chevette. Alguém já tentou isso? Além disso vi que na Argentina há caixas automaticas para o Sierra, será que é factível um Supermini automatic?

2. Compensa usar a relação do diferencial do Chevette junior 4,88 com um cambio com 5 marchas no supermini, para melhorar a agilidade do bichino na cidade? A mesma solução de trocar apenas a coroa e pinhão sugerida no caso dos br-800 com motor se aplica no supermini?

Atenciosamente,

--
Ricardo Carlini Sperandio

Re: Duvidas Supermini - Enertron

MensagemEnviado: 20/Ago/2014 21:47
por andreopaixao
Boa noite meu caro...As engrenagens era do Ford Sierra mesmo, porem a caixa de cambio era da propria gurgel, veja que nem numero ele tem, se aumentar a relação ou o seu cambio o seu carrinho vai ficar "xoxo". e vai demorar para deslanchar..esses testes foram feitos na propria gurgel em 85/86, sendo que para o cliente final um carro com "torque" do que "velocidade"...deixe ele original, pois quando chegamos a algo mais simples, chegamos a algo melhor...abraços

Re: Duvidas Supermini - Enertron

MensagemEnviado: 11/Out/2014 14:41
por LeonardoL
Ricardo,

Fiquei um tempo sem entrar no fórum, por isso só vi a sua mensagem agora.

Eu mandei fazer um virabrequim com esse pessoal: http://www.sufran.com.br/pt-br

Eles tem um modelo em CAD do virabrequim do Gurgel. Mas é bom lembrar que pode ser necessário ajustes, no meu caso tive que mandar devolta para eles desbastarem um pouco de material pois o virabrequim não passava pela tampa traseira.

Eles usam uma liga muito mais nobre que a usada originalmente (não tenho mais o nome da liga, mas é usada para virabrequim de tratores e etc), e a partir de uma peca inteira eles usinadam o virabrequim (não é forjada), porém mesmo assim a resistência é maior que a do virabrequim original visto as qualidades superiores da liga em si. Mas não lembro mais toda a parte teórica porque li sobre o assunto na época, o que já fazem pelo menos uns 3 anos. :)

Lembrando que não é barato (na época ficava em torno de R$ 1.800), mas comparando o custo com um virabrequim original, a possibildade de quebra - e se você pretende ficar com o carro ou não - pode valer a pena.

Re: Duvidas Supermini - Enertron

MensagemEnviado: 21/Nov/2014 14:25
por Celso Osternack
boa tarde, pessoal acabei de comprar um supermini, ainda não vi o motor funcionando, mas a principio estava pensando em usá-lo no dia a dia, então iria trocar o motor por de fusca, nunca tinha visto um supermini pessoalmente, tive boa impressão do carro em si, comparado com o meu br800, vejo que ele já tem alguns acabamentos mais bem pensado. Como desconheço completamente o carro, gostaria de maiores detalhes sobre a resistencia dele, o que quebra, suspensão bandeja e amortecedores são duráveis e fácil de encontrar? agradeço por qualquer ajuda.

Re: Duvidas Supermini - Enertron

MensagemEnviado: 17/Dez/2014 20:31
por andreopaixao
Boa Noite Ricardo

O supermini era o carro para ser mais autentico da Gurgel, porem hoje não é fácil achar peças dele , a suspensão traseira todinha é próprio da Gurgel, enquanto o do BR800 é um feixe de molas,
Supermini ficou lindo com os acabamentos um motor mais forte,de suspensão mais confortável vidros setas, bancos traseiros bipartido, ficou um show de carrinho, porem com as dividas ele começou a diminuir em certos itens, pra diminuir custo, o banco entortava com o tempo. a suspensão quebrava, e por ai vai o que não me lembro foram problemas que não houve mínimo de tempo para sanar,
O Br 800 é mais robusto, teve mais tempo de teste, mesmo com problemas de superaquecimento , tem peças de acabamento mais fáceis de achar e por ser de outros carros da época, tudo é no botão só o chatinho mesmo é o motorzinho, igual ao super mini , verificar água todos os dias, óleo toda semana e até a carga da bateria que vejo pelo relógio instalado e o barulho da ventoinha.
Fora os problemas citado acima, o supermini é mais bonito, imagino se vendesse por uns 8 anos hahaha adeus uno...pena que isso não pode acontecer, por que....por ser Brasil...abraços (g2)