Barulho no diferencial Supermini

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor cafb » 14/Mai/2013 09:37

Quando tiver tempo vou testar usando 2 molas com apoio em borrachas e testar se diminui vibração.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor jamerico » 18/Mai/2013 13:03

Cafb,

No seu carro, uma das borrachas fica mais comprimida do que a outra? No meu, a externa esta muito comprimida enquanto a interna está bem folgada. Creio que terei de colocar um espaçador no tirante para deslocar o conjunto mais para fora, de modo a equilibrar a compressão das borrachas.

O que você acha?

Um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor Helio Neto » 18/Mai/2013 17:41

jamerico escreveu:No seu carro, uma das borrachas fica mais comprimida do que a outra? No meu, a externa esta muito comprimida enquanto a interna está bem folgada. Creio que terei de colocar um espaçador no tirante para deslocar o conjunto mais para fora, de modo a equilibrar a compressão das borrachas.

Parece ser assim o normal.
Lembre que a reação ao torque do motor faz com que um lado seja sempre comprimido. O motor não fica em equilíbrio estático, e com certeza o projeto original já levou tudo isso em conta.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 259
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor jamerico » 19/Mai/2013 14:26

Hélio,

A sua observação é muito interessante, e eu não tinha sequer pensado nisto, mas agora olhando por esta ótica da reação do conjunto moto propulsor, que fica pendurado e o tensor funciona como um braço de torque, vejo que a situação é ainda pior, pois a rotação do motor, quando visto da frente para trás, é horária, logo a reação do conjunto moto propulsor é anti horária. Sendo anti horária, ela comprime ainda mais a borracha externa que já está mais comprimida do que a interna. Era de se esperar que a atuação do tensor fosse de tração, pois ele é fino e quando tracionado não flamba. Se a reação fosse invertida, ele teria sua fixação voltada para o lado do motorista.

Como agora estou meio sem tempo, não poderei fazer a correção que estou pensando no meu carro por agora, mas vou tirar férias entre julho e agosto e neste período irei trabalhar para encontrar o ponto ideal de posicionamento do tensor, pois acredito que este desequilíbrio entre as borrachas do tensor pode trazer vibração ao carro e também ruídos.

Pelo visual, acredito que tenha de colocar um espaçador com pelo menos 25 mm entre o tirante e a arruela de retenção da borracha interna para equilibrar a compressão das borrachas.

Se alguém for trabalhar nisso antes de julho, por favor informe das observações e resultado das experiências.

Um abraço a todos.

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Anterior

Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes

cron