Barulho no diferencial Supermini

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor jamerico » 27/Mar/2013 22:29

Amigos,

Meu SM 92 e desde que comprei eu escuto um barulho alto na transmissão do mesmo a partir de 3ª marcha e fica bem forte a medida que ganha velocidade. Abri a caixa de marchas com um mecânico especializado que me informou que todas as peças (engrenagem, sincronizadores e rolamentos) não apresentavam qualquer problema. Achei que a cruzeta próxima do diferencial estava com calo, e por isso coloquei uma nova de Chevette. Mesmo com estas intervenções, o carro continua com um barulho que vai aumentando com a velocidade e rotação do motor. Quando tiro o pe do acelerador, o barulho some. Em 4ª marcha, quando se está perto dos 70 Km/H, aparece um outro barulho que some quando se passa desta faixa. Já este outro barulho relatado, aparece mesmo quando se está sem o pe no acelerador e diminuindo a velocidade.

Sinto também uma vibração no carro mas não muito forte quando estou tracionando, e some quando alivio o acelerador.

Alguém já sofreu com este problema e pode me ajudar a resolve-lo?

Se for diferencial, alguém sabe onde posso encontrar pinhão e coroa em bom estado?

Desde já agradeço

Um abraço a todos

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor ZCC » 30/Mar/2013 11:50

O diferencial é o Dana 30, não?

Já conferiu como está o óleo do diferencial? Pode ser só isso. Troque preventivamente
Gurgel X12TR - 1980
ZCC
 
Mensagens: 229
Data de registro: 16/Dez/2008 23:26

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor jamerico » 30/Mar/2013 13:05

ZCC,

Eu já abri o diferencial, e vi que os dentes estão marcados, mas ouvi de pessoas que não entendem tanto de diferencial que dá ainda para rodar muito.

Troquei o óleo e coloquei aditivo para redução de ruído mas também não adiantou.

Realmente ainda não sei o que está causando os ruídos.

Um abraço a todos.

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor cafb » 03/Abr/2013 19:39

Pode ser rolamentos internos gastos ou até enforcados(ajustes) ,ajustes ou troca, coroa x pinhão,ajustes ou troca,caixa de satelites x planetarias.
Já verificou as cruzetas da transmissão?
Editado pela última vez por cafb em 03/Abr/2013 19:43, num total de 1 vezes
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor cafb » 03/Abr/2013 19:41

Jamerico voce é do Rio?
Tenho eixo trazeiro de gurgel br800 e supermine.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor jamerico » 05/Abr/2013 19:23

Prezado cafb,

Quanto as cruzetas, eu troquei a mais próxima do diferencial pois estava com um calo, mas não com folga.

Eu moro no Rio, mais precisamente na Ilha do Governador e realmente gostaria de acabar com estes barulhos do meu carro.

Você conhece alguém que trabalha bem com diferencial? Pois antes de condenar e trocar, eu preciso ter certeza que é este o meu problema.

O diferencial que você tem de SM está bom? Sem ruídos?

Desde já agradeço toda ajuda para sanar este problema.

Um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor cafb » 05/Abr/2013 19:48

Jamerico entre em contato,9594-9433.
Engenho de Dentro,ao lado do Engenhão.
Abraço
Cafb.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor cafb » 30/Abr/2013 11:34

Jamerico,resolveu diferencial do SM ?
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor jamerico » 30/Abr/2013 20:34

Prezado CAFB,

Ainda não resolvi, pois surgiram alguns sérios problemas na família que estão consumindo os meus sábados, pois devido ao trabalho, saio cedo de casa e so volto à noite. Acredito que no meio do mês de maio os problemas serão menores. Ai então voltarei a cuidar do Gurgel. Vou te ligar para conversarmos e tentar uma maneira de pelo menos ter um veredito do problema.

Um abraço e muito obrigado pela atenção.

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor cafb » 01/Mai/2013 20:55

Jamerico.
As ordens.
Grande abraço.
Cafb.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor jamerico » 05/Mai/2013 07:38

Cafb,

Ontem tive de resolver um problema no centro da cidade e fui com o SM, e observei quando estava na Linha Vermelha, que pela manhã estava livre e andei na faixa dos 80 a 90 Km/h, que existe uma vibração no carro parecendo que os calços que ligam o trem motriz a estrutura do carro estão rígido, sem flexibilidade. Desta forma, me pareceu melhor pesquisar primeiro sobre esta vibração para elimina-la e ir refinando a pesquisa do ruído que aparentemente pode ser o diferencial.

Você já resolveu algum problema destes? Olhando o tirante do motor, vejo que as borrachas da bucha e do lado da rosca na lateral estão com aparência de velhas. Você sabe me dizer por quais devo substituir? a bucha que fica na caixa vi que é a do estabilizador do Passat, mas as outras duas não sei de que carro são. Você saberia me dizer?

Desde já agradeço a ajuda.

Um grande abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor cafb » 05/Mai/2013 12:16

Jamerico.
Pelo manual são 2 borrachas cada uma tem 2 ondulações.
Tenho elas num SM que tenho parado,mas só vou poder ir no mesmo semana que vem.
Abraço
Cafb
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor jamerico » 05/Mai/2013 14:18

Cafb,

No final da semana que vem vou dar uma desmontada no tirante para tentar identificar estas borrachas, pois não existe nenhum referencia no site sobre a origem destas borrachas.

Obrigado e um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor jamerico » 05/Mai/2013 14:32

Cafb,

Dei uma olhada agora no meu carro, e as borrachas do tirante estão boas, mas uma delas está mais comprimida do que a outra. No próximo sábado vou equalizá-las e ver como fica.

Vou também examinar o calço da caixa, para ver se existe algum problema neste calço.

Um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Barulho no diferencial Supermini

Mensagempor Helio Neto » 12/Mai/2013 22:41

Essas borrachas não constam de nenhum catálogo de reposição e nunca vi alguma outra igual. Existem sim muitas parecidas em formato, usadas em batentes, mas são todas extremamente duras, enquanto as do Gurgel precisam ser necessariamente macias. Experimentei uma vez colocar umas novas (batentes de amortecedor) só para ver se dava certo, mas em marcha-lenta o carro ficou parecendo uma britadeira.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 256
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Próximo

Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 21 visitantes