Socorro tampa do cabeçote vazando !!!

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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Socorro tampa do cabeçote vazando !!!

Mensagempor minicoelho09 » 01/Nov/2005 23:07

Ola pessoal

Alguem pode me explicar como resolver o problema? A tampa do lado esquerdo (LE) de quem olha o motor,

vaza o tempo todo e não para presa no lugar.

A junta parece que é mais grossa que a outra

Já é a ter$$eira que coloco


Alguma dica, será que é junta, tampa ou cabeçote?


abraços

Coelho

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Tampa do cabeçote

Mensagempor Fernando João » 02/Nov/2005 19:24

Amigo,

Não seria falta de pressão na mola de fixação da tampa e/ou cabeçote empenado?
Veja: Catálogo de peças do Supermini (página 02), item 08
Fernando João
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Socorro tampa do cabeçote vazando !!!

Mensagempor minicoelho09 » 03/Nov/2005 18:35

olá

não sei não amigo! Neste feriado adaptei mais DUAS juntas uma diferente da outra, e é só andar que vai oleo pra todo lado não sei mais o que fazer com este cabeçote.
Nem sei mais pois já estao acabando as idéias.

Já coloquei as originais, já adaptei junta feita a mão de cortiça, já martelei o arame suporte, já adaptei junta de VW, acho que vou SOLDAR aquela @#*§$#@ (*Obs:xingamento n/obceno) pra ver se não vaza!

Tudo que quero fazer no carro esta paralizado por causa desta tampa.

Onde $erá que acho uma nova??


Grato

coelho
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Mensagempor wwelzl » 03/Nov/2005 20:43

abra a válvula do respiro do óleo!
Walter
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o meu supermini deu o mesmo problema

Mensagempor Maíra Mendes Galvão » 07/Nov/2005 13:52

...esse tipo de coisa é recorrente?
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o meu supermini deu o mesmo problema

Mensagempor wwelzl » 07/Nov/2005 19:28

Maíra

Um Gurgel não é simplesmente colocar gasolina e acelerar....
Ele tem umas particularidades que a maioria não entende...
O maior segredo dele é a válvula do respiro de óleo, que compensa a pressão interna do motor.
Se esta válvula não estiver funcionando corretamente, ou vai subir óelo para o carburador, ou vai esguichar óelo pelo ponto mais fraco.
Não "meta o pau" no motor antes de entender o funcionamento do mesmo...
Qualquer coisa, entre em contato.
Walter
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Mensagempor Maíra Mendes Galvão » 07/Nov/2005 20:00

longe de mim meter o pau!
adoro meu supermini e praticamente tenho de defendê-lo sozinha de uma legião de opiniões contrárias entre família, amigos e mecânicos conhecidos.
obrigada pela atenção, walter!
haverão mais dúvidas, com certeza.
=)))
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Mensagempor Luiz » 12/Nov/2005 14:24

Calma pessoal! calma, vamos acalmar os animos!!!!
na semana o Coelho me ligou e, eu o expliquei o que fazer passo-a-passo para acabar com o problema, e, ele resolveu o problema dele! o segredo é agente ter paciencia!!!!

abraço
Luiz
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Válvula de óleo do motor Enertron

Mensagempor Waldecir » 17/Jan/2006 10:16

Olá, Walter.

Por acaso esta válvula de óleo é específica deste motor ou é de outro veículo adaptada para o Gurgel?

Como saber qual a sua melhor regulagem? Estou com o problema de subida de óleo em meu Supermini e estou avaliando as opções de solução para este problema.

Poderia me ajudar?

Grato e um abraço,

Waldecir / BH
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Mensagempor wwelzl » 17/Jan/2006 20:54

Waldecir

Não sei de qual motor poderia ser... :?:
Este motor (enertron) utiliza esta válvula pois ambos pistões atingem o ponto morto superior (PMS) ao mesmo tempo e consequentemente também o ponto morto inferior, então há um deslocamento de ar (pressão) dentro do motor, ocasionando a expulsão dos vapores de óleo pelo respiro (quando os pistões estão "descendo") e sugando este óleo condensado de volta (quando os pistões estão "subindo"), então esta válvula tem que estar funcionando perfeitamente para que o óleo não "suba" para o filtro de ar.
Quanto à regulagem, está explicada no site Gurgel na parte de manutenção.
Walter
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Válvula de óleo

Mensagempor Waldecir » 18/Jan/2006 10:21

Walter,

obrigado por sua resposta.

Não encontrei a explicação do funcionamento/regulagem da válvula de óleo no site do Gurgel 800, como vc mencionou. Também procurei no fórum e não encontrei.

Se puder me dar mais esta ajudinha...

Abraços,

Waldecir / BH
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Mensagempor wwelzl » 18/Jan/2006 19:41

Waldecir

Está na parte de manutenção do motor...
Abaixo segue cópia do site:


Ajuste da Válvula de Respiro do Cárter

O ajuste da válvula de respiro do cárter deverá ser efetuado com o motor instalado no veículo estando o mesmo em funcionamento.

O ajuste é realizado através do parafuso e contraporca, existentes na parte superior da tampa da válvula (Figura 1 01.15).


Figura 1.01.15 - Parafuso de ajuste da válvula de respiro do cárter

Proceder como segue:

1. Remover a mangueira do tubo de saída da válvula de respiro do cárter ao filtro de ar.

2. Ligar o motor e deixar que o mesmo atinja a temperatura normal de funcionamento.

3. Soltar a contraporca do parafuso de ajuste do respiro.

4. Com o motor ainda em funcionamento, sentir com a mão a saída de ar pelo tubo da válvula de respiro e girar o parafuso no sentido horário, até o ponto exato em que o ar deixa de escapar pelo tubo. Ou seja, o ponto exato em que o parafuso de ajuste fecha a saída de ar da válvula.

5. A partir do ponto do item 4, retornar o parafuso, girando-o no sentido anti-horário, de uma volta e meia.

6. Mantendo o parafuso de ajuste na posição do item 5, apertar a contraporca, de modo a trava-lo nesta posição.
Walter
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Regulagem da válvula de óleo

Mensagempor Waldecir » 19/Jan/2006 10:59

Walter,

mais uma vez muito obrigado!

Já consegui localizar a descrição da regulagem da válvula, graças à sua orientação.

Abraços,

Waldecir / BH
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Regulagem da válvula de óleo

Mensagempor Waldecir » 19/Jan/2006 10:59

Walter,

mais uma vez muito obrigado!

Já consegui localizar a descrição da regulagem da válvula, graças à sua orientação.

Abraços,

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Regulagem da válvula de óleo

Mensagempor Waldecir » 19/Jan/2006 10:59

Walter,

mais uma vez muito obrigado!

Já consegui localizar a descrição da regulagem da válvula, graças à sua orientação.

Abraços,

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