Pressão do óleo BR-800

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Pressão do óleo BR-800

Mensagempor Wilson » 18/Set/2012 18:05

Alguem saberia informar quais são os valores de pressão do oleo (em PSI) com o motor ligado e também acelerando?
Um sensor de 100psi é adequado no lugar da cebolinha para utilizar um medidor de pressão do óleo?

Agradeço desde já.
Wilson
 
Mensagens: 13
Data de registro: 08/Set/2011 17:13

Re: Pressão do óleo BR-800

Mensagempor jamerico » 18/Set/2012 20:55

Wilson,

O fator de conversão de kgf/cm2 para PSI é de 14,22, ou seja, 2 kgf/cm2 correspondem a 28,44 PSI.

A faixa de pressão que meu carro trabalha fica entre 2 kgf/cm2 e 6 kgf/cm2, ou em PSI a faixa será de 28,44 PSI e 85,32 PSI.

Nos manometros normais para carros na escala em kgf/cm2 o fundo de escala está em 7 kgf/cm2 o que corresponderá à 99,54 PSI, exatamente o funde de escala do medidor em PSI.

Desta forma, com um medidor de 100 PSI acredito que voce estará bem atendido.

Um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Pressão do óleo BR-800

Mensagempor Wilson » 20/Set/2012 22:16

Agradeço pelas informaçoes prestadas.
Wilson
 
Mensagens: 13
Data de registro: 08/Set/2011 17:13

Re: Pressão do óleo BR-800

Mensagempor Wilson » 24/Set/2012 01:05

Ola Jose Americo

Este exemplo de pressao do oleo que voce informou se aplica a um motor enertron?
Utilizei um sensor do 100 psi que estava enviando ao medidor o sinal maximo colocando a escala no fim com o motor ligado. Apos um tempo o sensor parou de funcionar. Troquei o sensor por outro igual, mas continua enviando o mesmo sinal maximo com o motor ligado, entao acho que o ciclo vai se repetir, e o sensor irá falhar.
A pressao de um enertron pode ser superior a 100psi (7bar) ou meu motor esta com problemas?
Obrigado.
Wilson
 
Mensagens: 13
Data de registro: 08/Set/2011 17:13

Re: Pressão do óleo BR-800

Mensagempor cafb » 24/Set/2012 10:12

Normalmente com motor frio a pressão do sistema de lubrificaçaõ dos motores (veiculos linha leve) chegam a 5 bar em rotação acima da marcha-lenta pressão essa controlada pela valvúla by-pass.
Quando o motor aquece e o oleo afina, na marcha-lenta a pressão fica em torno de 0,80 à 1 bar e em torno de 4000 rpm 3,5 à 4 bar,maior partes dos motores.
Verifique se o manometro usado no teste está aferido,se sim poderá a valvula reguladora de pressão(by-pass) estar travada ou com mola trocada.
Espero ter ajudado.
Abraço.
Cafb.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Pressão do óleo BR-800

Mensagempor jamerico » 24/Set/2012 22:08

Wilson,

O meu Enertron apresenta as pressões como falei na primeira resposta minha ao questionamento do topico.
Quando abri meu motor, fiz uma retifica na bomba de oleo e as pressões ficaram como o cafb apresentou em sua resposta.

Observei que no motor Enertron existe uma válvula que faz um by-pass no filtro de oleo quande este está entupido para garantir a lubrificação do motor. Pode ser que voce esteja com problemas no filtro de oleo e com esta válvula travada.

Voce observou se a pressão fica alta tambem na marcha lenta? Voce está usando um oleo 20-40W? Quando o motor aquece a pressão continua alta?

Creio que seria interessante fazer o seguinte check list:
1- Tentar medir a pressão do seu motor com um marcador mecânico para ter certeza do que está acontecendo com seu motor;
2- Se a pressão estiver realmente alta, verificar o tipo de oleo que está usando. Recomendo o 20-50W ou 20-40W se não for local muito quente;
3- Se mesmo com a troca de oleo ainda estiver alta, verificar ou trocar o filtro de oleo;
4- Se persistir a pressão alta, abrir o carter e limpar a válvula de by-pass;
5- Caso os valores estejam na faixa indicada pelo cafb, verificar se o sensor é compativel com o marcador;
6- Se for compativel, verificar a ligação eletrica entre marcador, sensor e alimentação. Caso haja duvida, faça uma ligação externa, não usando a fiação do carro e sim uma externa;
7- Se apos estas verificações o problema persistir, o marcador pode estar em curto.

Para ter certeza do que está acontecendo, deve-se fazer uma medição da pressão com um manometro mecânico. No meu SM eu utilizo um mecanico direto.

Informe sobre o resultado de sua investigação, pois pode ser util para outro participante do forum.

Um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Pressão do óleo BR-800

Mensagempor Wilson » 26/Mai/2016 20:39

Olá pessoal

Após vários anos sem postar, resolvi voltar neste assunto com a questão do sensor de pressão do óleo do meu BR800.
Fiz uma pesquisa sobre o funcionamento do sensor e verificação da parte elétrica.

O sensor que utilizo possui apenas um terminal (sensor resistivo para o terra), e varia de 230 Ohms (sem pressão) e 30 Ohms (pressão máxima).
O leitor de pressão faz leitura de 0 a 100 psi e o sensor mencionado é o oferecido pelo pelo fabricante do leitor. (estou usando instrumentação da Intellitronix). Com o carro desligado, tenho praticamente uma leitura de 230 Ohms vindo do sensor.
O aterramento que eu estava utilizando era um dos fios marrons que compartilham o terra nos instrumentos originais e luzes. Percebi que quando virava a chave para ACC, o leitor passava a fazer uma leitura estranha de 380 Ohms aproximadamente. Como isto não pode ocorrer, resolvi verificar se havia alguma voltagem no fio do sensor, e percebi que com a chave ligada, existe uma leitura de 4V, uma fuga que estava causando as leituras imprecisas a todo momento.

Resolvi fazer o teste com o terra do bloco do motor com a chave ligada, e verifiquei que não havia esta fuga de 4V. Desta forma, ao invés de utilizar os negativos do fio cascata marrom do painel, resolvi testar então o aterramento que chega direto no chicote que possui um fio marrom mais grosso, e este fio, apresentou as mesmas leituras do teste no bloco do motor.
Sendo assim, testei o sensor novamente, desta vez com leituras mais sensatas, mas variando de 10 a 99 (bem diferente de antes que estava marcando 40 a 99). Estava melhor, mas não o ideal.
Pesquisei este tipo de comportamento nos sensores equivalente testados em outros carros, e verifiquei uma solução simples para fazer a calibragem final, ou seja, com o carro desligado ou em ACC, o sensor deve marcar zero.
É necessário a instalação de uma resistência de 30 Ohms ou um trimpot que forneça pelo menos este valor. Um trimpot de 100 Ohms já atende, basta ajusta-lo para 30 Ohms aproximadamente com um auxilio do multímetro.
Com isso, o sensor ficou calibrado em zero e as leituras ficaram variando entre 50-90 (marcha lenta e acelerando) com o motor ligado frio, e vão diminuindo quando esta quente variando em torno de 30-80. Estou usando óleo 20W50. Pelo que foi exposto pelos colegas, estes valores parecem estar dentro dos limiares.

Bom, espero ajudar aqueles que querem instalar um sensor de pressão de óleo e estão tendo problemas.
Agradeço os colegas Jose Americo e cafb.
Wilson
 
Mensagens: 13
Data de registro: 08/Set/2011 17:13


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 22 visitantes