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Ruido na caixa de marchas

MensagemEnviado: 28/Mai/2012 21:06
por jamerico
Amigos do forum,

Comprei há pouco tempo um SM 92. O carro eu comprei rodando mas com várias coisas para se fazer. Tenho observado um ruido na caixa de marchas quando coloca 3 e 4 marchas. Já completei o oleo mas o barulho persiste. Já observei que quando estico a 2, levando o carro até 60 km/h e passo 3, o ruido começa. Não observo este ruido em 1 ou 2.

Tenho a impressão que se trata de rolamento do eixo secundário mais proximo ao carretel de 3 e 4.

Alguem já teve este tipo de problema? Se positivo, foi complicado abrir a caixa, encontrar os rolamentos e trocá-los?

Verifiquei que esta caixa de marchas possui 3 rolamentos de agulha e 2 de esferas. Alguem sabe me dizer o codigo destes rolamentos e dos retentores do eixo prímário de da saida do cardã>

Fico no aguardo de ajuda.

Um abraço a todos.

Jose Americo

Re: Ruido na caixa de marchas

MensagemEnviado: 29/Mai/2012 07:16
por brauliogurgel
Quem sabe o barulho não estaria no cardã ou no próprio diferencial? Olhou vazamentos em ambos?

Re: Ruido na caixa de marchas

MensagemEnviado: 29/Mai/2012 09:24
por jamerico
Prezado Braulio,

É curioso o tipo de ruido, pois em 1 e 2 marchas, o barulho simplesmente não existe, somente quando coloco 3 e 4. Fiz o teste em uma mesma velocidade em 2 o barulho não existe. Coloquei 3 o barulho começou. Logo conclui que não pode ser diferencial ou cardã. Estou pensando que se trata de rolamento defeituoso proximo as engrenagens 3 e 4, pois quando coloco estas marchas o esforço nesta região aumenta e com isso qualquer dano nestes rolamento se faz sentir.

Agradeceria muito se alguem no Forum sabe a referencia dos 3 rolamentos de agulha e os 2 de esfera desta caixa, além dos retentores, para poder adquiri-los antes de abrir a caixa.

Um abraço a todos e obrigado pelas opiniões, pois nos ajudam a visualizar os cenários possiveis do defeito observado.

Jose Americo

Re: Ruido na caixa de marchas

MensagemEnviado: 29/Mai/2012 10:15
por brauliogurgel
Com certeza outros usuários da lista irão postar melhor auxilio para suas dúvidas, vez que na questão de BR800 detem maiores conhecimentos. Eu partiria de menores problemas, para maiores demandas como por exemplo a questão de vazamentos. Se estiverem presentes indicarão falta de óleo, folgas, e consequentemente de peças defeitosas seja na caixa ou no próprio diferencial. Cardã com empenos também costumam pregar peças como vibrações e ruídos por exemplo. Penso que uma vez descartada qualquer outra opção e a conclusão seja mesmo no sentido de que o defeito está na caixa, a troca de rolamentos ou mesmo de retentores seria o menor dos problemas, vez que poderia obter a especificação na própria peça quando da desmontagem ou mediante medidas retiradas via paquimetro ou micrômetro na relação diâmetro interno/externo e aplicação. Não sei se a caixa do BR 800 é tão complicada quanto a do Fusca no que diz respeito a montagem por gabaritos, mas é algo a ser verificado antes da opção pela sua abertura. Sugiro verificar outras possibilidades como ruídos da carroceria, do chassi, suspensão, rolamentos de rodas e etc..., Vez que com certeza tais problemas se existirem e se forem solucionados, aos poucos irão direcionar a ação de reparo realmente para aquilo que for o problema e também não será serviço perdido quando do conjunto geral do carro.

Re: Ruido na caixa de marchas

MensagemEnviado: 29/Mai/2012 20:51
por jamerico
Braulio,

Muito obrigado pela ajuda abrindo os horizontes da pesquisa em outros componentes antes de se investir na caixa de marchas. Neste proximo final de semana, quando tenho tempo de fuçar o carro, vou pesquisar o escapamento, talves trocando o primeiro abafador, pois tambem sinto uma vibração ressonante que pode ser este componente. Vou tambem pesquisar se não hánenhuma peça metálica do motor, caixa ou escapamento encostando no chassis ou na carroceria e que pode tambem causar vibração.

Se apos esta pesquisa e possiveis soluções, vou mesmo partir para a caixa.

Vou tambem abrir o motor e tentar recuperar a bomba de oleo, pois como já descrevi em posts anteriores, meu carro mantem a luz de oleo acesa apos a partida, se este ficar em marcha lenta, mas apaga assim que subo a rotação aos 3000 rpm, e depois não acende, mesmo o motor caindo de rotação em torno dos 1000 rpm.

Ainda tenho muitas coisas pequenas para acertar o carro, mas no final vai compensar em ter um classico da industria nacional.

Um abraço

Jose Americo