Luz de oleo acendendo na partida

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor ZCC » 25/Abr/2012 22:11

Bom tópico! Esse feedback das soluções é sempre útil :wink:
Gurgel X12TR - 1980
ZCC
 
Mensagens: 229
Data de registro: 16/Dez/2008 23:26

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor jamerico » 03/Mai/2012 21:41

Prezado ZCC,

Assim que tiver aberto meu motor, feito os reparos que julgo necessários, postarei fotos e observações feitas durante intervenção no veiculo e os resultados obtidos.

Um abraço a todos.

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor jamerico » 15/Jun/2012 22:30

Amigos do forum,

Finalmente parei o meu SM e comecei a abrir o motor.

Já retirei a bomba de oleo, e vou fazer as medidas para saber se minha bomba esta ou não com folga excessiva e pode ser a causa da baixa pressão.

Gostaria de saber se alguem sabe as folgas de uso para esta bomba de rotor. Preciso saber os valores das seguintes folgas:
- Folga entre a lateral do rotor e a tampa;
- Folga entre a extremidade do rotor interno e o rotor externo
- Folga entre carcaça e rotor

Vou medir amanhã as folgas encontradas em minha bomba e postarei os resultados para ouvir a opinião dos amigos do forum.

Um abraço a todos.

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor jamerico » 16/Jun/2012 22:53

Amigos do forum.

Hoje medi as folgas da bomba, e os resultados foram estes:

Folga entre o rotor e a carcaça: 0,20 mm
Folga da extremidade do rotor interno com o rotor externo: 0,10 mm

A folga entre o rotor e a tampa não consegui medir.

Alguem sabe me dizer se estas folgas estão dentro da normalidade?

Um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor jamerico » 22/Jun/2012 16:33

Amigos do forum,

Como era minha suspeita, o rotor interno da bomba esta com arranhões proximo ao eixo que provocam fuga da zona de alta pressão para zona de baixa pressão da bomba.

Estou procurando peças para substituição, mas se não encontrar, irei para um torneiro e fazer a retifica dos rotores e da tampa da bomba e recolocá-la no motor.

Em breve informarei os resultados.

Um abraço a todos

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor bilate » 22/Jun/2012 18:02

Caro JAmerico,

Uma vez eu peguei um motor de um amigo que apresentava o mesmo problema. O que acontecera era que alguém desmontou o motor e retirou o eixo de comando de válvulas pela parte da frente do motor e o ressalto do eixo tirou um pedaço da carcaça do motor que fica entre o mancal do eixo de comando e a carcaça.
Conclusão, em baixa rotação o óleo vazava por entre a falha da carcaça e acendia a luz, quando acelerava o motor, o problema sumia...
Vai mais esta dica pra vc olhar.
Abs.
bilate
 
Mensagens: 58
Data de registro: 15/Jan/2006 18:59

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor jamerico » 23/Jun/2012 00:07

Prezado Bilate,

Eu agradeço muito esta dica pois é algo que poderia ter acontecido, pois eu tenho o carro ha somente 3 meses, e não sei a manutenção ou retifica que ele sofreu.

Eu acabei afastando esta possibilidade, pois a luz de oleo não acende em baixa rotação depois que eu acelero e o oleo sobe até a bomba.

O problema ocorria logo que ligava o motor e não se acelerava, ficando a lampada acesa todo o tempo. Apos acelerar ate uns 3500 rpm, a luz se apagava e não voltava a acender em marcha lenta.

Verifiquei que o rotor está bem arranhado e com uma certa vala proxima ao furo do eixo, que faz com que a bomba não tenha pressão até a subida do oleo que veda um pouco esta vala e estes arranhões.

Vou continuar o meu processo de procura de peças, e se não encontrar farei o recondicionamento com um torneir amigo meu.

Postarei a aventura de recuperação de minha bomba de oleo.

Um abraço a todos.

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor wwelzl » 23/Jun/2012 08:08

Walter
Caraguatatuba/SP
wwelzl
Mecânico Gurgel
Mecânico Gurgel
 
Mensagens: 250
Data de registro: 21/Out/2005 07:58
Localização: Caraguatatuba/SP

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor jamerico » 23/Jun/2012 11:11

Prezado wwelzl,

Muito obrigado pela indicação.

Acabei de passar um e-mail para o Paulo para orçamento e detalhes da bomba de oleo disponivel.

Um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor jamerico » 17/Jul/2012 17:26

Amigos do forum.

Desmontei o meu motor, e encontrei a bomba de oleo com muitos riscos nos rotores e na tampa. Levei em um torneiro que usinou os rotores, tirando os riscos dos dois lados e usinou a carcaça para deixar com a mesma medida dos rotores.

Quando fui montar no motor, eu percebi que em certas posições do eixo de comando, a bomba estava prendendo. Abri a tampa, e com o dedo mesmo fui percebendo que havia uma certa falta de paralelismo entre a carcaça da bomba(onde assenta a tampa) e os rotores. Tomei como referencia, o rotor externo justamante onde existe a mossa de referencia de montagems(indicando o lado externo do rotor) e fui igualando na lixa 220 o paralelismo da carcaça. Apos esta operação, parti para acertar os rotores.

Com a bomba fora da carcaça do motor, fui lixando o rotor externo onde tinha mais espessura até igualar. Depois foi a vez do rotor interno sofrer lixamento em seus pontos mais espessos.

Montei a bomba na carcaça do motor, coloquei os rotores e apertei a tampa, e ocorreram ainda, pontos onde o eixo ficava um pouco preso mas depois soltava. Abri a tampa da bomba, tirei os rotores e fui lixando onde estavam marcados devido aos giros que dei quando estavam prendendo. Repeti a operação de abrir a bomba, lixar os rotores umas 3 vezes, mas por fim o motor passou a girar livre.

Tambem troquei os casquilhos de biela que estavam gastos e os aneis de seguimento.

Esta semana, acabarei de fechar o motor e informarei o resultado da pressão de oleo.

Um abraço a todos

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor jamerico » 19/Jul/2012 18:46

Amigos do forum,

So para manter o registro, hoje no final da tarde eu virei o motor, e para minha alegria, a pressão de oleo ficou em marcha lenta, em 3 Kgf/cm2, mas algumas vezes a lâmpada de oleo acendeu, mesmo com esta pressão.

Fiquei muito satisfeito, pois o trabalho dedicado a recuperação da bomba de oleo deu muito bom resultado.

Um abraço a todos

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor cafb » 19/Jul/2012 22:01

Informe se essa pressão (3 kg)em marcha lenta foi com motor ainda frio ou aquecido,em ambos casos a lampada não deveria ter acendido,com essa pressão.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor jamerico » 20/Jul/2012 13:41

Prezado Cafb,

Este valor de pressão foi observado com o oleo quente.

Vou trocar novamente a cebolinha de oleo por uma nova e ver se ela responde de acordo com o medidor.

Um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor ZCC » 26/Jul/2012 23:03

Parabéns pelo resultado :mrgreen:
Gurgel X12TR - 1980
ZCC
 
Mensagens: 229
Data de registro: 16/Dez/2008 23:26

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor jamerico » 04/Nov/2012 16:17

Amigos do forum,

Como ja mencionado anteriormente, eu abri o motor de meu SM, e trabalhei a bomba de oleo, e como resultado, a pressão de oleo ficou excelente, tanto em baixa rotação como em alta, mas eu tinha observado que quando dava a partida a luz de oleo continuava acese e só apagava quando eu levava o motor até 3000 rpm e depois ficava apagada, mesmo com o marcador indicando pressão de mais de 4 Kgf/cm2.

Comcei observar que à noite, a luz indicadora de pressão de oleo, mesmo depois de apagada ficava com uma luminosidade fraca, como se estivesse com uma voltagem muito pequena na lâmpada, descobri então que algum "aletricista" ou "mechanico" do antigo proprietário havia trocado as lampadas, ou seja, a indicadora do alternador estava no slot de pressão de oleo e a de pressão de oleo estava no slot do indicador do alternador.

Agora tudo está correto e vou a um eletricista para verificar p problema do alternador, talvez seja o regulador ou algum diodo.

Este fato que aconteceu comigo pode ajudar a alguem que etambem esteja passando por problema parecido.

Um abraço a todos.

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

AnteriorPróximo

Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 17 visitantes