Luz de oleo acendendo na partida

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Re: Luz de oleo acendendo na partida

Mensagempor ZCC » 05/Nov/2012 22:14

jamerico escreveu:Amigos do forum,

Como ja mencionado anteriormente, eu abri o motor de meu SM, e trabalhei a bomba de oleo, e como resultado, a pressão de oleo ficou excelente, tanto em baixa rotação como em alta, mas eu tinha observado que quando dava a partida a luz de oleo continuava acese e só apagava quando eu levava o motor até 3000 rpm e depois ficava apagada, mesmo com o marcador indicando pressão de mais de 4 Kgf/cm2.

Comcei observar que à noite, a luz indicadora de pressão de oleo, mesmo depois de apagada ficava com uma luminosidade fraca, como se estivesse com uma voltagem muito pequena na lâmpada, descobri então que algum "aletricista" ou "mechanico" do antigo proprietário havia trocado as lampadas, ou seja, a indicadora do alternador estava no slot de pressão de oleo e a de pressão de oleo estava no slot do indicador do alternador.

Agora tudo está correto e vou a um eletricista para verificar p problema do alternador, talvez seja o regulador ou algum diodo.

Este fato que aconteceu comigo pode ajudar a alguem que etambem esteja passando por problema parecido.

Um abraço a todos.

Jose Americo

Dá uma lida nessa história antes de mandar revisar seu alternador: viewtopic.php?f=11&t=1167
O problema que eu tinha de mau contato na fiação, eu precisava subir o giro a quase 2 mil RPM para apagar a luz. Depois da revisão feita em casa, bastava acelerar até pouco além da marcha lenta pra funcionar como deveria.

Essa série de vídeos é muito boa sobre o assunto (vou postar só o primeiro): http://www.youtube.com/watch?v=jObxAizcZ5g
Gurgel X12TR - 1980
ZCC

Data de registro: 16/Dez/2008 23:26

Mensagempor jamerico » 06/Nov/2012 07:49

Prezado ZCC,

Li a história que voce passou, e com certeza neste final de semana irei revisar as conexões do alternador, e medir a voltagem que ele está entregando à bateria.

Como há pouco tempo retirei o motor e depois troquei o retentor do eixo da polia e tive de retirar o alternador novamente, pode ter ficado algum mau contato.

Muito obrigado pela dica.

Um grande abraço

Jose Americo
jamerico

Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Mensagempor ondascurtas » 30/Jun/2014 15:44

Pessoal, existe alguma válvula reguladora da pressão do óleo? Eu tenho acesso a ela por onde?

Meu BR 800 está ascendendo a luz do óleo depois de quente. A falta desta válvula pode causar isso?

Obrigado a todos.
Cristóvão Guimarães.
ondascurtas

Data de registro: 11/Fev/2012 16:41

Mensagempor ZCC » 27/Jul/2014 01:43

ondascurtas escreveu:Pessoal, existe alguma válvula reguladora da pressão do óleo? Eu tenho acesso a ela por onde?

Meu BR 800 está ascendendo a luz do óleo depois de quente. A falta desta válvula pode causar isso?

Obrigado a todos.
Cristóvão Guimarães.

Eu não conheço o enertron de perto, mas desgaste excessivo na própria bomba e no resto do motor podem ocasionar uma queda de pressão em todo o sistema.
Gurgel X12TR - 1980
ZCC

Data de registro: 16/Dez/2008 23:26

Mensagempor andreopaixao » 20/Ago/2014 21:26

Boa noite....pelo jeito sua bomba de oleo perdeu a força mesmo...ou esta com falta de oleo, ou o oleo mais grosso, coloque o oleo correto 20w 40, ou mais fino 15w 40 e leve ao mecanico para fazer o reparo na sua bomba puxando a mola...ela é um pouco identica a do fusca...abraços
andreopaixao

Data de registro: 05/Out/2012 21:08

Anterior

Retornar para Mecânica em geral