por Fernando João » 29/Mar/2011 14:05
felipe.victor
Comecei a adaptação do motor AE-1600 no final de 2004. O carro ficou pronto em janeiro de 2005.
Nessa época estava com câmbio e diferencial originais, porém, o carro ficou "agressivo demais" nas arrancadas e "limitado demais" em velocidade: A 100Km/h, em quarta marcha, o motor estava girando a aproximadamente 4000rpm, o que era visivelmente um desperdício.
Substituí coroa e pinhão, colocando o conjunto do Chevette Automático (a relação é 19% mais longa que a original). Houve uma melhora considerável, mas mesmo assim, em auto-estradas o carro ainda continuava limitado. Aí, algum tempo depois, substituí a caixa.
De 2005 pra cá, só tive problemas com a carburação: o Brosol BLFA é bem chato de ajustar e se desregula facilmente. Hoje estou utilizando o 2E, um carburador mais "moderno", embora ainda tenha a intenção de colocar um sistema monoponto (sistema do Gol 1000, com motor CHT).
Usei o carro continuamente por uns três anos. Tive que deixá-lo parado por pouco mais de um ano, pois me mudei e o carro não pode ir junto. No ano passado pude trazê-lo para casa e quando voltei a andar com ele, sofri um acidente (somente danos materiais e umas dores no pescoço): Estava numa fila e um Mille bateu na traseira do BR-800, arremessando-o contra um Logan, que ignorou o ocorrido e foi embora. Aí tive que trocar radiador, arrumar a fibra, pintar, etc. Agora, uso o carro quase que diariamente. Quando não estou de BR-800, estou de Tocantins.
Quanto as suas perguntas, eu considero que na questão da estabilidade nada mudou. Eu não costumo abusar nas curvas porque meu BR-800 é "macio" de dianteira por causa do amortecedor Spring-Shock.
Sempre gostei do BR-800 pela questão da dirigibilidade. É um carro de direção leve, fácil de manobrar e muito bom de dirigir. Nada disso mudou. A única coisa que me incomoda um pouco é a embreagem: Eu gostaria que ela fosse um pouco mais leve.
Não costumo fazer medições de consumo com freqüência, mas nas últimas que fiz (ainda com o carburador Solex BLFA) a média ficou em torno de 12,5Km/l. Com meu BR-800 original (motor/caixa) fazia 13,5 Km/l. Essas médias são de uso urbano. A próxima média já será com o carburador 2E.
O motor não é dos mais silenciosos mas também não é dos mais barulhentos. Ainda tenho ruídos no interior do carro porque ainda não refiz a forração e nem fechei o buraco no entorno da alavanca do câmbio. Além disso, acho que meu diferencial ronca um pouco além do normal. Pensava que fosse o eixo cardã, balanceei-o mas não resolveu. Mesmo assim, o ruído interno não se compara ao do Tocantins (motor VW a ar).
Quanto a força ficou muito bom. Mesmo o câmbio sendo longo, qualquer pisadinha no acelerador já dá uma resposta imediata (exceto a 5a marcha).
No uso normal, não costumo andar com o giro muito alto. Geralmente estou abaixo dos 3000rpm até porque este motor tem bom torque em baixa.
Desde 2005 estou com ele regularizado. Tive que passar o carro por inspeção veicular, a mesma que se faz para carros a GNV. Talvez hoje não conseguiria mais regularizá-lo com este motor, visto que ele tem mais que o permitido atualmente pela lei (AE-1600 = 76cv; Enertron (89/90) = 32cv).
Em resumo, estou bastante satisfeito com a troca do motor do meu BR-800.
Fernando João
São José/SC
Ragge California 1989