Adaptação de motor vw no br800

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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MOTOR FUSCA

Mensagempor GIL JORDAO » 24/Mar/2011 12:35

Oi pessoal, boa tarde. Já postei este assunto anteriormente, mas como agora já estou com meu BR_WAGEM pronto ficou um problema.
Aqui vai o que fiz, motor de Kombi(1600), ignição eletronica, cambio de chevete(5 marchas), capa seca(baú) do BR800 ano 89, rodas de liga leve, pneus 165/70 R13 e carburador Solex novo. Motor foi retificado. Ocorre o seguinte na estrada a velocidade não passa de 110 km/h e o consumo médio está em 12 km/lt. Pergunto aos colegas mais experientes o que falta para melhorar o desempenho de "PATURY" apelido de meu Gurgel. Atento que não quero um bólido para voar, mas com os apetrechos acima achei que ele andaria mais e seria mais economico. Espero resposta dos companheiros de Gurge... Abraços
OI PESSOAL
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Re: MOTOR FUSCA

Mensagempor cafb » 24/Mar/2011 20:25

Um diferencial com relaçaõ mais longa deve ser o necessario para seu caso.
Mas algum colega deve dar mais sugestões.
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Re: MOTOR FUSCA

Mensagempor Fernando João » 26/Mar/2011 00:01

GILJORDAO,

Existem dois conjuntos coroa-pinhão (mais longos) compatíveis com o Gurgel BR-800.
(a) Chevette 1.6 (5 marchas). Relação 1/3,9 e
(b) Chevette Automatic 1.6. Relação 1/3,45.
A relação do Gurgel é 1/4,1.

A relação (a) é pouca coisa mais longa. Ela iria lhe proporcionar um aumento de 5% na velocidade, ou seja, seu 110Km/h viraria 116Km/h.
A relação (b) é muito longa. O aumento de velocidade fica em torno de 19%. Portanto, seu 110Km/h viraria 131Km/h.
Esses valores são teóricos. Podem ser simulados através do Cálculo de velocidade.

Eu creio que a opção (a) seria mais adequada, embora aumente muito pouco sua velocidade final. Talvez você teria apenas uma melhora no consumo.
A opção (b) parece ideal mas as marchas ficariam muito distantes uma das outras. Isso se deve ao fato do motor VW a ar girar "pouco". Eu percebi algo parecido com o Fusca Itamar, que tem o câmbio muito longo. Subindo uma ladeira tens a terceira esgoelada (pedindo 4a marcha) ou uma quarta murcha (pedindo 3a marcha).

Os conjuntos coroa-pinhão devem ser - obrigatoriamente - da marca Dana/Spicer/Albarus. Os da marca Braseixos são incompatíveis.

De repente, se seu motor fosse 1300 terias uma melhora no consumo também.
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Re: MOTOR FUSCA

Mensagempor cafb » 26/Mar/2011 20:09

Como o motor adaptado é 1600,tem mais torque e pode aceitar bem o diferencial com a relação mais longa.
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Re: MOTOR FUSCA

Mensagempor Fernando João » 28/Mar/2011 01:35

Eu tenho um BR-800 com motor AE-1600 (CHT 1.6) com câmbio de 5 marchas e diferencial de Chevette Automático.
Comparei as relações do câmbio/diferencial dessa configuração no BR-800 com a configuração original do Gol CL (AE-1600).
A relação do meu BR-800 ficou pouca coisa mais longa que do Gol com mesmo motor. O motor tem 76cv e gira bem mais que o VW 1600 a ar, que tem uns 60cv.
Dessa forma, a relação final do meu BR-800 é de 1/2,9 (= 0,84 x 3,45). Do Gol AE-1600 a relação é de 1/3,0 (= 0,730 x 4,111).

No Fusca Itamar (modelo com relação mais longa, motor 1600 a ar com dupla carburação) a relação final é 1/3,41 (= 0,88 x 3,875). Isso assemelha-se muito com a sua atual relação final, que é de 1/3,44 (= 0,84 x 4,1).
Com o diferencial de Chevette 1.6 a relação final é alongada em 5%, passando para 1/3,276 (idêntica a de um Chevette 1.6).

Eu noto que meu BR-800 em quinta não consegue desenvolver muito se estiver abaixo dos 3000rpm.

Em resumo, eu acho correto fazer comparativos somente com veículos de mesma motorização, mesmo que o Gurgel tenha uns kilos a menos.
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Re: MOTOR FUSCA

Mensagempor felipe.victor » 28/Mar/2011 22:23

Fernando, faça um resumo do seu br com motor cht e caixa de chevette... ficou forte? bom de dirijir? economico? silencioso? extavel?
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Re: MOTOR FUSCA

Mensagempor Fernando João » 29/Mar/2011 14:05

felipe.victor

Comecei a adaptação do motor AE-1600 no final de 2004. O carro ficou pronto em janeiro de 2005.
Nessa época estava com câmbio e diferencial originais, porém, o carro ficou "agressivo demais" nas arrancadas e "limitado demais" em velocidade: A 100Km/h, em quarta marcha, o motor estava girando a aproximadamente 4000rpm, o que era visivelmente um desperdício.
Substituí coroa e pinhão, colocando o conjunto do Chevette Automático (a relação é 19% mais longa que a original). Houve uma melhora considerável, mas mesmo assim, em auto-estradas o carro ainda continuava limitado. Aí, algum tempo depois, substituí a caixa.
De 2005 pra cá, só tive problemas com a carburação: o Brosol BLFA é bem chato de ajustar e se desregula facilmente. Hoje estou utilizando o 2E, um carburador mais "moderno", embora ainda tenha a intenção de colocar um sistema monoponto (sistema do Gol 1000, com motor CHT).
Usei o carro continuamente por uns três anos. Tive que deixá-lo parado por pouco mais de um ano, pois me mudei e o carro não pode ir junto. No ano passado pude trazê-lo para casa e quando voltei a andar com ele, sofri um acidente (somente danos materiais e umas dores no pescoço): Estava numa fila e um Mille bateu na traseira do BR-800, arremessando-o contra um Logan, que ignorou o ocorrido e foi embora. Aí tive que trocar radiador, arrumar a fibra, pintar, etc. Agora, uso o carro quase que diariamente. Quando não estou de BR-800, estou de Tocantins.
Quanto as suas perguntas, eu considero que na questão da estabilidade nada mudou. Eu não costumo abusar nas curvas porque meu BR-800 é "macio" de dianteira por causa do amortecedor Spring-Shock.
Sempre gostei do BR-800 pela questão da dirigibilidade. É um carro de direção leve, fácil de manobrar e muito bom de dirigir. Nada disso mudou. A única coisa que me incomoda um pouco é a embreagem: Eu gostaria que ela fosse um pouco mais leve.
Não costumo fazer medições de consumo com freqüência, mas nas últimas que fiz (ainda com o carburador Solex BLFA) a média ficou em torno de 12,5Km/l. Com meu BR-800 original (motor/caixa) fazia 13,5 Km/l. Essas médias são de uso urbano. A próxima média já será com o carburador 2E.
O motor não é dos mais silenciosos mas também não é dos mais barulhentos. Ainda tenho ruídos no interior do carro porque ainda não refiz a forração e nem fechei o buraco no entorno da alavanca do câmbio. Além disso, acho que meu diferencial ronca um pouco além do normal. Pensava que fosse o eixo cardã, balanceei-o mas não resolveu. Mesmo assim, o ruído interno não se compara ao do Tocantins (motor VW a ar).
Quanto a força ficou muito bom. Mesmo o câmbio sendo longo, qualquer pisadinha no acelerador já dá uma resposta imediata (exceto a 5a marcha).
No uso normal, não costumo andar com o giro muito alto. Geralmente estou abaixo dos 3000rpm até porque este motor tem bom torque em baixa.
Desde 2005 estou com ele regularizado. Tive que passar o carro por inspeção veicular, a mesma que se faz para carros a GNV. Talvez hoje não conseguiria mais regularizá-lo com este motor, visto que ele tem mais que o permitido atualmente pela lei (AE-1600 = 76cv; Enertron (89/90) = 32cv).
Em resumo, estou bastante satisfeito com a troca do motor do meu BR-800.
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Re: MOTOR FUSCA

Mensagempor ZCC » 29/Mar/2011 16:48

Eu não conheço muito das caracteristicas do BR800, mas será que tem como usar uns pneus maiores? acho que melhoraria a velocidade final

Ou será que não tem como encomendar uma coroa e pinhão personalizados da Ensimec? Mais longos que comuns
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Re: MOTOR FUSCA

Mensagempor felipe.victor » 29/Mar/2011 23:40

Fernando, obrigado por sua resposta! tenho um br800 td original, com execao dos vidros que fiz eles verticais e eletricos e agora estou pretendendo comprar um supermini para fazer essa adaptação e tb outras como por ar condicionado e redesenhar os parachoques para um modelo mais contemporaneo e sua resposta me encorajou mais ainda. quero o carro para o uso do dia a dia e tambem para viajens e por isso vou optar por um motor mais forte e menos fragil e o cht p/ mim é o mais indicado.
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Re: MOTOR FUSCA

Mensagempor JOÃO MURILO » 26/Mai/2011 20:51

BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER SE ALGUM FELIZ PROPRIETÁRIO DE GURGEL BR 800 1989, JÁ INSTALOU UM MOTOR DE FUSCA 1.300 L, e se alguém poderia dar uma luz, com fotos para eu ver como vai ficar o meu. E já aproveitando da bondade dos senhores passo a passo para tirar toda carroceria do bruto para aquela reforma artezanal no capricho.... detalhes, :roll: só que eu mesmo quero fazer tudo bem devagar, por isso peço ajuda aos companheiros. obrigado careca
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Re: MOTOR FUSCA

Mensagempor JOÃO MURILO » 26/Mai/2011 21:07

só para os senhores ver o estado do "feioso"preciso da ajuda dos companheiros para levantarmos o feioso, segue a foto do cara ele já estava com motor de fusca, grato careca
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Anexos
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Re: MOTOR FUSCA

Mensagempor ZCC » 31/Mai/2011 23:42

Só pra deixar registrado no tópico, meu carro nunca passou de 90km/h e sempre fica fraco em alta rotação (tá com motor 1600 e Ignição eletrônica) - Depois de investigar com uma pistola de ponto, descobri que o avanço estava com problema, ao subir a rotação, ao invés de adiantar, ele estava atrasando o ponto e o resultado é motor limitado a umas 3000 rotações (sem carga)
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Re: MOTOR FUSCA

Mensagempor tasende » 06/Jan/2012 00:50

Verifique se o escapamento esta mal feito. As curvas devem ser suaves e os tubos devem se unir quase que paralelamente em um angulo bem fechado e não em 90º, com a gente vê por aí o que acaba estrangulando o escapamento diminuindo a performance e aquecendo o motor. Não precisa daquela bolha em cima do capô. basta abaixar mais o motor. O meu eu abaixei aumentando o parafuso do pendulo que segura a caixa de embreagem. Tambem sou mexânico de fim de semana.
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Adaptação de motor vw no br800

Mensagempor tasende » 14/Mar/2012 01:07

Quem adaptou um motor vw a ar no br 800, por favor me responda a duas perguntas. É nescessário colocar um calço no rolamento da embreagem para que este possa acionar o platô ?
Como instalar o escapemento sendo que uma das saidas cai bem encima da estrutura do carro?
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embreagem da adptação do motor vw boxer

Mensagempor tasende » 22/Out/2012 23:08

Aos puristas desde já agradeço a tentativa e conselhos de não trocar de motor, mas a paciência tem limite! (o motor original esta montado e guardado).
Aos que trocaram o motor gostaria de saber o que fizeram para o motor vw boxer o "motor de fusca", debrear, pois já troquei o colar do Gurgel BR 800 que é da Brasília pelo do Opala que é um pouco maior mas noto que o curso de acionamento do pedal é curto e não consegue empurrar a mola da embreagem ou seja o "chapéu chines", a ponto de soltar o disco de embreagem, e sem que,o colar fique em acionamento contínuo ou seja, como se a pessoa estivesse com o pé na embreagem. Um conhecido me disse que o melhor seria tirar 1cm da capa seca mas aí a cremalheira fica raspando no fundo da caixa, e de nada iria alterar, pois 1 cm se consegue na regulagem. Houve modificação na pedaleira original? O que dizem os companheiros de mecânica. Pois acho que há uma solução mais simples.
Desde já agradeço.:
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