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Desempenho do Enertron

MensagemEnviado: 30/Out/2011 07:09
por Walter Filho
Caros Foristas,

Estou pensando em melhorar o desempenho do meu BR 800 com uma receita simples e barata. Vou abrir o motor para manutenção e pensei em rebaixar o cabeçote, alguém já fez isto no Enertron? qual o resultado? E o outro passo será aliviar o peso do volante do motor. Já utilizei esta receita em uma Puma GTE 77 com motor a ar 1600 que possuo e foibomo resultado.

Façam comentários....

Re: Desempenho do Enertron

MensagemEnviado: 30/Out/2011 14:37
por pardal
Antes de fazer a mudança na potencia do motor, leia os tópicos aqui do fórum a respeito de virabrequim

Re: Desempenho do Enertron

MensagemEnviado: 30/Out/2011 20:01
por Walter Filho
Valeu Pardal,

Pelo que percebi o problema maior estão no motores antes de 1991, mas ainda sim, é bom não abusar. Como o cabeçote terá que ser faciado mesmo, de certa forma aumentará um pouco a taxa de compressão, qt ao alívio de peso do volante do motor, acredito aue ajudará a diminuir a carga no virabrequim, mas diminuirá a inércia em altas rotações/velocidade que não será o uso do meu BR. Ele circulará apenas na cidade servindo de locomoção para meus filhos a escola e faculdade.

Abraço.

Re: Desempenho do Enertron

MensagemEnviado: 01/Nov/2011 19:36
por pardal
Ao fazer o alívio do volante, faça aos poucos, pois o motor ENERTRON requer volante especial (pesado)
devido ao inacreditável avanço da centelha.
Caso o volante fique muito leve o motor pode ter dificuldade
de pegar ou dar contragolpes
Bom seria ter o motor num cavalete de funcionamento e ir testando.
Obtendo bom resultado publique aqui.

Re: Desempenho do Enertron

MensagemEnviado: 02/Nov/2011 06:56
por Walter Filho
Pardal,

Desitir de aliviar o peso do volante, pelo que percebi, terei que mexer nos sensores e acho que o ganho não será relevante para o trabalho que irei ter, além dos problema que posso vir a enfrentar.

Abraço,

Re: Desempenho do Enertron

MensagemEnviado: 10/Nov/2011 16:46
por Éder Mello
Normalmente se faz o alívio em virabrequim,biela e volante...O Enertron é um caso a parte,pq no volante não é recomendável por causa dos imãs...O virabrequim tb é uma peça frágil...Penso que não deveria tentar fazer isso!

Éder Mello
Supermini 92/92
(g2)

Re: Desempenho do Enertron

MensagemEnviado: 21/Nov/2011 22:10
por ZCC
Ao invés de rebaixar o cabeçote e aliviar o volante, eu procuraria tentar adaptar dupla carburação.

lembro vagamente que a fábrica testou um br800 com turbo e dupla carburação. O resultado do teste é que o vidro traseiro estourou com a velocidade

Re: Desempenho do Enertron

MensagemEnviado: 15/Mar/2012 04:00
por LeonardoL
Antes de aliviar o volante, lembre-se que está lidando com um motor de 2 cilindros, que precisa desta inércia (volante mais pesado) para manter a rotação constante.

A minha sugestão inicial, como alguns colegas já citaram, seria optar por dupla carburação ou mesmo uma injeção eletrônica multiponto, que podem inclusive melhorar o consumo.

Se for rebaixar o cabeçote, pense bem sobre a questão do virabrequim. O meu Supermini é modelo 1993 e o virabrequim quebrou também. Em certa parte, essa quebra da peça original é inevitável, já que ela está exposta a contínuas forças de flexão e torção, sem uma distribuição desse esfoço (como ocorre nos motores mais modernos) nem reforços para suportar os mesmos. Quando mais esforço você colocar, mais cedo estará fazendo com que o problema se manifeste.

Abraços,
Leonardo