Enertron dificil de pegar

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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Enertron dificil de pegar

Mensagempor Helio » 02/Set/2011 14:29

Olá a todos. Tenho um MotoMachine que uso muito pouco e, por conta disso, as baterias vivem descarregando e estragando. A penultima bateria que tive, já tinha que ser trocada pelo menos há uns dois anos atrás, porém como uso pouco o carro, vivia recarregando com um carregador daqueles de lâmpada ou fazia chupeta com as baterias dos outros carros. E o carro demorava muito para pegar. De um dia para o outro até que não, mas de dois dias para mais era um problema. Uma semana parado então, podia desistir de carregar a bateria porque não iria aguentar o tranco e tinha que fazer chupeta mesmo. Eu achava que era carburador ou bomba de gasolina, até cheguei a levar o carro no mecânico por causa disso e estava tudo OK. Duas semanas atrás, como a bateria não ficava com carga nem dois dias seguidos e com o saco cheio de fazer chupeta, resolvi tirar o escorpião do bolso e comprar uma bateria nova, de 45 A, mais forte que a original. Como benefício adicional do fato de não ter que estressar com o problema da bateria, o carro pega de primeira mesmo ficando dias parado. Estou postando esse tópico para eventual orientação de alguém que tenha problema de fazer o carro pegar e também para que alguém, se puder, explique porque a troca da bateria alterou tanto o tempo que o carro demorava a pegar. Abraços.
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Re: Enertron dificil de pegar

Mensagempor felipe.victor » 02/Set/2011 15:43

Seguinte, bateria é um bicho bem cheio de frescuras... quando um carro ffica parado muito tempo, a bateria vai perdendo carga e o fato de ficar muito tempo com a carga baixa a bateria vai perdendo a capacidade de se recarregar completanebte, principalmente, pq como vc disse que recarregava muito com aqueles carregadores de lampada que é carga rápida... a carga rápida não é uma boa carga q se de em bateria, pq ela força d+ os elementos bateria e é uma carga que ela se perde com o tempo... pelo - essa foi a explicação que eu ja ouvi várias vezes... ai tipo... cada carga rápida que se da em uma bateria ela perde um pouco a capacidade dese recarregar... o ideal é se dar uma carga lenta sempre... tem gente que tem carro como vc que não usa sempre e ja deixa o carro tipo... ligado na tomada direto... compra-se um carregador dde carga lenta e dexa o bixo sempre ligado no carro e plucado na tomada... a bateria vai durar bem mais e vc não vai ter surpresas quando for sair no carro...
a questão do carro ficar ruim de pegar é que como a bateria tava fraca ela rodava o motor de arranque com menos velocidade e por isso o carro dava trabalho p/ pegar... isso é bem comum...
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Re: Enertron dificil de pegar

Mensagempor felipe.victor » 02/Set/2011 15:48

eu por exemplo quando vou utilizar o carro e sei que a carga ta fraca eu deixo ele um dia ou dois plugado no nobreack de computador... o nobreack tem um plug atraz p/ se colocar bateria auxiliar e é ali que eu plugo a bateria do carro... o nobreack é um exelente carregador de carga lenta, gasta poucquissima energia e é facil de se manuzear.... essa ddica ja me tirou do prego algumas vezes... agente as vezes tem uma ferramenta dessas em casa e nem sabe.
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Re: Enertron dificil de pegar

Mensagempor Helio » 03/Set/2011 14:35

Caro Vitor, você tem certeza que carregador de lâmpada dá carga rápida? Eu acho que não, tanto assim que você precisa deixar carregando cerca de 12 horas para recarregar uma bateria. E quanto ao carro pegar mais rápido, creio que não seja apenas pelo efeito de o motor de arranque girar mais rápido apenas, já que quando a bateria antiga estava plenamente carregada ele também girava rápido. Minha dúvida seria em relação talvez à ignição que por algum motivo funcione melhor com a bateria nova, com mais amperagem, sei lá...
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Re: Enertron dificil de pegar

Mensagempor ZCC » 04/Set/2011 11:28

no carregador de lampada, quem dita se vai ser de carga rápida ou lenta é a potência da lâmpada, mas não lembro certinho se a relação potência/recarga é diretamente ou inversamente proporcional.
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Re: Enertron dificil de pegar

Mensagempor Herbert Almada » 04/Set/2011 13:53

Amigos vocês falaram de tudo menos do mais simples e primordial. Para o carro ligar perfeitamente a frio tem que ser usado o afogador, as pessoas pensam que ele não serve para nada mas não é verdade. Se o carro estiver em perfeita regulagem toda vez que for preciso ligar o carro a frio tem que usar o afogador, pelo menos no meu funciona perfeitamente. Assistam os videos do tonella no youtube que ele explica perfeitamente a função do afogador.

Abraços, espero ter ajudado!

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Re: Enertron dificil de pegar

Mensagempor Helio Neto » 05/Set/2011 01:52

Tem uma coisa que faz muita diferença, sim: não esqueçam que ao mesmo tempo em que o arranque está puxando momentaneamente mais de 200 ampères da bateria, as bobinas da ignição também precisam tirar dela a energia para as faíscas! Quanto menor a energia na faísca, mais difícil do motor começar a funcionar. Abaixo de um limite, a tensão não vence a compressão nos cilindros e simplesmente não há mais faísca, o que geralmente ocorre antes que o arranque não consiga mais girar.

Às vezes uma bateria fica aparentemente bem carregada, com mais de 12 V quando medida, mas o que realmente importa não é essa tensão "em aberto", mas a tensão que ela consegue manter "sob carga" (não "carga" de recarregar, mas "carga" = esforço) na hora da partida, o que reflete a energia armazenada nela. Uma bateria pelas últimas e uma nova, quando carregadas, podem indicar a mesma tensão normal, mas a velha vai "esvaziar" quase toda a sua carga em 1 ou 2 segundos na partida. Essa diferença das condições "em aberto" e "sob carga" na eletricidade/eletrônica confunde muita gente. As baterias atuais vêm com a indicação adicional do máximo de A/h que aguentam momentaneamente, geralmente umas 10 x o valor da especificação tradicional de A/h contínuos, e esse é o valor que vai fazer a diferença na hora da partida.

Eu também sofri muitos anos com arranque fraco e a bateria do meu Supermini não aguentando mais de uma semana sem ligar o motor, tem história que não acaba mais... Mas acabei descobrindo que ele tinha uma fuga de corrente que foi bem difícil de detectar: o ramo do chicote que alimenta o conta-giros estava conectado na caixa de fusíveis no setor que não passa pela chave de ignição, então ficava o tempo todo ligado. Agora já faz um ano que ele está com bateria nova e sem fugas, e nunca mais deu sinais de dificuldade na partida.

Para carregar baterias eu sempre usei uma fonte de bancada em aproximadamente 15 V que suporta 2 A, em série com um resistor de fio de mais ou menos 1,5 ohm. Leva 2 ou 3 dias para carregar completamente uma bateria em bom estado. O problema em dar carga desse jeito ou com carregador de lâmpada, é que a corrente não é constante como num carregador especial, então a carga começa rápida e vai ficando cada vez mais lenta.
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Re: Enertron dificil de pegar

Mensagempor Helio » 07/Set/2011 12:08

Acho que meu xará matou a pau...
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Re: Enertron dificil de pegar

Mensagempor felipe.victor » 07/Set/2011 15:52

Idem...
so faltou mensionar que o sistema de ignição do enertron faz com que as bobinas trabalhem 2 volts a menos que em carros normais e quando a bateria não ta boa ai é que fica dificil de pegar mesmo...
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