Capa do tucho

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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Capa do tucho

Mensagempor bluesky » 26/Out/2005 00:13

Olá Pessoal!

Recentemente andei olhando meu BR por baixo e notei que havia um cano amassado.

Com a ajuda do Fernando descobri que se tratava da famigerada ~capa do tucho~ [quem é esse tal de Tucho?! rsss... confesso que pra mim era novidade]

O eskematico da capa do tucho:
http://www.gurgel800.com.br/manutencao/ ... 1&pagina=7

A minha capa do tucho amassada:
Imagem

Gostaria de saber se algúem sabe no que isso poderia implicar!

Como posso saber se a capa não está encostando na vareta?! Teria que abrir ou haveriam alguns "sintomas", como falhar, etc, etc

Grande abraço a todos,
Alex Cardoso

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Mensagempor wwelzl » 27/Out/2005 11:21

Alex

É, a capa da vareta do tucho está bem amassada, provavelmente não foi encaixada corretamente no cabeçote durante a montagem.
O que pode acontecer:
- vazar óleo
- desgaste da ponta da vareta e/ou do balancim (ocasionando barulho de válvula batendo)

Mas, para trocar esta capa, tem que tirar o cabeçote e consequentemente trocar a junta do cabeçote.
Então eu deixaria quieto por enquanto, só se começar a dar problema.
Walter
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Mensagempor bluesky » 28/Out/2005 22:02

wwelzl escreveu:Alex

É, a capa da vareta do tucho está bem amassada, provavelmente não foi encaixada corretamente no cabeçote durante a montagem.
O que pode acontecer:
- vazar óleo
- desgaste da ponta da vareta e/ou do balancim (ocasionando barulho de válvula batendo)

Mas, para trocar esta capa, tem que tirar o cabeçote e consequentemente trocar a junta do cabeçote.
Então eu deixaria quieto por enquanto, só se começar a dar problema.


Vlw mesmo wwelzl!!!

Acho que eh melhor deixar quieto mesmo... como diz a frase

"Quanto mais mexe, mais fede" ahuahaua

Quando for preciso fazer regulagem de valvula eu mexo no tucho.

[]s (g2)
Alex Cardoso

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Só quem pode

Mensagempor Luiz » 29/Out/2005 15:25

Walter e Cardoso do céu Azul...
este é o típico problema que só se resolve qundo 'pifa' de vez, quer dizer, o tucho 'estoura', ou quando se necessita fazer algum tipo de manutenção conjunta, exceto (é claro) quem tem muito dinheiro, que na mesma hora para na oficina, e, manda arrumar, o que creio não seja o nosso caso, hehehe (g2) (g1)
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Capa de tucho

Mensagempor br » 14/Mar/2006 14:37

Ola pessoal,
Tenho acompanhado escutando :) as discussoes neste forum e aprendido muito (deveria ter lido mais). Chegou a hora de contribuir... desmontei o motor do meu SuperMini 92 e troquei os aneis pois me disseram que estava espirrando oleo pelo respiro em decorrencia de desgate. Antes de conhecer o site ia na tentativa e erro e ajuda de profissionais e proprietarios. As juntas comprei da RM juntas (11)5078-9727 (cel)7846-5979 Roberto, rua caucaia 165 casa 8 bosque da saude SP(todas do motor por R$ 35,00 outubro/05); existe outra casa na rua piratininga um pouco mais cara . Os aneis VW1600 (para quatro pistoes R$ 35,00 fev/06 em qq boa casa de peças) desmontei e montei em um fim de semana, mas ficou vazando oleo por um dos tuchos, pingos, mas irritantes vcs sabem como eh. Mas em visita a uma casa de peças achei uma capa de tucho plastico nylon (R$10,00), em duas metades com mola extensora, que sem ter q remover (afastar) o cabeçote, perder a junta e ter toda trabalheira de novo, resolveu o problema do vazamento. É realmente facil retirar a tampa das valvulas tirar o balancim, a vareta, retirar a capa de tucho velha e instalar a nova.
Imagem
PS: Só aconselho mexer se realmente tiver problema,(no seu parece q algo bateu ali) mas abrir a tampa de valvulas para ver se está tudo bem (se a vareta esta no lugar certo) é bem facil, pois minha vareta já saiu do lugar e "furou" uma sede nova no balancim. (e fazia o motor falhar). Vc pode aproveitar e regular a folga das valvulas que é 0,15mm.

Mão na massa e pau na máquina.
Mão na massa e pé na tábua.

Não basta ser mini tem q ser SUPER
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Re: Capa do tucho

Mensagempor Danjovic » 01/Mar/2018 13:55

Olá Pessoal

Um amigo meu percebeu que o supermini dele, cujo motor não foi mexido há tanto tempo, está com a capa do tucho amassada também. Segundo o mecânico as capas estavam OK quando ele mexeu.

Esse tipo de problema costuma acontecer com o motor enertron ou foi azar mesmo?

E dá pra perceber o efeito do amassado no barulho do motor do carro? Pergunto isso porque o motor dele faz um barulho meio metálico quando está em marcha lenta, e quando usa o freio motor (ladeira abaixo com a marcha engrenada).

Obrigado!
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