Supermini roncando

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Supermini roncando

Mensagempor Celso Osternack » 12/Fev/2016 15:53

Pessoal, boa tarde,
comprei um supermini, e percebi o seguinte problema:
aparentemenete com a marcha engatada, as coisas estão normais, mas em ponto morto, conforme aumenta a velocidade, tem ronco(zunido) bastante grande vindo debaixo mais ou menos no meio do carro, alguém já teve esse problema? agradeço qualquer ajuda, já troquei os rolamentos das rodas.
Att
Celso Osternack

Data de registro: 14/Jul/2014 11:18

Re: Supermini roncando

Mensagempor Hector Vido » 31/Jul/2016 21:49

Oi Celso,

Esse ronco é intermitente e grave, como se fosse algo pegando em alguns dentes, ou é como um assobio, constante e agudo?
Porque, por exemplo, ao deixar em ponto morto o carro em uma descida, ou quando ele está com velocidade eu também escuto este barulho, mas é intermitente e grave - toc toc toc toc... O mecânico disse que é o eixo cardã, que não tem problema.
Mas vou arrancar dele o porque e como consertar, e já lhe posto - se for este o problema.

Abraço!
BR 800 - 1990
Hector Vido

Data de registro: 27/Dez/2015 00:12

Mensagempor Celso Osternack » 08/Mai/2017 16:26

olá, Hector, boa tarde,
o projeto do supermini, por enquanto está parado, ainda não sei o problema, é um zunido que vai aumentando conforme aumenta a velocidade, parece rolamentos, não sei
pretendo voltar ao projeto em breve, vou retirar o motor, a caixa e o cardã, para manutenção.
Celso Osternack

Data de registro: 14/Jul/2014 11:18

Mensagempor andreopaixao » 10/Mai/2017 13:36

Boa tarde, esse ronco é normal por causa do eixo cardam, o acústico da carroceria do BR não é idêntico a de um opala por exemplo, esse barulho fica maior em velocidade de 4 marcha. (parece ferro trepidando com ferro).
Se estiver vibrando muito, verifique o coxim do cambio e troque, é uma peça barata.
Se estiver vazando óleo entre o cambio e o cardam, troque a bucha, é outra peça barata.
Uma época estava com um ruido chato, o cambio do meu espanou a rosca do cambio o onde fixa o coxim e o cambio, e sentia algo roçando na carroceria, levantei e vi tudo solto, vi que teria que fazer uma usinagem ali, como o tempo era curto, amarrei e andei por bastante tempo. Um dia andei em outro BR e vi que era mais silencioso que o meu, o ronco do cardam menor e o motor vibrava pouco. Arrumei um tempo em levantar e fazer uma rosca nova no cambio com uma contra porca, troquei o coxim, e hoje só escuto esse ronquinho normal andando, ha o meu é o 91 com o cambio do Sierra. Abraço
andreopaixao

Data de registro: 05/Out/2012 21:08

Retornar para Mecânica em geral