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Recuperando o amortecedor dianteiro "Spring-Shock" do BR-800 (1989 e 1990)


A primeira recuperação

Sempre que precisamos executar algum reparo em nosso BR-800, encontramos dificuldades para encontrar peças e/ou oficinas mecânicas que saibam e que queiram trabalhar nesse carro.

Possuo um BR-800 ano 1990. A suspensão dianteira é do tipo Spring-Shock, que era fabricada pela própria Gurgel. Infelizmente a Gurgel não existe mais e, portanto, não se fabricam mais suspensões desse tipo.

Na Yamauto me informaram que esse tipo de suspensão é facilmente reparável e que todas as peças necessárias para a recuperação a Yamauto fornece.

Com o auxílio de pessoas entendidas de mecânica retiramos as duas suspensões e as desmontamos.


Retirada da suspensão

O Spring-Shock é fixado por dois conjuntos parafuso/porca nas suas extremidades.


Desmontagem

Atenção: Dentro do Spring-Shock há uma grande quantidade de óleo.

Retira-se as duas braçadeiras que seguram a coifa (guarda-pó).

As extremidades do Spring-Shock possuem um T rosqueável. A extremidade inferior não precisou ser removida.

Retira-se a coifa. Se estiver muito danificada (rasgada), com certeza o óleo vazará, fazendo com que a suspensão trabalhe sem lubrificação. Além disso, através da coifa podem entrar partículas de sujeira (areia por exemplo). Esses fatores fazem com que a suspensão tenha um desgaste mais acelerado.

Além da coifa, há um batente de borracha e seu suporte.

Deve-se afrouxar os parafusos localizados na parte superior do corpo do Spring-Shock para a retirada de uma tampa. Além do furo central há um menor que provavelmente serve de respiro para o óleo.

Ao remover a tampa, retira-se o êmbolo e a mola.

No êmbolo há um anel de vedação. Na desmontagem, este anel estava totalmente despedaçado. O anel é vendido em tiras e deve ser colado no êmbolo.

Após desmontado, é necessário fazer uma limpeza no corpo cilíndrico do Spring-Shock a fim de remover os fragmentos do anel de vedação do êmbolo e possíveis sujeiras que possam ter entrado através da coifa.

Depois de feita a limpeza de todo o conjunto, faz-se a colagem do anel ao êmbolo. Após a secagem, é só montar.

E quanto ao óleo? Deve ser utilizado óleo comum, do mesmo tipo que se utiliza no motor. A quantidade a ser colocada é de 1,4 litro (em cada suspensão).


Partes da suspensão


Peças adquiridas na Yamauto

Qtd. Peça

2 Anel de vedação do êmbolo
2 Guarda-pó do amortecedor
2 Batente de borracha do amortecedor
2 Bucha superior do amortecedor (T)



A segunda recuperação

O Spring-Shock depois de recuperado, funcionou bem durante uns 4 meses. Como o guarda-pó (coifa) se danificou, muito óleo vazou e a suspensão começou a apresentar problemas.

Troquei a coifa e completei o óleo algumas vezes. Praticamente um ano depois da primeira recuperação, fiquei com o carro parado uns 4 dias a fim de recuperar novamente a suspensão por completo.

Quando abri novamente o Spring-Shock, o batente de borracha de um dos amortecedores havia se desintegrado. No outro amortecedor, o anel de vedação tinha se despedaçado. Somente meio anel ainda estava junto ao êmbolo.

Como o anel é vendido em tiras é bem provável que este tenha começado a estragar através de sua emenda.

Vazou muito óleo pelos parafusos/arruelas e também pelo guarda-pó (coifa). Com óleo saindo do amortecedor, a suspensão trabalha sem a lubrificação e o desgaste das peças internas se acelera.


Peças de reposição

Desta vez, procurei no comércio local peças equivalentes.

Guarda-pó (coifa): Utilizei a mesma da junta homocinética do Golf. Tive que colocar um pedaço de mangueira no "T" superior do Spring-Shock, pois a abertura superior da coifa é um pouco mais larga que a "original". Mas com certeza, a vedação fica igual ou até melhor. Preço do Guarda-pó da homocinética do Golf: R$ 6,50 (dezembro/2003).

Batente de borracha: Fui com a peça já deteriorada numa loja de auto-peças. O vendedor me trouxe um batente parecido que, segundo ele, é utilizado na dianteira do Corcel. Preço do batente de borracha do Corcel: R$ 2,50 (dezembro/2003).

Anel de vedação do êmbolo: Como o anel de "amianto" pareceu não ter durabilidade, com um pedaço de nylon (tecnil) e contando com a criatividade de um amigo, confeccionamos um anel sem emendas. A montagem deste é descrita com detalhes abaixo.


Confecção do conjunto êmbolo/anel de vedação

Com um pedaço de nylon (tecnil) e uma serra copo de 108 mm, fizemos um furo e recortamos o nylon ao redor deste furo.


Pedaço de nylon que sobrou do recorte

O êmbolo foi torneado para tirar as rebarbas da colagem anterior e para poder encaixar no furo feito com a serra copo no pedaço de nylon.


Embolo já torneado

Passamos araldite industrial na peça de nylon (no furo) e no êmbolo.


Passando araldite industrial na peça de nylon


e no embolo, separadamente

Juntamos as duas peças e aguardamos o tempo necessário de secagem (24 horas).


Colando o embolo na peça de nylon

Depois de colado, a parte externa da peça de nylon teve que ser torneada até que seu diâmetro fosse um pouco menor que o diâmetro interno do cilindro do Spring-Shock.

Estanto do conjunto êmbolo/anel pronto, partimos para a montagem da suspensão.


Montagem da suspensão

O procedimento da montagem da suspensão foi realizado na seguinte ordem:

  • Montar o conjunto êmbolo/mola/prato superior.
  • Colocar aproximadamente 500 ml de óleo no cilindro.
  • Introduzir o conjunto êmbolo/mola dentro do cilindro.
  • Fixar a tampa superior ao cilindro do Spring-Shock. Recomenda-se utilizar silicone nas arruelas/parafusos para uma melhor vedação.
  • Com o auxílio de uma almotolia, introduzir mais óleo dentro do cilindro através do furo existente na tampa superior, até que o óleo comece a transbordar pelo furo.
  • Colocar a coifa com sua respectiva abraçadeira no pescoço superior (T).
  • Rosquear o pescoço na parte superior do êmbolo.
  • Fechar o cilindro com a coifa e fixar a abraçadeira.

  • A terceira recuperação

    O guarda-pó (coifa) do Spring-Shock direito se danificou. Antes que ficasse sem óleo, abri novamente o amortecedor e aproveitei para verificar o anel do êmbolo. Felizmente este encontra-se em perfeito estado.

    Troquei a coifa, completei o óleo e instalei o Spring-Shock.

    Nesta última recuperação, não utilizei a abraçadeira superior, pois percebi que esta reduzia a vida útil da coifa: quando o amortecedor sobe, a coifa bate no parafuso da abraçadeira. Por fim, a coifa começava a vazar óleo por este ponto.

    Mesmo sem a abraçadeira superior, não vazou óleo, pois o pedaço de mangueira entre o "T" superior e a coifa veda de forma adequada.

    As fotos abaixo, são do interior do Spring-Shock, um ano depois da recuperação realizada em dezembro/2003 (no texto, identificada como "A segunda recuperação").


    "T" superior e coifa do Spring-Shock


    Embolo do Spring-Shock


    "Miolo" do Spring-Shock

    Fernando João

    Comentários


    Nomeabilio myashiki
    e-mailkailabu@bol.com.br
    Cidadesao paulo /SP
    Comentáriosaquele anel em amianto e mesmo em qualquer outro material achei de uma ideia infeliz, modifiquei o sistema pedindo fazer uma graxeta em couro emsao paulo na rua do manifesto 1992 ipiranga sr sidney que a fez com perfeiçao, assim odesgaste sera bem menor e muito mais eficiente prendendo a graxeta com umaarruela com cerca de 3 mm de espessura abaixo da mola o conjunto fica preso sem se soltar ou escapar.usei oleo atf para bengals de moto agora vou test-lo amanha e mando noticias ok
    13/07/2018 20:13

    NomeAfonso Prisco Neto
    e-mailAfonsoprisco@gmail.com
    CidadeRibeirão Preto /SP
    ComentáriosGostaria de recuperar os dois amortecedores do br 800 . Já desmontei é o spring este da capa, a qé endereço eu mando e gostaria de saber o preço.
    01/03/2018 18:57

    NomeDelmo Holier
    e-mailestradasdacanastra@yahoo.com.br
    CidadeSão Roque de Minas/MG
    ComentáriosTo precisando dos amortecedores dianteiros do Supermini, alguem pode me ajudar informando onde posso encontrar, ou qual outro amortecedor poderia ser adaptado substituindo os originais? se algum amigo puder me ajudar agradeço muito.
    15/10/2016 14:32

    NomeHugo Arruda
    e-mailhugoarruda@yahoo.com.br
    CidadeCampos dos Goytacazes/RJ
    ComentáriosBoa tarde pessoal!! Esse spring realmente é dor de cabeça, e tenho lá minhas dúvidas quanto a segurança do carro, mas em fim, recuperar ou substituir? O que seria melhor pro carro? Alguém já fez algum tipo de adapção , de mola e amortecedor convencional substituindo o spring? Pode dar detalhes do procedimento e as peças que usou? Gosto muito do carrinho, estou na eminência de talvez negociar um Br 90, mais estou com receio de ser mais uma dor de carbeça sem solução desse spring. Agradeço a ajuda pessoal!!!
    14/10/2016 12:49

    NomeHeles Resende
    e-maillove@heles.com.br
    CidadeBrasilia/DF
    ComentáriosTenho supermini 92 original e descobri pelo código impresso no amortecedor traseiro trata-se de amortecedor mitsubishi usado no lancer.
    Comprei no ferro velho par de amortecedor do gol (código informado neste site) aconteceu que a traseira ficou muito alta. Achei na praça amortecedor do LANCER e deu certinho a altura voltou ao normal. A única coisa é que comprei marca corven e um ano depois já estava batendo de novo, marca ruim, não compro mais.
    20/05/2016 08:57

    Nomewillian Souza
    e-mailwillarc@hotmail.com
    CidadeSão Paulo/SP
    ComentáriosOlá Tenho um BR800 ano 90 e logo vou fazer o amortecedor. Conversando com amigo engenheiro da FEI e comentou que colocar oleo de motor deteriora a borracha.
    Sugeriu colocar oleo de direção hidraulica, mais vicoso e não ataca a borracha que nem oleo. Vou tentar fazer isso e depois posto o resultado.
    23/09/2015 10:46

    NomeRicardo Buono
    e-mailrb-tech@hotmail.com
    CidadeSão Paulo/SP
    ComentáriosBom dia senhores, td bem? Eu tenho a mola dianteira do BR 800, nova, similar à original, produto de excelente qualidade, sempre disponível. Atenciosamente - Ricardo
    RB-TECH - qualidade e segurança não tem preço
    (11) 9.9578.2280 Vivo / 9.8210.7064 Tim / 9.7661.7517 Claro e (11) 9.6528.4904 (Oi)
    Nextel ID 80*51543 Facebook: Ricardo Dasmolasdefusca - Facebook: RB-TECHmolas
    02/09/2015 10:46

    NomeAdauto Minoru
    e-mailadautominoru@gmail.com
    CidadeBragança Paulista/SP
    ComentáriosNotei que várias vezes e em pouco tempo o senhor desmontou o amortecedor do Gurgel 800 e ele estava com peças de borracha despedaçadas. Isso deve ter acontecido não só por esforço do amortecedor, mas por ter utilizado óleo de motor junto a estas peças. Se usasse óleo de freio, ele custa mais caro, mas não ataca a borracha.
    11/08/2015 18:12

    NomeJEFFERSON AVILA SILVARES BALBINO
    e-mailDIXAVADO0@IG.COM.BR
    CidadeVITORIA ES/ES
    ComentáriosPor não conseguir as peças do amotercedor resolvi vende-lo com muita tristesa mas fica dificil um veiculo que para de fabricar, encontratar peças, eu torço para quem tem sucesso.
    22/04/2015 17:47

    NomeWaldemar
    e-mailPaulistadavan@yahoo.com.br
    CidadePoço fundo/MG
    ComentáriosQuero reparo do amotecedores gurgel 89 dianteiro
    12/04/2015 09:15

    Nomenailson
    e-mailnailsonbranco@GMIL.COIM
    Cidadecaruaru/PE
    Comentáriosola gostaria qual amortecedora subistituta da original do br800 ano 91 ja subistitui o taeque por da kombe fico otimo
    14/01/2014 18:18

    Nomenailson
    e-mailnailsonbranco@GMIL.COIM
    Cidadecaruaru/PE
    Comentáriosola gostaria qual amortecedora subistituta da original do br800 ano 91 ja subistitui o taeque por da kombe fico otimo
    14/01/2014 18:18

    Nomenailson
    e-mailnailsonbranco@GMIL.COIM
    Cidadecaruaru/PE
    Comentáriosola gostaria qual amortecedora subistituta da original do br800 ano 91 ja subistitui o taeque por da kombe fico otimo
    14/01/2014 18:17

    NomeLeonardo morattto
    e-mailLeo_6865@hotmail.com
    CidadeCapivari/SP
    ComentáriosBoa noite, preciso de uma ajuda referente ao amortecedor spring,, no meu. Caso tive que fazer até a camisa do amortecedor de novo, comprei outro jogo de molas e fiz.a vedação de nylon, até inato tudo bem, depois de montado o amortecedor ficou muito mole, não sei mais oque fazer? Alguém pode me ajudar?
    08/10/2013 20:41

    NomeRafa Auto Peças
    e-mailferreiraeabreu@ig.com.br
    CidadePELOTAS/RS
    Comentáriosolá amigos tenho uma recuperadora de peças e trabalhamos com a mortecedor,caixa de direção kit de embreagem. inclusive com amortecedor spring shok
    27/08/2012 12:39

    Nomevictor
    e-mailvictofibra@hotmail.com
    Cidadeilha solteira/SP
    Comentáriosolá

    no lugar de parafuso pra segurar a coifa usa um enforca-gato.
    09/05/2012 21:18

    NomeVladimir Kell
    e-mailpy2og@hotmail.com
    CidadeSão Bernardo do campo/SP
    ComentáriosNão entendi uma coisa.
    Colocar aproximadamente 500 ml de óleo no cilindro.
    A quantidade de oléo não é 1,4 litros ?
    21/12/2011 21:56

    Nomecarlos rodrigues
    e-mailjosue1953@yahoo.com.br
    Cidademaceio/AL
    Comentáriospode transformar um br-800 em um moto machine ???
    10/12/2011 12:13

    NomeJEFFERSON AVILSA SILVARES BALBINO
    e-mailDIXAVADO0@IG.COM.BR
    CidadeVITORIA/ES
    ComentáriosGostaria de saber sobre amortecedor do br 800 tem uma forma de colocar outro tipo mais facil de um carro que ainda se encontra peças.obrigado
    06/10/2011 10:06

    Nomeademar dos anjo brandão filho
    e-mailademarabf@ig.com.br
    CidadeSP CAPITAL/SP
    ComentáriosGOTARIA DE SABER ONDE EU POSO LEVAR MEU AMORTECEDOR PARA CONSERTAR EU TENHO M BR800 ANO 90
    13/09/2011 13:06

    Nomeauto mecanica rer
    e-mailautomecanicarer@hotmail.com
    CidadeBelo Horizonte/MG
    Comentáriosqual cabode freio de mao pode ser adptado no br800 pois nao encontro o original desde ja obrigado
    03/07/2011 19:59

    Nomeautomecanicarer@hotmil.com
    e-mailautomecanicarer@hotmail.com
    CidadeBelo Horizonte/MG
    Comentáriosamigos oamortcedor dianteiro do corcel fica otimomo na dianteira do br;porem tem q adaptar 1 chapa para segurar a mola e o amortecedor;a chapa e soldada em baixom do numero do chassis e2 abas no leque inferior p fixaçao do t do amortecedor;tem q ser colocado o t medio do corcel;a mola ea metade da mola do opala 6 cilindros
    03/07/2011 19:53

    Nomeandre luiz lopes de oliveira
    e-mailandrebuga@live.com
    Cidadevalença/BA
    ComentáriosRealmente somos loucos,por gurgel,maldita à hora que essa fábrica fechou,ficamos sem suporte de peças que pena!
    05/03/2011 22:30

    Nomewanderson souza da silva
    e-mailwanderson@avista.com.br
    Cidadesão gonçalo/RJ
    Comentáriosadaptei um motor de fusca no gurgel ficou show ja a suspenção que adaptaram ta dando dor de cabeça se souberem alguem especialista neste tipo de adaptação me ligue 21-7897-2288/8158-1344 pode ligar a cobrar.
    28/01/2011 02:56

    NomeGuinomar Guimarães
    e-mailgguinomar@yahoo.com.br
    CidadeBrasilia /DF
    ComentáriosTenho um BR 800 ano 90, quero trocar os vidros das portas para vertical. Onde em Brasilia ou nesta região tem alguem que possa me ajudar
    21/12/2010 19:51

    NomeAparecida
    e-mailtronokstar.rs@gmail.com
    CidadeCanoas/RS
    ComentáriosAdorei a pg de vcs, talvez possa me ajudar!

    preciso do amortecedor dianteiro completo do Gurgel 1990 br87, não consigo encontrar

    se alguem puder me ajudar agradeço

    obrigada
    13/10/2010 10:17

    Nomemanoel lira xavier
    e-mailfoiceveia@hotmail.com
    Cidadecariacica/ES
    Comentáriosrecuperando amortecedores e adaptando cambio 5 marchas e motor vw a ar.usar amortecedor de kombi se levantar a frente.
    10/05/2010 21:43

    Nomemanoel lira xavier
    e-mailfoiceveia@hotmail
    Cidadecariacica/ES
    Comentáriosrecupere o amortecedor,coloque 300 ml oleo sae 50 use mais 1 par de mortecedor de fusca na parte da frente ou de trás com buchas 30mm de ferro ou nalyon se for mecanica originalparaseparar os mesmos.se estiver com mecanica vw e cambio 5 marchas,adapta-los na parte de tras do spring-shock abrindo 1cavidade na fibra lado do motorista e a parte retirada inverter e chumba-la,o mesmo fazer no garfo de embreagem.calço cx seca fazer furo 30mm atras do original,encurtar eixo cardã 30mm.furar buraco da alavanca de marcha 100mm á frente do original.assim que possivel postarei fotos.
    10/05/2010 21:24

    Nomemanoel lira xavier
    e-mailfoiceveia@hotmail
    Cidadecariacica/ES
    Comentáriosrecupere o amortecedor,coloque 300 ml oleo sae 50 use mais 1 par de mortecedor de fusca na parte da frente ou de trás com buchas 30mm de ferro ou nalyon se for mecanica originalparaseparar os mesmos.se estiver com mecanica vw e cambio 5 marchas,adapta-los na parte de tras do spring-shock abrindo 1cavidade na fibra lado do motorista e a parte retirada inverter e chumba-la,o mesmo fazer no garfo de embreagem.calço cx seca fazer furo 30mm atras do original,encurtar eixo cardã 30mm.furar buraco da alavanca de marcha 100mm á frente do original.assim que possivel postarei fotos.
    10/05/2010 21:10

    NomeFabiana
    e-mailfabitodaklin@hotmail.com
    CidadeSantos/SP
    ComentáriosAdireiiiii este artigo sobre amortecedores, isso ajuda mesmo a ententer todas as etapas. Parabéns.
    04/11/2009 10:23

    Nomejose domingos de brito rogerio
    e-mailOPESTTINHA@HOTMAIL.COM
    Cidadepraia grande/SP
    ComentáriosQUAL O AMORTECEDOR QUE DA PARA COLOCAR NO BR 800
    13/09/2009 00:16

    Nomejose domingos de brito rogerio
    e-mailOPESTTINHA@HOTMAIL.COM
    Cidadepraia grande/SP
    ComentáriosNA VERDADE MESMO QUAL E O AMOTECEDOR QUE DA PARA COLOCAR NO BR 800
    13/09/2009 00:13

    NomeAna Maia
    e-maildully02@hotmail.com
    CidadeCamaçari/BA
    ComentáriosFavor informar preço de 2 camisas com pistões e anéis (std) para Gurgel BR 800 SL.
    20/07/2009 13:20

    NomeJefferson
    e-mailwww.dixavado0@ig.com.br
    Cidadevitoria/ES
    Comentárioseu estou com a mesma dificuldade o meu br800 esta com o amortecedor com defeito fiz o primeiro acerto e voltou a dar defeito gostaria de saber se daria para color amortecedor comuns.
    13/07/2009 19:44

    Nomejose santana
    e-mailsanbar54@yahoo.com.br
    Cidadesão jose dos campos/SP
    ComentáriosBom dia, Amigo, Comprei a pouco um br800, e um dos muitos problemas que ele tem são os amortecedores. Tenho lido tudo deste imprescindivel site, nossa bussola, para quem tem um BR. Sobre amortecedores do BR, o que é mais viavél; recuperar o sprigshock ou adaptar um novo e atual? Levando em consideração; funcionalidade,economia,originalidade e praticidade.
    Agradeço sua opnião, e só farei o trabalho depois de ovi-lo.
    Abraços!
    09/07/2009 12:52

    Nomeautomecanicarer
    e-mailautomecanicarer@hotmail.com
    CidadeBH/MG
    Comentárioscaro amigo o cubo de roda do escorte deve servir no corcel
    30/05/2009 08:08

    Nomeautomecanicarer
    e-mailautomecanicarer@hotmail.com
    Cidadebh/MG
    Comentáriosa mola trazeira do gurgel e a mesma do jeep no caso de adaptar a dian e a do chevet
    29/05/2009 15:55

    Nomeautomecanicarer
    e-mailautomecanicarer@hotmail.com
    Cidadebh/MG
    Comentáriosa mola trazeira do gurgel e a mesma do jeep
    29/05/2009 15:48

    Nomeadjunior ferreira e silva
    e-mailadijuniorfe@hotmail.com
    Cidadesão mateus/ES
    Comentáriosagradeco pela dica da adaptacão do amortecedor dianteiro do br 800,sou vendedor da nacional pecas e servicos ltda.ok.
    01/05/2009 18:22

    NomeMARQUES
    e-mailandinhopinheiro@yahoo.com.br
    CidadeCamaquã/RS
    ComentáriosGostaria de saber gual o amortecedor que cabe no BR800/90, Foi colocado o motor de fusca 1300,fica muito flexivel a dianteira, balansa muito, qual o amortecedor que é equivalente para colocar na dianteiro; Agradeso por esta informação.
    26/04/2009 11:49

    NomeNonoir carrijo
    e-mailnonoircarrijo@netsite.com.br
    CidadeFranca /SP
    ComentáriosAmigo tenho amortecedor,e muitas outras peças do br800 nonoircarrijo@netsite.com.br
    25/04/2009 01:54

    NomeMario Dias Escrivão
    e-mailescrivaomario@hotmail.com
    CidadeSantos/SP
    ComentáriosGostaria de saber onde vende ou recupera este tipo de amorteeecedor Tenho um BR 800 ano 89
    19/03/2009 22:05

    NomeEdivaldo
    e-mailedivaldogomes.sp@hotmail.com
    CidadeSão Paulo/SP
    Comentáriosolá eu tambem tenho um gurgel BR800,mas estou com problemas na suspensão dianteira. Estive vendo a foto, do site como esta recuperando,mas gostaria de saber sobre a peça de "nylon" que vc fez ela. É necessário colocar ela? e pra que serve? e gostaria de saber se o amortecedor original tem a peça "nylon" ou se foi vc que fabricou e colocou.
    meu caro amigo euqueria tambem saber se poço colocar em embuxamento de quadro elástico de moto 125, Pois estive análisando e se parece muito.
    obrigado espero respostas!
    27/02/2009 21:14

    Nomeanderson
    e-mailberao@bol.com.br
    Cidadetaubate/SP
    Comentáriosvi no site de vcs a adaptação p/ amortecedor dianteiro do gurgel supermini. preciso saber se existe tbem p/ o amortecedor traseiro.
    aguardo breve retorno.
    grato anderson
    07/01/2009 11:31

    NomeMarco
    e-mailmafidalgo@ibest.com.br
    Cidadesão paulo/SP
    ComentáriosBoa tarde,eu gostaria de saber se você tem molas do gurgel ano 90 tanto dianteira como traseira.

    Obrigado fico no aguardo.

    Marco Antonio
    27/11/2008 17:04

    Nomeklewerson
    e-mailklewerson_boy@hotmail.com
    Cidadejoinville/SC
    Comentáriospor favor alguem sabe me dizer se tem algum cubo de roda com 4 furos que serve no corcel ll
    estou procurando há um bom tempo e nao encontro ,
    já agradeço!!
    17/07/2008 03:27

    NomeVitor
    e-mailvitor.almeida@click21.com.br
    CidadeMaricá/RJ
    ComentáriosRapaz vc teria os desenhos e medidas de cada peça do amortecedor, pois eu preciso fazer um trabalho pra faculdade. Se tiver ficarei realmente grato.
    09/05/2008 14:22

    Nomegermone
    e-mailgermonej@hotmail.com
    Cidadebrasilia/DF
    Comentáriosboa noite! estou precizando urgente de uma camisa do motor 0.50 do gurgel br800 e não estou encontrando aqui em brasilia por favor se tiver como vc me ajudar desde ja agradeço. Germone
    22/04/2008 22:45

    NomeJORGE LUIZ
    e-mailJORGELUIZ2006@YAHOO.COM.BR
    CidadeSÃO PAULO/SP
    ComentáriosBOM DIA! POR FAVOR QUEM PODE ME INFORMAR QUAL MOLA POSSO COLOCAR NO GURGEL BR 800 1986? OBRIGADO!
    22/04/2008 11:19

    NomeAlecaxndre Campelo
    e-mailalecampelo@yahoo.com.br
    CidadeFortaleza/CE
    ComentáriosEstou recuperando a suspensão dianteira do meu Br800, mas também estou com problemas para encontrar os batedores de borracha. Alguem sabe de que carro devo procurar? Agradeço desde jáse alguem puder mu ajudar.
    19/10/2007 17:45
    RespostaUsei um batente de borracha que, segundo o vendedor, é da suspensão dianteira do Corcel.

    Nomerobson fernandes
    e-mailrobsonmambucaba@hotmail.com.br
    Cidadeangra dos reis/RJ
    Comentários amigos tenho uma duvida o carro ficou com a dianteira muito alta em comparação ao que estava isso é normal ,se for possivel peço ajuda aos amigos ok obrigado
    01/09/2007 19:36
    RespostaNo meu caso, a suspensão se manteve na mesma altura.

    Nomerobson fernandes
    e-mailrobsonmambucaba@hotmail.com.br
    Cidadeangra dos reis/RJ
    Comentários ola amigos ,acabei de fazer a recuperação do meu amortecedor dianteiro do meu br 800/ 89 o t que é usado nas extremidades são do corcel ll ,porem o t usado na parte de cima teraque fazer uma cavidade para receber a coifa ,e a coifa é do monza a principio voce vai ter que fazer um pouco de esforço para colocar a parte maior mais ela encaixa certinho espero em ter ajudado um abraço a todos .
    01/09/2007 19:31

    Nomerodolfo
    e-mailrodolfo_nardini@hotmail.com
    Cidadeitanhaem/SP
    Comentáriosolá tenho um br *
    qual o melhor lugar pra levar pra fazer a suspensão dianteira ?
    ele está com motor 1600 a ar **alguem sabe aguardo resposta
    19/07/2007 01:50

    NomePaulo M Molina
    e-mailpmm122@gmail.com
    CidadeSão Paulo/SP
    ComentáriosCaro amigo também tenho um BR-800 e ele também usa os amortecedores Spring-Shock.
    Segui as suas dicas e acabei de recupera-los!
    mas além da yamauto ser uma auto peças muito careira fui muito mal atendido i principalmente a coiba do amortecedor que eles me indicaram como cendo a original do BR-800 é muito menor que o amortecedor e custa em torno de R$33,00 reais!Sai à procura de uma mais barata e do tamanho certo i axei a coifa da homocinética do santana ñ sei certamente o ano do veiculo mas serviul certinho sem adaptação nenhhuma i o melhor custa R$10,00 reais!!!
    i também coloquei no amortecedor o óleo SAE 140 parece q fikou bom!!!
    agardeço des de ja a aulinha i precisandu meu e-mail esta a disposição!!!
    16/06/2007 21:23

    Nomerodolfo litoral
    e-mailrodolfo_nardini@hotmail.com
    Cidadeitanhaem/SP
    Comentárioseu tenho um gurgel br 800 sl 1991 adaptado com motor1600 vw a ar* mais os
    amortecedores dianteiros estão muito ruis alguem sabe quanto custa na yamauto*
    13/06/2007 22:01
    RespostaNa seção Manutenção - Peças e Serviços, você encontra endereço/telefone da Yamauto.

    Nomebruno
    e-mailbruno_galasso@yahoo.com.br
    Cidadeatibaia/SP
    Comentárioseu tenho um br-800 rebaixado,gostaria de saber como fazer suspensao de rosca...
    14/05/2007 15:28

    Nomeevilasio cardoso
    e-mailcbevilasio@hotmail.com
    Cidadebrasilia/DF
    Comentárioscomprei um br 800 no dia 19-03-2007. verifiquei que a suspensão dianteira estava sem alteração, só por um detalhe: no lugar de oleo, muita, muita graxa, confesso que o trem funciona muito bem. mas eu creio que deve ser mais um ¨miau¨ no carro. pergunto ao colegas mais experientes: tiro ou não a graxa? um abraço
    24/03/2007 19:32
    RespostaNa última vez, optei por usar um óleo mais grosso. Pode ser que o antigo dono do teu carro colocou graxa justamente para deixar o amortecedor bem mais duro. Interessante é que, no teu caso, não devem ocorrer os constantes vazamentos quando a coifa se danifica.
    Se teu amortecedor está funcionando de acordo, não vale a pena mexer... deixa com graxa mesmo.

    NomeAdriana da Silva Galvez
    e-mailmhk_klem@hotmail.com
    CidadeNova Iguaçu/RJ
    ComentáriosTenho um Gurgel Supermini e quero saber como solucionar o problema dos amortecedores dianteiros.
    03/12/2006 18:23

    NomeJOAQUIM G. FILHO
    e-mailJGFILHOFPK@YAHOO.COM.BR
    Cidadetelêmaco borba/PR
    ComentáriosMandei reparar meus spring-shock, porém o barulho de batida quando passo em buraco continua. Tenho algumas dúvidas: o óleo interno é só para proteger ou ele ajuda no amortecimento? Se o amortecedor estiver danificado o carro fia "passarinhando" ?
    01/12/2006 20:42
    RespostaTalvez o anel do êmbolo não esteja justo ao cilindro. Se isso acontece, o êmbolo trabalha solto dentro do cilindro e tu perdes a propriedade do amortecimento. Nesse caso, somente as molas trabalham. Estando só nas molas, o carro deve ficar com a frente muito macia e talvez por isso "passarinhe".

    Nomebenoni gabarra
    e-mailbgabarra@convex.com.br
    CidadeRibeirao Preto/SP
    Comentáriosgostaria de saber mais a respeito do oleo usado no spring-shock , pois o manual cita um oleo da petrobras (BR) , ate com um codigo o qual no tenho agora, e na sua recuperaçao voce fala em oleo comum de motor .
    qual seria a viscosidaade do oleo que voce usou? seria importante determinada viscosidade?
    Voce teria mais alguma dica?
    Obrigado . Benoni
    23/11/2006 18:31
    RespostaBenoni, eu também não sabia que óleo usar. Numa certa vez em que liguei para a Yamauto, me informaram que poderia usar óleo comum de motor. Atualmente uso um óleo um pouco mais grosso (SAE 50). Assim a suspensão fica um pouco mais dura.

    Nomepaulo
    e-mailpaulinho0123@yahoo.com.br
    Cidadegoiania/GO
    ComentáriosPreciso de ajuda, onde comprar e como recuperar, amortecedor do meu br-800 ano 90
    07/09/2006 01:29


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